Um boteco com história italiana, viagens de Kombi e carinho pela comunidade. Há 20 anos, o Bar Nella, no bairro Tingui, o menor em área na região norte de Curitiba, virou ponto tradicional de amigos e moradores, aliando um espaço acolhedor com comida boa, preço justo e repleto de homenagens.
Localizado na Rua Macapá, 430, o Bar Nella, é a expansão de uma casa de respeito, fé e ao apoio familiar sob a batuta do Mauro e da Carminella. Na década de 1980, a família residia em São Paulo quando decidiu vir para Curitiba. Paulo trabalhou por muitos anos na TV Cultura, e fazia bate-volta para encontrar os familiares.
Em 1994, já aposentado, Mauro aproveitou a proximidade do Colégio Estadual Maria Montessori, na Rua Guilherme Ihlenfeldt, para vender doces pela janela de casa. Os moradores contentes com os vizinhos/comerciantes, pediam outros itens no novo comércio que foi ganhando cara de Secos&Molhados do Tingui.
Com o passar do tempo e o surgimento de mercados, o ponto passou a ter mais jeito de boteco, sendo conhecido na região como Bar do Mauro. Quem foi pegando gosto pelo comércio foi a italiana Carminella, que deixou o país europeu com 15 anos de idade. “A mãe foi extremamente guerreira. Conhecida como Nella, ela aprendeu a fazer troco e abraçou o serviço. Foi fundamental, cuidava da casa, dos filhos e do bar quando o pai não estava. Fazia comida para os clientes e se realizava”, disse André Zacchi, atual administrador do Bar Nella, e caçula dos irmãos Mauro Jr, Lauro (já falecidos) e da Patrícia.
Em 2014, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), a Carminella faleceu. Com a morte da genitora, os filhos decidiram prestar uma reverência para a mãe, alterando o nome do comércio para Bar Nella.
“O Mauro sugeriu Bar dos Amigos, mas a mãe gostava tanto do bar que decidimos fazer essa homenagem. Pessoas tem curiosidade no nome e costumam perguntar o motivo”, reforçou André que perdeu anos depois os irmãos Mauro Filho e Lauro devido a doenças cardíacas.
+Caçador de Boteco! Barba, cabelo e gole! Pai e filho comandam comércio faz-tudo em Curitiba
Um bar sala de estar
No Bar Nella é como estar na sala de estar da família Zacchi. O ambiente interno é aconchegante e com jeito de casa de vó. O primeiro espaço tem paredes com “autógrafos” dos clientes, quadros e placas de carros antigos, piso de cimento, balcão de madeira com detalhes em verde e um vidro grosso que tem como base centenas de tampinhas de cerveja.
Na outra parte interna é mais reservada e ali percebe a alma do bar. Um ponto dedicado com fotos do Mauro e da Carminella, da fé em Nossa Senhora de Fátima, e imagens de viagens da família.
“Essa é a outra paixão. Carros antigos e viagens pelo Mundo, o Mauro gostava muito de viajar. Compramos uma kombi e fomos montando para ser a nossa casa pelos lugares. Em 2019, fizemos a primeira viagem da kombi, em 2020, seguimos até o deserto do Atacama, e 2022, um bate e volta para a Bolívia. Jogo Rápido”, brincou André.
Sobre passeios e aventuras, o Bar Nella é ponto de encontro da turma da Expedição Peabiru, os piabirutas. No fim do ano, essa galera do bem vai enfrentar o desafio andino saindo de Curitiba rumo a Oberá, Charata e Tafil Del Vale, na Argentina, e também Iruya a Tupiza, na Bolívia. Vale reforçar que são carros clássicos com mais de 50 anos, veteranos (mais de 30 anos), kombis, caminhões, motor homes e até veículos com barracas de teto para os fãs de camping.
O Bar Nella tem outras particularidades como o nome do cliente na taça ou no copo americano e quase todos os funcionários são da família (Iara, Francis, Vitória e André), menos o chapeiro Bira (que já é de coração) . No cardápio, uma seleção nota 10 de opções para “forrar” a barriga. Uma dica: vá nos hamburgueres que não tem erro, é muito bom. Na internet, elogios para o pão com bolinho que é feito na chapa.
“A ideia dos adesivos no copo veio com o Mauro por puro ciúme de homem. Um pediu uma taça e outro também. Eu começo a anotar os nomes e faço uma lista e vou eliminando se não aparece. Se ficar sem vir no bar por três meses, perde o copo”, comentou André, que faz doação para os garis do lixo que passam no bairro de refrigerante e alimentos.
+Conhece esse bar? Bar do amor em Curitiba tem campeão das pistas no balcão
Festa no céu e na terra
O Bar Nella é clima bom, descontração de amigos, pouca formalidade, um boteco raiz de bairro com rollmops no balcão, pote azul de plástico com amendoim e muito respeito envolvido. “Estamos aos poucos conseguindo isso, não temos garçom. Alguns esperam o atendimento na mesa e acham estranho. O bar tem um significado muito maior que um simples comércio, é ensinamento de vida. Crescemos e fomos criados aqui, a geração é do bairro. A mãe mostrou a importância de estar em família, essa é a essência. Tudo é feito com amor, completou André, o caçula que tem na pele o carimbo da família que está em festa lá no céu.
+Caçador de Boteco! É patrimônio de Curitiba! Armazém Santa Ana completa 90 anos de fundação
Bar Nella
Endereço: Rua Macapá, 430 – Tingui.
Horário de Funcionamento: terça a sexta das17h até 22h
Sábado – das 11h às 22h (no almoço tem venda de carne assada)
Telefone para pedidos: (41) 995910939
Instagram:barnellaoficial
Quer sugerir lugares?
Quer sugerir um bar? Acesse o Instagram do Caçador de Boteco e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!