Copa do Brasil

Paraná descarta tapetão para ficar com a vaga do Jacuipense

O Paraná chegou a cogitar a hipótese de entrar na Justiça Desportiva para reverter a eliminação da Copa do Brasil para o Jacuipense, na noite desta quinta-feira (23), por causa da escalação supostamente irregular do zagueiro Luciano. Após analisar o caso, o advogado Itamar Côrtes, responsável pela área desportiva do clube, chegou à conclusão de que não há motivo para questionar a escalação do atleta nos tribunais.

Segundo Côrtes, a falha é do sistema que gera o Relatório de Restrições. Por não ter sido atualizado, ele apontou, em consulta feita pelos árbitros antes da partida, que o jogador estaria suspenso. Avisada pelos apitadores, a delegação baiana decidiu escalar o atleta mesmo assim.

Registrado na equipe baiana desde o início do ano, Luciano realmente tinha um jogo de gancho para cumprir, mas o fez na partida de ida, em Riachão do Jacuípe, ficando livre para atuar pelo Jacuipense. “Como no primeiro jogo ele não constou na súmula, ele teria cumprido a suspensão. Se não tiver outra questão sobre participações e suspensões do atleta em campeonatos a nível nacional, e pelo que levantamos não há, foi um erro do sistema, que não contou a primeira partida na Bahia”, resumiu o advogado paranista.

A suspensão de Luciano decorre da partida entre Aracruz-ES e Joinville, pela Copa do Brasil de 2013. Na partida de volta, em Santa Catarina, o defensor, que jogava pela equipe capixaba , foi expulso de campo e julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A punição ao atleta foi fixada em um jogo e, como não disputou outra competição em nível nacional entre a suspensão, em 2013, e a largada da Copa do Brasil deste ano, o defensor cumpriu a punição na partida de ida com o Paraná.

O presidente do Jacuipense, Felipe Sales Carneiro, afirma que apesar do erro no sistema está se precavendo para uma possível ação na Justiça Desportiva contra o time baiano. “Solicitamos e a Federação Baiana já se manifestou oficialmente junto à CBF, pedindo o reconhecimento do cumprimento da suspensão, e isso deve ser oficializado nos próximos dias. Como o Luciano já cumpriu a punição, não teria por que ficar ausente de dois jogos, se estava suspenso apenas por um”, concluiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna