Google Fotos agora permite recuperar espaço no app em um clique; entenda
Novo recurso permite remover backup do Google Fotos e liberar espaço na nuvem sem apagar as fotos e vídeos da memória do aparelho, preservando arquivos locais importantes
O Google Fotos agora permite apagar fotos e vídeos do backup sem remover os arquivos da memória do aparelho. A medida possibilita liberar espaço de armazenamento na nuvem sem comprometer as mídias atuais guardadas no dispositivo. A função pode ser útil quando o proprietário da conta não quiser mais espelhar os documentos contidos no celular no serviço digital, mas deseja preservar seus itens. O recurso foi lançado para usuários do iPhone (iOS) e, segundo o Google, estará disponível em smartphones com Android em breve. Veja os detalhes a seguir.
🔎 Como editar fotos no Google Fotos? Confira o guia completo
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Google Fotos cheio, o que fazer? Participe no Fórum do TechTudo
Google Fotos: o que muda no app
Antes da atualização, o Google Fotos também apagava as mídias da memória do celular assim que o indivíduo excluísse um backup. Isso fazia com que alguns usuários acabassem perdendo acidentalmente arquivos importantes ao excluir um backup sem cópia de segurança. Além disso, para recuperar espaço na nuvem, era necessário apagar as imagens da memória do celular, o que também obrigava o indivíduo a se desfazer de itens importantes, buscar outra base de dados ou um serviço de nuvem diferente para armazenar esses documentos.
Agora, para apagar o backup do Google Fotos sem remover os arquivos da memória do celular, o usuário deve tocar na foto do perfil do canto superior direito do aplicativo e acessar a seção “Configurações do Google Fotos”. Em seguida, é preciso selecionar “Backup”, marcar a opção “Entendo que minhas fotos e vídeos deste dispositivo serão excluídos do Google Fotos” e confirmar a ação no botão em “Excluir”. O backup será encerrado no aplicativo, mas as fotos e vídeos permanecerão intactos no aparelho.
O Google afirma que, após realizar o procedimento, o backup será desativado automaticamente naquele dispositivo, impedindo que novos arquivos sejam sincronizados com a nuvem. Para retomar a sincronização, é preciso ativar a função manualmente nas configurações do aplicativo.
Com informações de Google
Veja também: Google Fotos cheio? Essas são as melhores dicas para liberar espaço
Google Fotos cheio? Essas são as melhores dicas para liberar espaço