Sora: OpenAI lança ferramenta que cria vídeos com IA; saiba como funciona
Sora consegue criar vídeos realistas a partir de comandos textuais usando inteligência artificial; modelo anunciado em fevereiro agora pode ser usado por assinantes
A OpenAI lançou oficialmente a ferramenta Sora, que cria vídeos com inteligência artificial (IA), nesta segunda-feira (9). A novidade foi apresentada pela primeira vez em fevereiro e estava em fase de testes desde então. O anúncio faz parte de uma série de lançamentos que a empresa apresentará durante 12 dias em dezembro. No primeiro dia, por exemplo, foi revelado o ChatGPT Pro, uma versão paga do chatbot de IA por US$ 200 por mês.
A Sora está disponível no site Sora.com para assinantes do ChatGPT em quase todos os países aonde a IA pode ser utilizada, com exceção de Reino Unido e União Europeia. A versão atualizada lançada hoje foi chamada de Sora Turbo e vai muito além da proposta inicial de gerar cenas de até 60 segundos a partir de texto. Os usuários também podem fazer animação de imagens e remixagem de vídeos. A seguir, confira mais detalhes sobre a novidade.
Como transformar textos em vídeos? Veja 5 IAs 'estilo' Sora
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝Qual é a melhor inteligência artificial que cria imagens? Usuários respondem no Fórum do TechTudo
Os assinantes do ChatGPT Plus podem gerar até cinquenta vídeos de vinte segundos por mês em uma resolução de 480p, enquanto os assinantes Pro podem gerar vídeos ilimitados em uma velocidade mais lenta, ou quinhentos na velocidade mais rápida.
A ferramenta "remix" permite editar os vídeos gerados por meio de prompts de texto adicionais. No exemplo dado pela empresa, mamutes no deserto foram transformados em robôs. Na parte inferior da tela inicial, há um quadro que parece muito com uma linha do tempo de aplicativos de edição de vídeos. Neste campo, os usuários podem definir diversas configurações das imagens geradas com IA.
Os vídeos gerados com Sora terão marcas d'água visíveis e metadados C2PA para indicar que foram feitos com IA. Antes de enviar uma imagem ou vídeo para Sora, o usuário deve aceitar um acordo informando que não está compartilhando imagens de pessoas menores de 18 anos, conteúdo explícito ou violento e material protegido por direitos autorais. O uso indevido pode resultar em banimento ou suspensão da conta.
O lançamento da Sora ocorre uma semana após o Google revelar o Veo, ferramenta que também consegue gerar vídeos ultrarrealistas a partir de texto ou imagens estáticas com IA. O recurso está disponível para clientes do Vertex AI, solução de criatividade com IA do Google Cloud. A plataforma consegue gerar clipes com resolução de 1080p e taxa de 24 ou 30 quadros por segundo. Por enquanto, é preciso passar por uma lista de espera para ter acesso à novidade que é paga.