Microsoft Teams usará IA para fazer você falar outra língua; saiba mais
Novo recurso de tradução simultânea foi anunciado durante o Microsoft Ignite 2024 junto de uma série de novidades da empresa; ferramenta estará disponível no início de 2025
Interpreter é o novo recurso de inteligência artificial (IA) anunciado para o Microsoft Teams capaz de traduzir em tempo real reuniões realizadas em diferentes idiomas. A novidade foi revelada durante o evento anual Microsoft Ignite, juntamente com mudanças no sistema operacional Windows, na ferramenta de inteligência artificial Microsoft Copilot e outros produtos da empresa. A Big Tech revelou novos recursos de automação que poderão ser utilizados através do Copilot e promete aumentar a produtividade dos usuários, eliminando tarefas repetitivas. A seguir, mais detalhes sobre os anúncios.
🔎Faz reunião com estrangeiros? Essa nova IA traduz tudo simultaneamente
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 Quais são os chatbots mais inteligentes para conversar com IA? Saiba no Fórum do TechTudo!
IA que “clona” voz no Microsoft Teams
O “Interpreter” — ou “Intérprete” em tradução direta —, é uma das novidades anunciadas para o Microsoft 365 Copilot no Microsoft Ignite 2024. O recurso visa fornecer uma tradução ou interpretação em tempo real de um idioma durante uma reunião realizada através do Microsoft Teams. A ferramenta promete simular a voz do usuário enquanto ele fala, eliminando a necessidade de utilizar uma voz padrão ou desconexa com o falante. O novo recurso estará disponível na versão de pré-visualização para o público geral no início de 2025. Até o momento, não foi informado quais idiomas serão suportados pela ferramenta.
Copilot poderá automatizar tarefas repetitivas
A Microsoft promete aumentar a produtividade nos ambientes de trabalho através do Microsoft 365 Copilot, que poderá ser utilizado para automatizar diferentes tarefas rotineiras visando liberar tempo para que os usuários se dediquem a outras tarefas. O Copilot Actions, como é nomeado o recurso de automação do Microsoft Copilot, funciona mediante comandos fornecidos em um prompt interpretados pela inteligência artificial e transformados em ações.
Através do Copilot Actions, os usuários poderão automatizar tarefas do dia-a-dia, como classificar ou responder e-mails, encontrar respostas ou conteúdos em documentos, tradução em tempo real, automatizar a criação de reuniões importantes, entre outras aplicações.
Windows chegará ao Meta Quest
A Microsoft também anunciou a integração do Windows 11 com o óculos de realidade virtual Meta Quest 3 e Quest 3S, da Meta. A promessa é que o sistema operacional seja completamente compatível com o gadget, permitindo que o usuário se conecte a um dispositivo Windows, localmente ou em nuvem, e acesse normalmente um desktop virtual em 3D através dos óculos. A novidade estará disponível ao público para testes em dezembro deste ano.
Outras novidades
O evento também trouxe uma série de novidades e anúncios importantes relacionadas a futuras atualizações. São mais de 80 novos produtos anunciados, expansões significativas em suporte e idiomas, além de melhorias no Microsoft Teams. No cenário de inteligência artificial e produtividade, além das atualizações no Copilot, a Microsoft também apresentou novos agentes de IA para o SharePoint, serviços de autoatendimento para funcionários de negócios, além do "Azure AI Foundry", nova ferramenta que permite aos usuários criar seus próprios agentes de IA.
No quesito segurança, a empresa anunciou a Secure Future Initiative (SFI) — ou Iniciativa Futuro Seguro em tradução direta —, que se baseia em um compromisso firmado pela empresa com a segurança, que conta com 34 mil engenheiros dedicados. Além disso, também foi anunciado o evento Zero Day Quest, focado em pesquisa de segurança e oferece um prêmio de US$ 4 milhões de dólares, somado a isso, a empresa também anunciou o Microsoft Security Exposure Managemen — Gerenciamento de Exposição de Segurança da Microsoft em tradução direta —, uma ferramenta dedicada a gerenciar exposições de segurança.
Com informações de Microsoft 1 e 2, The Verge, TechCrunch, Forbes
Veja também: Movie Gen: nova IA da Meta cria vídeos realistas; veja
Movie Gen: nova IA da Meta cria vídeos realistas; veja