O diretor de gestão da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, Fabiano Pimenta, convocou hoje “os municípios que vão trocar sua gestão no início do próximo ano a se preocuparem em dar continuidade às ações executadas neste anos”. Ele se referiu especialmente à redução de 73,3% no número de casos de dengue no Brasil no primeiro semestre, em comparação com igual período do ano passado. “O importante é dar sustentabilidade a esses resultados”, acrescentou.
O levantamento da SVS indica que nos primeiros seis meses do ano 80.020 pessoas contraíram dengue no país, contra as 299.764 notificações dos primeiros seis meses do ano passado. Desde 1998 o Brasil não registra resultado tão positivo quanto o deste ano. Em 2002, uma epidemia registrou cerca de 800 mil casos notificados. ?Nesse último levantamento, a meta era diminuir o número de casos em 15%. Felizmente, até o atual momento, estamos com mais de 70% de redução?, afirmou Fabiano Pimenta.
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países de todos os continentes, com exceção da Europa.
Como é praticamente impossível eliminar o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, é preciso identificar objetos que possam se transformar em criadouros e manter limpos os locais onde a água possa ser acumulada. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas residências. A dona de casa Rosilene Souza Brito Soares, moradora da cidade de São Sebastião, no Distrito Federal, explica como combate a dengue: ?Sempre coloco areia nos pratos dos vasos de plantas, cubro a caixa de água e não deixo garrafas com a boca para cima, para não juntar água.?
No dia 20 de novembro o Ministério da Saúde iniciará a campanha publicitária do Dia D de combate à dengue, que terá como slogan ?Não deixe a dengue estragar o seu verão?. Na região Norte, o slogan será alterado para ?Não deixe a dengue estragar suas férias?.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna