O governador Roberto Requião lançou nesta quarta-feira (28) em Pato Branco, no Sudoeste do Estado, o Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante), anunciou novos investimentos e entregou equipamentos médicos a dois hospitais da cidade. Requião também assinou convênios com o Cefet local para criação de dois cursos e construção de uma incubadora. ?São investimentos que vão melhorar a saúde, a segurança e a educação na cidade, promovendo o desenvolvimento regional e evitando o êxodo para a capital?, afirmou.
No projeto Povo, Requião entregou dois automóveis e quatro motos que serão usadas exclusivamente para o policiamento nos bairros Centro e Cristo Rei, beneficiando 9.700 moradores. ?Este tipo de policiamento é um diferencial do governo do estado. O policial, anteriormente não conhecia as pessoas do bairro. Hoje ele visita casa por casa, encontra as pessoas na rua e sabe dos problemas que a região tem?, disse Requião.
Pato Branco é a 22.ª cidade do Paraná a receber o policiamento comunitário. ?O Projeto Povo vai mudar muito o perfil de atendimento da polícia em Pato Branco. É uma nova filosofia de atividade em que o policial passa a ter intercomunicação com a comunidade, porque vai conhecer e ser conhecido pelos moradores do bairro?, coronel David Antônio Pancotti.
Ao todo, já são 1.045 policiais militares trabalhando exclusivamente no Projeto Povo em todo o estado, equipados com 82 automóveis e 182 motos. A expectativa é que até meados de outubro deste ano, o projeto atenda mais de cem bairros ou comunidades em todo o Paraná. Em Curitiba, todos os 75 bairros da cidade serão beneficiados com o Projeto Povo, até meados do mês que vem.