O fotógrafo curitibano Cleverson Sefrim viveu durante 13 anos na Ásia. Foram dez anos no Japão e outros três viajando pela China, Tailândia, Laos, Tibet e Nepal. As paisagens e cenas do cotidiano de uma das regiões mais exóticas do planeta são agora mostradas pelo fotógrafo na exposição "Um olhar sobre a Ásia", que abre hoje, às 19h, no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba (Centro Cultural Solar do Barão).
As fotos revelam a inesgotável fé do povo do Tibet, as lindas montanhas do Nepal, a milenar cultura da China, as crianças do Laos e as praias paradisíacas da Tailândia, fotografadas um mês antes de serem atingidas pelo Tsunami, no final do ano passado. "A exposição tenta mostrar as pequenas cenas que passam despercebidas em frente aos nossos olhos todos os dias e que geralmente não são vistas devido à louca velocidade que vivemos", explica Cleverson.
Em sua experiência de viajante, Cleverson Sefrim também percorreu pequenos vilarejos e lugares pobres, e preocupou-se em retratar a vida e o cotidiano desses povos. Para o fotógrafo "a beleza está em toda parte, mesmo na simplicidade dos pequenos eventos".
Cleverson Sefrim estudou Mecânica no CEFET-PR e em 1992, aos 20 anos, viajou pela primeira vez ao Japão, país que adotou como seu lar. Em 2002 percorreu outros países da região, inclusive a China, e chegou à Austrália. Em 2003 voltou ao Japão onde viveu mais um ano, e em 2004 partiu em direção ao Tibet. As fotos são resultado desses oito meses da "Tour-2004", como ele define a sua última empreitada. Cleverson retornou ao Brasil pouco antes do Tsunami varrer a ilha tailandesa Koh Phi-Phi Don, onde estava trabalhando e onde foi rodado o filme "A Praia", com o ator Leonardo di Caprio.
Serviço
"Um olhar sobre a Ásia", fotografias de Cleverson Sefrim
Museu da Fotografia Cidade de Curitiba ? Centro Cultural Solar do Barão (R. Carlos Cavalcanti, 533)
De 29 de setembro (abertura às 19h) a 30 de outubro. De terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h.
A entrada é franca.