Fim de uma era: MacBook Pro pode perder notch em 2026; entenda
Mudanças drásticas de design, que não acontece desde 2021, pode tornar o aparelho da Apple ainda mais fino e leve; novo painel também deve trazer mais economia de energia
A Apple estaria trabalhando em um projeto para retirar o entalhe do MacBook Pro em 2026, para deixar apenas um ponto com a webcam no alto da tela — assim como o design dos celulares premium que encontramos nas lojas atualmente. O rumor é alimentado por um suposto calendário de lançamentos (roadmap no termo inglês) que teria vazado dos escritórios da fabricante e foi divulgado pela empresa de pesquisas Omdia, na última segunda-feira (9).
Segundo essa possível agenda de desenvolvimento, também publicada pelo site MacRumors, a Apple deve lançar duas versões do MacBook Pro daqui a dois anos, sendo uma com 14 e outra com 16 polegadas com uma câmera no alto do display. Entretanto, como reforça a publicação original, ainda não é possível saber se essa nova escolha de design terá apenas um furo no painel ou terá recursos como o Dynamic Island, disponível no iPhone.
📝 MacBook 13 é obsoleto? Como descobrir? Comente no Fórum TechTudo
Tela OLED e sem notch: entenda as possíveis mudanças do MacBook Pro
O roteiro de possíveis mudanças para as duas citadas versões do MacBook Pro fortalece um rumo anterior, que indicava a presença de uma tela OLED em 2026. As especulações trazidas pelo texto incluem outras novidades no visual, como um aspecto mais fino no geral, o que também deve torná-lo mais leve do que as gerações anteriores.
Uma tela feita com painel OLED tende a ser mais brilhante, ter melhor contraste e maior fidelidade de cores do que outros tipos de display, como o próprio mini-LED do MacBook mais recente, por exemplo. Essa mudança, segundo o MacRumors, poderia proporcionar a redução da espessura, conforme dito acima, e também uma provável economia de bateria.
Não há informações até o momento sobre mudanças drásticas de design para 2025. Caso tenha novos notebooks da marca MacBook Pro no ano que vem, os modelos devem receber apenas novos chips como a série M5, ainda inédita, segundo o rumor divulgado pela Omdia.
O MacBook Pro atual vendido no Brasil vem equipado com chip M4, entre 16 GB e 48 GB de memória RAM e está disponível nas versões com 14 ou 16 polegadas de tela, nas cores prata ou preto-espacial, uma forma da Apple chamar a cor chumbo, com preços que podem variar entre R$ 19.999 e R$ 49.999. A ficha técnica também inclui 512 GB ou 1 TB de armazenamento, câmera frontal de 12 MP e conexão Bluetooth 5.3.
Com informações de MacRumors
🎥 Novidade no iPhone! Testamos função da Apple Intelligence que cria emojis
Novidade no iPhone! Testamos função da Apple Intelligence que cria emojis