O estado clínico da escritora Zélia Gattai é grave, ela respira com ajuda de aparelhos e não reage à ação antibiótica que vem sendo ministrada. O novo boletim médico do Hospital da Bahia, divulgado na manhã deste sábado (17), informa que o estado da escritora evoluiu com "extrema gravidade" nas últimas 12 horas.
"O quadro clinico de choque circulatório mostra-se irreversível" diz o boletim, assinado pelos médicos Jadelson Andrade, Jorge Pereira e Izio Kowes. A viúva de Jorge Amado, de 91 anos, está internada desde 30 de março.
Submetida a cirurgia para remoção de um pólipo no intestino, Zélia reagiu lentamente e apresenta desde a madrugada problemas pulmonares, renais e arteriais, que sinaliza para um quadro de falência múltipla dos órgãos, de acordo com avaliação da equipe médica que a assiste desde a sexta-feira, quando o quadro, que era crítico, se agravou.
Zélia sofreu uma traqueostomia para garantir a ventilação artificial. Uma infecção urinária, que causou a internação, deu início à crise na saúde da autora de "Anarquistas Graças a Deus". Ainda esta tarde ou a qualquer momento um novo boletim será anunciado.