Inteligência Artificial
Publicidade
Por , da Redação


A OpenAI revelou nesta sexta-feira (20) um novo modelo de inteligência artificial (IA), chamado de o3 e a versão mais leve dele, o3-mini. A ferramenta será substituta do o1, que foi liberado na sua forma completa na semana passada. Essa série de modelos é um pouco diferente da família GPT, como o GPT-4 ou GPT-4o. O foco é mais em raciocínio e resolução de problemas. Ao invés de processar e gerar múltiplas modalidades por meio de uma rede neural unificada, ele é treinado para "pensar" mais antes de dar uma resposta ao usuário.

Esse foi o anúncio final de uma série de lançamentos que a OpenAI fez durante 12 dias em dezembro. Além do novo modelo, a companhia anunciou novidades como o plano de assinatura ChatGPT Pro; a parceria com a Apple Intelligence; a liberação da ferramenta de vídeo Sora, uma voz que imita o Papai Noel, a liberação do ChatGPT Search e a criação de um número de telefone que permite mandar mensagens para o ChatGPT no WhatsApp. A seguir, confira mais detalhes sobre o novo modelo de IA.

OpenAI: dona do ChatGPT lança novo modelo de inteligência artificial — Foto: Andrew Neel/Unsplash
OpenAI: dona do ChatGPT lança novo modelo de inteligência artificial — Foto: Andrew Neel/Unsplash

📝 Como a Inteligência Artificial é implementada em chatbots? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

Nos testes com a nova ferramenta, a OpenAI revelou que a versão o3 foi melhor em códigos, desafios de matemática e até resoluções de questões de ciência no nível de especialistas com doutorado. Segundo o The Information, o fato de o novo modelo se chamar o3 e não o2 seria uma forma de evitar um potencial conflito com a provedora de telecomunicações britânica O2.

Assim como o antecessor, o o3 é uma ferramenta que checa as informações antes de compartilhar e pensa mais antes de uma solução. É uma plataforma mais cara, que demora um pouco mais para responder aos comandos, mas é considerada mais segura pelos desenvolvedores.

Um dos principais parâmetros para definir a evolução da ferramenta de IA é a aproximação da AGI, sigla para "inteligência geral artificial" em tradução para o português, que conseguiria realizar qualquer tarefa que um humano também pode. O o1 atingiu uma pontuação de 25% a 32% de 100%. Por enquanto, o o3 conseguiu uma pontuação de 87% no melhor teste e triplicou a eficácia do modelo anterior no pior resultado.

“Vemos isso como o início da próxima fase da IA. Na qual você pode usar esses modelos para fazer tarefas cada vez mais complexas que exigem muito raciocínio", disse o CEO da OpenAI, Sam Altman, em uma transmissão ao vivo na sexta-feira.

A OpenAI espera lançar a versão mini do o3 no final de janeiro de 2025 e o modelo completo pouco depois. Por enquanto, apenas pesquisadores de segurança podem se inscrever em um formulário no site para testar a nova ferramenta antes do lançamento.

O anúncio de hoje acirra a competição com o Google no mercado de IA. O o3 foi lançado apenas um dia após a gigante de buscas revelar o desenvolvimento do chamado Gemini 2.0 Flash Thinking, que também é um modelo de raciocínio, e uma semana após o anúncio do Gemini 2.0.

O modelo OpenAI o1 foi lançado em setembro de 2024 numa versão preview, que ainda passaria por mais testes, e o1 mini, versão menor e mais econômica. Em dezembro de 2024, a OpenAI promoveu o o1-preview para se tornar apenas o1 e introduziu o modo o1 pro como um serviço exclusivo da assinatura ChatGPT Pro de US$ 200, mais de R$ 1 mil na conversão atual.

Com informações de Tom's Guide , Wired e TechCrunch .

Veja também: Como usar ChatGPT? Veja o que é e como acessar chatbot da OpenAI

Como usar ChatGPT? Veja o que é e como acessar chatbot da OpenAI

Como usar ChatGPT? Veja o que é e como acessar chatbot da OpenAI

Mais recente Próxima 5 coisas que o ChatGPT faz bem e você deveria testar
Mais do TechTudo