?Operação Verão Ambiental? rendeu bons resultados

Os resultados da ?Operação Verão Ambiental?, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente com o apoio da Força Verde, foram apresentados na noite de segunda-feira (28), no Hotel Bourbon, no Centro de Curitiba. O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto, o senador Flávio Arns e várias outras autoridades participaram da cerimônia e foram homenageados pela equipe da Delegacia. ?Esta homenagem é uma maneira que encontramos de agradecer a ajuda de cada um para a melhoria das condições de trabalho da Delegacia?, disse Wilciomar Voltaire Garcia, chefe da DPMA.

A ?Operação Verão Ambiental 2004/05? começou no dia 20 de dezembro e seguiu até 17 de fevereiro, mesmo período da ?Operação Viva o Verão?. O delegado Voltaire conta que os policiais trabalharam se revezando em rondas diárias, com itinerários pré-estabelecidos ou atendendo a denúncias. As equipes atuaram em 33 municípios ? Curitiba e Região Metropolitana, Litoral e Vale do Ribeira. ?Os policiais intensificaram as buscas na área onde há incidência de Mata Atlântica. A operação foi realizada nesta época do ano porque é durante a temporada de verão que o número de turistas na região aumenta?, explicou.

Balanço

As equipes da DPMA realizaram ao todo 3.230 vistorias a estabelecimentos comerciais, residências e veículos; 33 inquéritos foram abertos; 89 termos circunstanciados foram emitidos; e 1.138 animais silvestres, domésticos, domesticados e exóticos foram apreendidos ? entre eles cobras de outros continentes, um papagaio africano e outras aves que não são da fauna brasileira. Só na Vila Zumbi, em Colombo, a polícia apreendeu em uma residência 150 aves que seriam comercializadas. Entre os pássaros, os policiais encontraram alguns espécimes raros, como o canário terra, o coleirinha e o pintassilgo e outros em extinção, como o curió, a patativa e o pixoxó.

Este foi o segundo ano da Operação, coordenada pela delegacia de proteção ao meio ambiente. O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, conta que os números da Operação cresceram em relação ao ano passado. ?Estamos muito satisfeitos com os resultados. Em 2004, atendemos 40 mil pessoas. Neste ano, foram 117 mil atendidos?, destacou Delazari.

Desenvolvida pela primeira vez na temporada 2003/04, a ?Operação Verão Ambiental? conseguiu dobrar os resultados nesta segunda edição. Em 2003/04, a polícia realizou 1.500 vistorias, contra 3,2 mil nesta temporada. O número de boletins de ocorrências subiu de 180 para 210 e os procedimentos instaurados de 100 para 222. Em 2003/04, foram apreendidos 400 animais; em 2004/05, foram 1.140 apreensões. O número de pessoas atendidas cresceu ? de 40 mil para 117 mil ? e o número de palestras sobre educação ambiental em feiras também ? de 30 para 67.

Palmito

Trezentas e cinqüenta caixas de palmito industrializado e 800 cabeças de palmito in natura foram apreendidas durante a ?Operação Verão Ambiental?. Duas empresas que rotulavam ilegalmente palmito industrializado foram fechadas, uma em Colombo e outra em Curitiba. Os proprietários das empresas foram presos em flagrante.

Em Piraquara, a polícia também fechou uma fábrica que recebia o palmito in natura e industrializava ilegalmente o produto. As equipes conseguiram prender o cortador de palmito e dois atravessadores que compravam o palmito in natura e vendiam para a empresa. Outras duas pessoas que industrializavam o produto também foram presas.

Delegacia

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, criada em 1979, é pioneira no Brasil. Com sede em Curitiba e atuação em todo o Paraná, a Delegacia atende a denúncias contra o meio ambiente e desenvolve um projeto de educação ambiental permanente. Escoteiros, alunos das redes pública e privada e universitários podem pedir a ajuda de agentes da delegacia para projetos de educação ambiental.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo