Genmoji: testamos função da Apple Intelligence que cria emojis; o que esperar
Genmoji deve chegar ao iPhone em dezembro, com o lançamento do iOS 18.2; TechTudo testou o recurso da Apple Intelligence no modo de testes, confira as nossas impressões
O Genmoji, novo gerador de emojis da Apple, deve chegar ao iPhone com o iOS 18.2, atualização prevista para lançar em dezembro. Parte da Apple Intelligence, pacote de inteligência artificial (IA) da fabricante, a novidade usa a tecnologia para criar ícones personalizados a partir de prompts de texto enviados pelos usuários. Desse modo, é possível formar uma carinha feliz com lacinho, por exemplo, de maneira nativa no celular. Outra novidade generativa que deve chegar na atualização é o Apple Playground, criador de imagens da marca.
Apesar de ainda não estarem disponíveis para todos, os recursos já podem ser testados no modo beta do iOS 18.2 em celulares compatíveis com a IA — iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max e toda a linha iPhone 16. Vale lembrar que a Apple Intelligence só está disponível em inglês até o momento, e deve ganhar suporte ao português apenas em 2025. O TechTudo experimentou as funções e te conta, abaixo, tudo o que você pode esperar das novidades; confira.
Novidade no iPhone! Testamos função da Apple Intelligence que cria emojis
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Como entrar em contato com a assistência técnica da Apple? Usuários respondem no Fórum TechTudo
O que é o Genmoji?
O Genmoji é o recurso da Apple que cria emojis nativamente. A função foi anunciada durante a WWDC 2024, como parte dos recursos da Apple Intelligence, inteligência artificial da marca. O recurso pode ser acessado diretamente pelo teclado do iOS, na seção de emojis. Assim como em outros chatbots, basta que o usuário descreva como deseja que o emoji seja desenvolvido. Caso a sugestão seja aprovada, é possível salvá-la no teclado do iPhone e compartilhar em apps do sistema operacional.
E o Apple Playground?
Já o Apple Playground garante a criação de imagens a partir da IA generativa da Apple. A função funciona como um aplicativo próprio, e gera fotos via comandos dados pelos usuários. O app dá ainda sugestões de imagens, que funcionam como pop-ups na tela.
O ponto negativo dos dois recursos, no entanto, é que, assim como outros recursos da Apple Intelligence, é necessário realizar todos os comandos em inglês. O suporte para o português deve chegar apenas em 2025. Outra desvantagem está na necessidade de entrar em uma fila de espera para ter o recurso disponível no aparelho. Durante os testes do TechTudo, foi necessário aguardar cerca de uma semana para a funcionalidade ser liberada.
Genmoji é a novidade mais empolgante do iOS 18 até agora
O Genmoji é realmente muito divertido. Assim que foi anunciada pela app, logo surgiram comparações entre a novidade e alternativas já existentes, como o Emoji Kitchen do Google. Contudo, ao testar a tecnologia, não restam dúvidas de que a Apple acertou em cheio. A criação de emojis é responsiva, e garante uma quantidade quase que infinita de possibilidades. Com um mesmo prompt, a IA consegue produzir diversas carinhas, que podem ser salvas no teclado de emojis do aparelho.
Para usar, basta clicar no ícone de emoji localizado no teclado. Em seguida, toque na carinha alegre com um símbolo de "+", no canto superior direito da aba de emojis. Por fim, descreva o ícone que deseja criar e divirta-se com as possibilidades.
Apple Playground tem funcionalidades inovadoras
O Apple Playground permite criar, até o momento, apenas humanos. No entanto, ele surpreende por uma funcionalidade divertida: a geração de um avatar a partir de uma foto enviada. Em testes realizados pelo TechTudo, a qualidade da reprodução surpreendeu, principalmente pela captura das características do rosto. A diversidade de opções quanto à cor da pele das pessoas criadas pela IA também é outro ponto de acerto da marca. Existem relatos de usuários que indicam que outros chatbots criam imagens de humanos majoritamente brancos. No entanto, com o Playground é possível ajustar a tonalidade de pele a ser gerada, garantindo ainda mais possibilidades.
Ao entrar no aplicativo, o usuário é apresentado às sugestões de criações, como "Temas", "Fantasias", "Acessórios" e "Lugares". Ao investigar mais do app, é possível encontrar a opção para descrever uma imagem, ou seja, inserir prompts para a IA gerar fotos, e a função "+", que permite alterar o estilo das mídias geradas. Ainda há uma aba que adiciona fotos já existentes ou capturas feitas na hora.
O estilo "Animação" remete a modelos de desenhos da Pixar, que já viralizaram no passado. Já o "Ilustração" lembra um retrato feito à mão. Os resultados variam entre as opções, o que possibilita ao usuário brincar com o próprio estilo ou até o de outras pessoas.
Genmoji e Apple Playground valem a pena?
Sim. Caso você tenha um iPhone ou dispositivo Apple compatível com a Apple Intelligence, provavelmente vai gostar de experimentar essas novidades da fabricante. As funcionalidades são divertidas de usar, e devem receber atualizações que complementem ainda mais o que já está disponível. Por outro lado, esses recursos podem não ser um diferencial suficiente para justificar a migração para um dispositivo compatível, no caso dos iPhones, os mais caros da fabricante.
Como usar o Genmoji e o Apple Playground no iOS 18.2 Beta?
As novidades de IA devem chegar em breve com o lançamento oficial do iOS 18.2, mas, caso você queira testar o Genmoji e o Apple Playground, já pode usar os recursos no modo beta. Para isso, é necessário se cadastrar no Programa Apple Beta Software. Para isso, entre no site "https://beta.apple.com/" e adicione seus dados do ID Apple. Após aceitar as condições e ativar a versão, ela será exibida no sistema clicando em Ajustes > Geral > Atualização de Software. Nessa seção, basta ativar a opção "Atualizações Beta Updates" e selecionar "iOS 18.2 Developer Beta. Por fim, clique em "Baixar e instalar".
Feito o download, é preciso ir até os "Ajustes", alterar o idioma do aparelho para o inglês, e depois se cadastrar na lista de espera para ativar e usar a Apple Intelligence. Vale destacar que, por ser uma versão de testes, o sistema operacional pode sofrer instabilidades. Desse modo, quem deseja baixar essa versão precisa estar ciente dos riscos e se proteger. Nesse caso, é indicado realizar o backup de todos os dados antes de usar o beta, e dar prioridade para um celular secundário para realizar os testes.