Responsabilidade social

Justiça no Bairro completa nove anos de atuação no Paraná

O projeto de responsabilidade social do Tribunal de Justiça do Paraná, Justiça no Bairro, desenvolvido e coordenado pela desembargadora Joeci Machado Camargo, completa nesta quinta-feira, dia 29, nove anos de atuação no Paraná.

Na história, são mais de 300 mil atendimentos, com 31 mil audiências realizadas que oportunizaram a prestação jurisdicional efetiva para a população economicamente vulnerável. Durante a trajetória do projeto foram realizadas 160 edições e celebrados mais de 10 mil casamentos, tudo de forma gratuita.

Somente no ano passado, o projeto teve 25 edições. A caravana do Justiça no Bairro percorreu as cidades de Pinhais, Telêmaco Borba, Arapongas, Guarapuava, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Jaguariaíva, Piraquara, Curitiba, Foz do Iguaçu, Adrianópolis, entre outras.

Na capital paranaense, o atendimento foi prestado em vários locais, como o Parque Barigui e a Rua da Cidadania do Carmo. Na Região Metropolitana o projeto atuou de forma especial nas cidades de Piraquara – Penitenciária Central do Estado e Colônia Penal Agrícola – e Pinhais, ao proporcionar serviços aos internos do complexo médico penal.

Segundo dados fornecidos pelo Tribunal de Justiça, o programa apresenta um índice de 80% de conciliação, ou seja, grande parte das audiências ou atendimentos prestados resulta na solução do problema.

Em março o projeto realizou a primeira edição do ano de 2012, na cidade de Pinhais. Os números totalizaram 29 mil atendimentos, com a prestação jurisdicional e demais serviços sociais, como emissão de carteiras de trabalho e de identidade, além de outras ações de cidadania. A desembargadora Joeci Machado Camargo celebrou, durante o evento, o casamento de 58 casais.

Próxima edição

Nesta quinta (29) e sexta-feira (30), o Justiça no Bairro estará em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, no Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos.

Cerca de 160 casos serão avaliados pelo programa, com o intuito de verificar a existência de condições para a progressão de regime prisional – nos regimes fechado, semiaberto e aberto. Também serão emitidos documentos, como carteiras de trabalho e identidade, além do CPF.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna