O ciclo de palestras do Programa Nacional de Prevenção da Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil, o Proteger, promovido pelo Centro de Educação e Prevenção da Violência Infanto-Juvenil, juntamente com a Secretaria da Segurança Pública do Paraná, terminou nesta quinta-feira (14). O procurador da República Guilherme Schelb, idealizador do programa, encerrou o ciclo falando sobre os direitos e deveres da criança.
O procurador explicou também que o Paraná foi o Estado escolhido para sediar o primeiro seminário do programa porque possui um dos melhores sistemas do Brasil para a prevenção dos abusos contra os adolescentes.
O secretário de Estado da Segurança, Luiz Fernando Delazari, esteve presente durante o seminário e elogiou o trabalho realizado pelo procurador. “Este programa vai atualizar os nossos profissionais e colocá-los mais uma vez a frente no tratamento dos abusos cometidos contra a infância e juventude. Nosso objetivo é profissionalizar cada vez mais todos os atendimento”, disse.
O diretor-geral da Secretaria da Segurança, coronel Rubens Guimarães, que também participou do encerramento do seminário, enfatizou a importância de se discutir o Estatuto da Criança e do Adolescente. “O que foi discutido aqui pelos palestrantes foi muito importante para esclarecer aos profissionais da área de saúde, educação e até mesmo segurança, sobre o que prevê o estatuto, enfatizando que adolescentes e crianças não possuem só direitos, mas deveres perante a sociedade”, concluiu.