O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, e o gerente executivo do Ibama no Paraná, Marino Gonçalves, abrem no próximo dia 4, em Londrina, a primeira das 20 Conferências Regionais do Meio Ambiente. Estas conferências serão concluídas com a realização, em Curitiba, da Conferência Estadual dias 10 e 11 de outubro. À tarde, Cheida e Marino participam da conferência regional em Ivaiporã.
Cheida destaca a importância da participação de toda a sociedade para que a conferência estadual se concretize como um evento democrático e reflita os anseios de toda a comunidade paranaense: “Queremos contar com a participação de todos os segmentos para debater alternativas e soluções dos problemas ambientais, buscando promover a inclusão social, a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável de nosso Estado”, disse.
As conferências regionais vão discutir temas como recursos hídricos, biodiversidade (vegetação e fauna nativas e espaços territoriais protegidos), infra-estrutura (transporte, energia e comunicação), agricultura, pecuária, pesca e silvicultura; meio ambiente urbano e mudanças climáticas.
Parte dos representantes da Conferência Estadual, com direito a voto, será eleita durante a realização das 20 Conferências Regionais, programadas em cada um dos municípios sede dos escritórios regionais do IAP Instituto Ambiental do Paraná, órgão vinculado à SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
As propostas aprovadas na Conferência Estadual serão defendidas na 1ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, marcada para acontecer em Brasília nos dias 28, 29 e 30 e que tem por objetivo o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente Sisnama.
Em Londrina, Ivaiporã, Cornélio Procópio e Jacarezinho, a realização da conferência tem como promotores, além da Sema, Ibama, IAP, Suderhsa e Emater, parceiros como Cia Cacique de Café Solúvel, Prefeituras da Amepar, Amuvi, Amunop, Amunorpi, Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Agricultura, Universidade e Faculdades; Núcleos Regionais da Secretaria de Educação, IAPAR, Cibacap, Copati e Sanepar.
Para participar das conferências regionais é necessária a inscrição prévia que será feita nos locais, gratuitamente.