Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz
Descrição de chapéu Todas

Você limpa a casa do jeito certo? Veja 10 erros comuns na faxina

Aprenda a fazer a tarefa de forma mais eficiente, sem danificar móveis e pisos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cada um tem seu próprio jeito de limpar a casa. Mas, se você gasta muito tempo na faxina e o resultado deixa a desejar, vale a pena entender o que você pode estar fazendo errado.

A seguir, veja quais são os erros mais comuns, que podem deixar a tarefa menos eficiente e até causar danos a revestimentos. As orientações são de João Pedro Fidelis Lúcio, responsável técnico da rede de limpeza residencial e empresarial Maria Brasileira.

aspirador de pó, limpeza de garrafas, luvas de borracha, escova
Aspirar o piso é melhor que varrer, para não espalhar mais a poeira - Alliance/Adobe Stock

1. Começar a limpeza pelo chão

O ideal é iniciar a faxina sempre de cima para baixo. Então, limpe as partes mais altas primeiro, como ar-condicionado, ventilador de teto e prateleiras, e depois vá descendo para os móveis e, por fim, para o piso. Assim, você evita sujar o que já foi higienizado e ter que refazer o serviço.

2. Levantar poeira com a vassoura

Para uma limpeza mais eficiente, é melhor aspirar do que varrer. A vassoura levanta pó, que depois volta para o piso e para os móveis. No mercado, há aspiradores a preços mais acessíveis, em torno de R$ 150. Mas, se comprar o equipamento não for uma opção, prefira varrer de maneira curta, jogando fora pequenos acúmulos de sujeira, em vez de ir arrastando a poeira pela casa toda.

3. Não trocar o bocal do aspirador

Cada bocal é indicado para um uso. Mas, muitas vezes, as pessoas não sabem para que eles servem e utilizam o mesmo para tudo. Para paredes, rodapés e pisos de madeira, melhor optar pelo bocal com cerdas, que não vai danificar essas superfícies. Para evitar contaminação, não use o mesmo utensílio da limpeza do chão no sofá. Se você não tiver mais o item próprio para esse fim, faça a aspiração sem o bocal, direto com o tubo de sucção.

4. Passar pano úmido antes de remover o grosso da sujeira

Antes de passar o pano, é importante tirar a poeira, seja com o aspirador ou com a vassoura. Caso contrário, uma parte do pó vai grudar no pano úmido, é verdade, mas a outra vai acabar aderindo ao piso. "Sabe quando o porcelanato é novo e começa a perder o brilho? Muitas vezes, é acúmulo de sujeira, porque a pessoa só passa pano úmido, não varre nem aspira", diz o especialista.

5. Limpar a casa toda com os mesmos panos

Não dá para utilizar o utensílio que limpa o banheiro para higienizar os outros ambientes. Para não haver contaminação cruzada, separe os panos em três: para uso no banheiro, na cozinha e no restante da casa. Você pode escolher cores diferentes para evitar a confusão.

6. Usar a parte verde da esponja em superfícies delicadas

Cubas e eletrodomésticos de inox, por exemplo, não podem ser higienizados com materiais abrasivos. Hoje, estão disponíveis no mercado esponjas específicas para limpeza de superfícies delicadas, que não riscam.

7. Misturar produtos

Muita gente faz "misturinhas" com a ideia de que isso vai potencializar a limpeza. Mas o resultado pode ser justamente o contrário. "Cada um dos produtos foi formulado para agir de um jeito. Se você mistura, desequilibra essa fórmula. Aí, você acha que está limpando e não está fazendo nada", explica João Pedro. Além disso, há o risco de gerar gases tóxicos, prejudiciais à saúde.

8. Não respeitar a diluição indicada pelo fabricante

Há produtos que devem ser diluídos e outros, não. Por isso, é fundamental ler o rótulo e respeitar as instruções contidas ali. A água sanitária, por exemplo, precisa passar por diluição. "Muita gente pensa que ela pura tem um poder de desinfecção maior. E isso não é verdade", afirma o especialista. Já a maioria dos desinfetantes, para manter sua eficácia, não deve ser diluída.

9. Aplicar multiúso em tudo

O especialista explica que esse tipo de produto é muito eficaz, mas, se for usado diariamente, pode acabar causando o desgaste dos revestimentos. Por isso, a indicação é aplicá-lo apenas no momento de uma limpeza mais pesada.

10. Fazer a limpeza de vidros com lustra-móveis

Na internet, há vídeos que ensinam a misturar lustra-móveis e outros produtos para passar no vidro. Aparentemente fica bom, mas, com o tempo, pode gerar manchas, alerta João Pedro. Ele orienta fazer a limpeza com detergente neutro e enxaguar bem. Depois, se quiser, dá para finalizar com limpa-vidros. Evite realizar esse processo se estiver batendo sol no vidro, porque isso também pode ocasionar manchas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.