Farofa low carb para o Natal mais saudável e gostosa que a convencional
A farofa é um prato tradicional da culinária brasileira, feito à base de farinha de mandioca ou farinha de milho misturadas com gorduras, como manteiga ou azeite. Os demais ingredientes variam de receita para receita, resultando em diferentes perfis nutricionais, mas uma farofa típica tem o carboidrato como principal nutriente: ele compõe cerca de 80% do alimento.
Quem é saudável, não tem restrições alimentares e não está tentando emagrecer, não precisa se preocupar se sair da rotina nas festas de Natal e Ano-Novo, afinal, elas acontecem uma vez no ano. Porém, para algumas pessoas com tendência à compulsão, que estão tentando melhorar seus hábitos alimentares, esses eventos podem ser gatilhos para perda de controle que dura dias ou semanas.
Se você precisa ou quer controlar a ingestão de carboidratos sem abrir mão da farofa, adaptar uma receita tradicional para as suas necessidades é uma forma inteligente de passar pelas festas de fim de ano sem extrapolar. Mas isso só vale a pena se a novidade for tão gostosa — ou mais! — que a convencional.
É o caso desta farofa low carb, que não é nada básica, nem sem graça. Trata-se de uma receita incrementada que costumo reservar para o fim do ano e faz o maior sucesso com toda a família (que nem faz dieta). Na minha casa, já virou tradição.
Como se não bastasse, ela tem menos calorias que uma farofa convencional, porque leva uma boa quantidade de vegetais que, além de agregarem nutrientes e fibras, trazem volume ao prato, com poucas calorias.
Esta é a newsletter Guia do Supermercado. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email toda segunda. Conheça as demais newsletters do UOL. São dezenas de opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
Receita da Farofa Low Carb
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de bacon (cortado em pedacinhos pequenos)
- 1 cebola grande (picada em pedaços pequenos)
- 2 tomates (sem sementes e picados)
- 1 cenoura grande (ralada)
- Sal (a gosto)
- Páprica (a gosto)
- Cheiro verde (a gosto)
- Pimenta preta moída (a gosto)
- 2 xícaras (chá) de farinha de coco branca
- 2 xícaras (chá) de farinha de amêndoas
Confira mais dicas de ingredientes para a farofa low carb clicando aqui.
Preparo
Em uma panela grande e funda, frite o bacon. Assim que aquecer, a própria gordura do bacon vai derreter e servirá para a fritura, não a descarte.
Acrescente a cebola na panela e refogue.
Depois, adicione os tomates e a cenoura.
Tampe a panela e deixe a mistura em fogo mínimo por ao menos 10 minutos ou até tudo murchar bem.
Tempere com sal e demais temperos de sua preferência.
Desligue o fogo e acrescente as farinhas, misturando bem.
Opcional: ao final, acrescente pedaços de nozes, amêndoas ou castanhas caramelizadas com adoçante.
Embora essa farofa tenha poucos carboidratos e seja mais nutritiva que outras, pois contém bastante vegetais e oleaginosas, ela não deve ser considerada light. Como a maioria das farofas, é um alimento rico em gorduras que, neste caso, vêm de fontes naturais como o bacon e as amêndoas.
Contudo, é uma alternativa para quem faz dieta low carb ou cetogênica, e até mesmo para os diabéticos que controlam a ingestão de carboidratos. Além disso, há quem diga que ela é mais gostosa que a tradicional — e eu concordo. Aproveite a receita, e, principalmente, as boas companhias nas festas de fim de ano.
*Valores nutricionais da farofa low carb foram calculados pela nutricionista Patricia de Faria. Pode haver uma pequena variação dependendo da origem dos ingredientes utilizados.
****
Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).
Como você já sabe, o Guia do Supermercado não é patrocinado por nenhuma marca. Por isso temos a liberdade de criticar, mas também de elogiar os produtos que merecem um lugar no nosso carrinho de compras.
Os produtos apresentados aqui são usados como exemplo ilustrativo, mas as explicações valem para alimentos similares de outras marcas. O mais importante é mostrar para você como interpretar a tabela nutricional e a lista de ingredientes dos alimentos, para fazer boas escolhas.
Lembre-se sempre de conferir o rótulo dos produtos que avaliamos, pois o fabricante pode alterar a receita a qualquer momento, adicionando ou substituindo ingredientes.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.