Tecnosinos sedia aula aberta do PPG de Administração da Unisinos

Na última sexta-feira, 13, o Tecnosinos recebeu a aula aberta do programa de pós-graduação do curso de Administração da Unisinos. Com o tema “Impacto da pesquisa do Mestrado ou Doutorado: a experiência do empreendedorismo acadêmico”, o encontro foi ministrado pelos professores Amarolinda Klein, Silvio Bitencourt e Yeda Swirski, que compartilharam como a pesquisa acadêmica no mestrado e doutorado pode ir além dos muros da universidade e transformar ideias em negócios inovadores.

Para a professora Amarolinda, o encontro foi muito positivo, porque iniciou com uma fala do professor Silvio, que ela considerou uma verdadeira aula sobre inovação, mostrando como o Tecnosinos se insere no ecossistema inovativo do Vale dos Sinos. “Nós tivemos também a fala de vários empreendedores de startups, contando sobre as suas experiências práticas e trocando informações com os nossos alunos. E, por fim, tivemos a apresentação dos nossos alunos, dos seus projetos, recebendo feedback e sugestões de aprimoramento. Foi uma oportunidade de colocar em prática aquilo que se ensina em sala de aula, trocar ideia com os empreendedores e pensar na futura colaboração entre o PPGA Unisinos e o Tecnosinos, que deve se expandir ainda mais em 2025”, projeta.

Segundo a professora Yeda, a Unisinos tem realizado há cerca de duas décadas ações voltadas a aperfeiçoar o empreendedorismo acadêmico. “A atuação da universidade no Tecnosinos, a atividade dos Institutos Tecnológicos e as oportunidades de incubação e aceleração na Unitec são amplamente conhecidas.  De qualquer forma, a pesquisa acadêmica nem sempre se conecta com a oportunidade de avançar para os resultados aplicados e com impacto social ou mercadológico. Uma pesquisa acadêmica não termina quando um artigo é publicado e há reconhecimento por pares. Esse momento é apenas uma etapa no percurso. O encontro que fizemos na Unitec tinha por objetivo explorar caminhos para a pesquisa acadêmica encontrar aplicações tangíveis e impacto”, afirma.

Ainda sobre o tema, Swirski acrescenta: “Temos desenvolvido no PPGAdm Unisinos um desses caminhos, com a oferta de atividades que apoiam o pesquisador a converter seu projeto de dissertação/tese em uma proposta para empreender e inovar. Essas atividades são abertas a pós-graduandos de qualquer área. O encontro da última sexta, que aproximou startups incubadas e alunos de pós-graduação confirmou a relevância em criar os caminhos de conexão entre pesquisa acadêmica, empreendedorismo e inovação”, conclui.

Com seus papéis de professor e gestor executivo do Tecnosinos, Bitencourt citou a conexão entre academia e parque tecnológico. “Destaco o impacto da pesquisa acadêmica na criação de negócios inovadores e o papel do empreendedorismo acadêmico na Unisinos. Aqui, a experiência proporcionou, inclusive a conexão com negócios já estabelecidos e em desenvolvimento como a Phi Healthcare, Faba e UpSensor”, cita.


16 de Dezembro de 2024
Destaque Tecnosinos