O prefeito Beto Richa falou sobre a importância do turismo para a economia de Curitiba e destacou o papel fundamental do bairro de Santa Felicidade para este setor, durante a solenidade de abertura da 51ª Festa da Uva do Bosque de São Cristóvão, na noite de sexta-feira (6).
A festa é o maior evento típico italiano do Paraná, e deve receber quase 30 mil pessoas até domingo (8). “Eventos dessa magnitude, somados a toda tradição italiana do bairro de Santa Felicidade, atraem nossos visitantes e contribuem para a geração de trabalho e renda na cidade”, disse Richa.
O prefeito citou algumas das principais realizações da Prefeitura de Curitiba para o setor, como a criação do Instituto Municipal de Turismo, em 2005, no início da administração passada. Também mencionou projetos atuais, como a chegada dos ônibus de dois andares na Linha Turismo, e garantiu que haverá novas ações de incentivo ao turismo para os próximos quatro anos.
Também participaram da abertura da Festa da Uva de Santa Felicidade o arcebispo de Curitiba, dom Moacir José Vitti, o pároco de Santa Felicidade, padre Armelindo Costa, o vice-prefeito Luciano Ducci, a administradora regional de Santa Felicidade, Inês Ultramari Hartl, o secretário municipal de Abastecimento, Norberto Ortigara, os vereadores Pedro Paulo, Ademir Manfron e Juliano Borghetti, além dos deputados estaduais Neivo Beraldin e Ney Leprevost, que entregou ao padre Armelindo Costa um voto de louvor aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa, em reconhecimento ao trabalho no bairro.
A Festa da Uva, realizada há 51 anos em Santa Felicidade, começou com um pequeno grupo de moças que pertenciam ao movimento religioso “Filhas de Maria, da paróquia de São José de Santa Felicidade, e se reuniam em frente à igreja matriz do bairro para vender o excesso das colheitas de uva dos colonos da região. O evento cresceu ano a ano, e desde a década de 70 a festa passou a ocupar uma área verde de 28 mil metros quadrados, que hoje é o Bosque de São Cristóvão, onde a Prefeitura de Curitiba instalou toda a infraestrutura necessária para eventos de grande porte, como estacionamento, banheiros, palcos e mesas de refeições.
Serviço
A 51.ª Festa da Uva de Santa Felicidade segue neste sábado (7) das 10h às 23h, e no domingo (8)das 8h às 21h, com uma missa especial celebrada em italiano a partir das 10h. O Bosque de São Cristóvão fica na rua Margarida Ângela Zardo Miranda, com acesso pelas ruas Manoel Ribas e Toaldo Túlio.