Inteligência Artificial
Publicidade
Por , da Redação

Usuários o ChatGPT agora poderão conversar com a ferramenta de inteligência artificial (IA) no WhatsApp. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (18) pela OpenAI, sendo o décimo de uma sequência de lançamentos que a empresa divulgará por 12 dias em dezembro. Conforme a companhia, basta adicionar o número 1-800-CHATGPT (1-800-242-8478) na lista de contatos do celular para interagir com a IA no mensageiro. O recurso vai funciona de forma parecida com a Meta AI, ferramenta de IA generativa desenvolvida pela Meta, dona do WhatsApp.

Nos Estados Unidos, será possível fazer até ligações telefônicas gratuitas com limitação de 15 minutos usando o mesmo número. Usuários poderão conversar com o chatbot por voz, usando tecnologia semelhando ao Modo de Voz Avançado que já existe no aplicativo para Android e iPhone (iOS) e na versão web. A seguir, confira mais detalhes sobre a novidade.

ChatGPT no WhatsApp: chatbot chega ao mensageiro e permite conversas direto no app — Foto: Reprodução/Carolina Torres
ChatGPT no WhatsApp: chatbot chega ao mensageiro e permite conversas direto no app — Foto: Reprodução/Carolina Torres

A integração com o aplicativo de mensagens permite que a OpenAI se aproxime de quase três bilhões de usuários do WhatsApp globalmente. Além disso, em locais nos quais a conexão com a Internet é lenta ou o uso do mensageiro é gratuito em um pacote de dados, há mais chances de usuários optarem pelo uso da IA no aplicativo de mensagens e não em uma plataforma separada.

Importante destacar que o chat no mensageiro usa o modelo GPT-4o-mini, sendo a versão disponível no plano gratuito do ChatGPT. O mini é um modelo de linguagem (LLM) reduzido, treinado para entregar respostas mais rápidas, consumir menos recursos computacionais e reduzir custos de implantação.

1-800-CHATGPT usa o modelo GPT-4o-mini, mais limitado — Foto: Reprodução/TechTudo
1-800-CHATGPT usa o modelo GPT-4o-mini, mais limitado — Foto: Reprodução/TechTudo

A princípio, o serviço será totalmente gratuito, mas a OpenAI já adiantou que ainda se trata de um lançamento experimental, que pode ter a disponibilidade reduzida dependendo da demanda. Há um limite diário de uso e os usuários receberão um aviso quando se aproximarem desse teto. Quem deseja uma experiência mais completa, deve continuar usando as outras plataformas oficiais da empresa na versão mobile ou desktop.

Assim como ocorre no app ou site, a companhia sugeriu que a IA seja usada para escrita criativa ou brainstorming, recomendações de receitas, ideias de viagem e para conversar sobre tópicos gerais como notícias, hobbies ou curiosidades. A porta-voz da OpenAI, Taya Christianson, disse que a empresa não usará essas chamadas para treinar grandes modelos de linguagem.

“Nossa missão é tornar a inteligência artificial geral benéfica para toda a humanidade, e parte disso é torná-la o mais acessível possível para o máximo de pessoas possível. Hoje, estamos dando o próximo passo e trazendo o ChatGPT para o seu telefone”, disse o diretor de produtos da OpenAI, Kevin Weil, durante uma transmissão ao vivo que apresentou a novidade.

A maratona de lançamento da companhia já teve o plano de assinatura ChatGPT Pro, a parceria com a Apple Intelligence, uma versão temática do recurso de voz que imita o Papai Noel e a liberação do ChatGPT Search.

Com informações de The Verge, Tom's Guide, TechCrunch e OpenAI.

Veja também: ChatGPT anuncia novo modelo que pode conversar por voz e vídeo

ChatGPT anuncia novo modelo que pode conversar por voz e vídeo

ChatGPT anuncia novo modelo que pode conversar por voz e vídeo

Mais recente Próxima Quanto custa o ChatGPT? Conheça todos os planos pagos da IA
Mais do TechTudo