Florianópolis, sempre um belo destino

A diversidade de atrativos faz de Florianópolis um destino turístico o ano inteiro. Se engana quem pensa que o município é sinônimo somente de praia e mar e merece ser visitado só no verão. Há pelo menos dezoito roteiros turísticos que pretendem mostrar que a ?Ilha da Fantasia? e suas adjacências têm muito mais do que praias de ondas perfeitas. Formatadas pelo Florianópolis Convention & Visitors Bureau em parceria com o Sebrae-SC, as rotas abrangem 22 municípios da região metropolitana, oferecendo um mix de ecoturismo, aventura, turismo náutico, gastronomia, história e cultura.

Há roteiros de dois a oito dias, que atendem a turistas diversos, incluindo os que se dirigem à cidade para trabalhar e querem aproveitar o tempo livre para passear. Para quem tem somente um fim de semana disponível, por exemplo, uma boa opção é o roteiro Ecoturismo 3, que propõe dois dias de passeios, incluindo ecoturismo, turismo náutico e história. Nele, está prevista uma visita à cidade histórica de Governador Celso Ramos, para que o turista conheça suas belezas naturais, manifestações culturais e ilhas. Um dos pontos altos deste roteiro é a Fortaleza de Santa Cruz, situada na Ilha de Anhatomirim.

 
Norton José
A Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim, é um dos pontos altos do roteiro histórico.

Para quem tem um pouco mais de tempo, há o Turismo Náutico 1 – Circuito Açoriano, em que, durante cinco dias, os turistas fazem passeios de barco, conhecem a cultura açoriana e degustam pratos típicos. Também há local propício para a prática de mergulho e deslumbrantes prai-as e baías para um banho de mar. Entre os roteiros de oito dias está o chamado Circuito Ilha de Santa Catarina, que permite ao turista conhecer quase todos os recantos, assim como vilarejos do início da colonização, a cultura local, o artesanato e as belezas naturais das lagoas do Peri e da Conceição. Os turistas podem visitar as praias e saber sobre a história dos fortes e fortalezas, além de degustar pratos típicos, à base de frutos do mar.

Verão será animado

Os dois primeiros meses de 2007 devem ser bem animados em Florianópolis. Segundo o secretário-adjunto de Turismo do município, Luciano Schroeder, a Operação Verão, já executada na temporada passada, será novamente posta em prática. Por meio de uma parceria com uma empresa especializada em eventos, será oferecida aos turistas uma série de atividades nas prai-as e parques ecológicos de Florianópolis durante os meses de janeiro e fevereiro.

As praias propícias para o surfe atraem turistas o ano todo.

Dentre as atividades estão caminhada orientada em trilhas, esportes de areia em arena, diversos shows com artistas locais e nacionais. Ao total, serão oito arenas distribuídas em toda a Ilha de Santa Catarina, além de uma equipe móvel. ?A idéia é entreter o turista e o morador com diversas atividades de lazer, esportivas, culturais e ambientais durante todo o período?, diz Schroeder.

De acordo com o secretário de Turismo de Florianópolis, Mário Roberto Cavallazzi, a cidade recebeu, na última temporada de verão, aproximadamente 650 mil turistas de diversas partes do Brasil e do exterior, dobrando sua população fixa. Este ano, a estimativa da Prefeitura é repetir este número, sendo que 20% devem ser de estrangeiros.

Florianópolis vem se firmando como
destino de feiras e convenções

FC&VB
Em 2005, capital catarinense
atraiu cerca de oitenta mil
turistas para 45 eventos.

Florianópolis é hoje um dos principais destinos de feiras e convenções do sul do Brasil. O município conta com grande infra-estrutura e espaços adequados à realização de eventos de todos os portes. Os quatro maiores centros de eventos – CentroSul, UFSC, Costão do Santinho e Cambirela – têm capacidade para atender um público acima de mil pessoas. Já os hotéis atendem os eventos de menor porte e corporativos, com a mesma qualidade. A rede hoteleira oferece cerca de 28 mil leitos. Entre os hotéis, há alguns de bandeiras internacionais. Os restaurantes e bares se qualificaram, assim como os diversos serviços relacionados à gastronomia.

Pela estrutura que oferece, Florianópolis é hoje o nono destino do Brasil em captação. Apenas nos três maiores centros de eventos da cidade – CentroSul, Costão do Santinho e UFSC – foram realizados 170 eventos no ano passado. Isso sem contar os que são realizados nos hotéis que, cada vez mais, apostam no turismo de eventos na baixa temporada, amenizando a sazonalidade.

Com a realização desses encontros, a economia da cidade é altamente beneficiada, já que o turista de negócios gasta em média R$ 240 por dia, enquanto um turista de lazer gasta em média R$ 60 por dia, buscando alternativas mais acessíveis de alimentação, transporte e hospedagem. Estes são recursos que geram renda e principalmente empregos. Estima-se que o setor movimente uma cadeia de 56 tipos de atividades e envolva centenas de profissionais.

O Florianópolis Convention & Visitors Bureau – FC&VB trabalha na captação de eventos. Em 2004 foram 29, com público de 46.200 pessoas; já em 2005, mais de 80 mil pessoas estiveram presentes em 45 eventos. O que chama mais a atenção é a média de público por evento: 1.777. A entidade já garantiu eventos até 2011 para a cidade.

Show Case

Uma das iniciativas do FC&VB para alavancar o número de captações de eventos para a capital foi o lançamento do Show Case. Considerada a principal ferramenta de divulgação das cidades que pretendem atrair e realizar eventos, a publicação reúne informações gerais da cidade, capacidade hoteleira e estrutura dos centros de convenções, além de infra-estrutura turística. ?Com certeza vai colocar a capital catarinense ainda mais em evidência e resultar na captação de importantes eventos para a cidade?, afirma Carmen Maria Peters, presidente do FC&VB.

Segundo a presidente, Florianópolis reúne todos os quesitos para atrair eventos de todos os tipos e tamanhos. ?Um exemplo representativo deste potencial é que o Brasil integra o Top 11 da International Congress and Convention Association (ICCA/2006), uma associação internacional que classifica anualmente os países realizadores de eventos. Pelos critérios da entidade, Florianópolis foi a nona cidade brasileira que mais recebeu eventos internacionais em 2005.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo