Flappy Bird volta em 2025 com projeto de fãs após perda de patente; entenda
Sem envolvimento do criador original Dong Nguyen, o game retorna com polêmicas envolvendo direitos autorais entre o desenvolvedor e a Flappy Bird Foudation
Flappy Bird, um dos maiores virais de jogos mobile da década passada, promete retornar 11 anos depois. Lançado para Android e iPhone (iOS) em 2013, o jogo saiu do ar em fevereiro de 2014 por escolha do seu próprio criador, o vietnamita Dong Nguyen, que discordava da maneira como as pessoas lidavam com o jogo. A nova versão do game tem lançamento previsto para 2025, tanto nos celulares quanto no PC via navegador, em sites como Poki, Crazy Games e mais. Quem está por trás da iniciativa é uma equipe de fãs autoproclamada "Flappy Bird Foudation", que pretende lançar o projeto com uma série de conteúdos novos, incluindo modos de jogos e personagens inéditos.
👉 Quais games você curte jogar online? Opine no Fórum do TechTudo
🔻 Guia do WhatsApp: baixe o e-book gratuito sobre o aplicativo agora
Após o anúncio do jogo, o criador se pronunciou no X, antigo Twitter, afirmando que "não havia vendido nada", em referência aos direitos autorais de Flappy Bird. Mas, de acordo com a nova empresa, foram adquiridos os direitos oficiais da marca registrada Flappy Bird junto a uma empresa chamada Gametech Holdings LLC, garantindo o uso tanto do jogo original quanto do personagem Piou Piou vs. Cactus, que inspirou o icônico pássaro.
No ano passado, a Gametech teria entrado com uma oposição à marca Flappy Bird, de Nguyen, alegando abandono por parte do autor. Após o desenvolvedor não ter respondido vários avisos, a Patent and Trademark Office (USPTO) declarou a marca registrada de Nguyen abandonada. E, em janeiro deste ano, o USPTO encerrou a reivindicação do criador do game sobre seu projeto.
De acordo com Nguyen, mesmo sendo um sucesso comercial o jogo teria arruinado sua vida. Ele mencionou que o que motivou a retirada do jogo do ar que o game havia se tornado muito viciante e causava um impacto negativo na vida dos jogadores. O desenvolvedor tem vivido de forma reclusa desde então.
Novidades em Flappy Bird
O game vai trazer algumas mudanças em relação à versão original, de 2013. A gameplay tradicional se mantém, mas agora será possível utilizar outros personagens. Ao todo, quatro novos nomes foram revelados: Trixy, com uma pegada mais tradicional, Peng, um pinguim, Quirky, um pássaro com chifre de unicórnio, e Tekno, um pássaro-robô. Todos seguem o design pixelado do game original.
Os fãs por trás da novidade também garantem outros modos de jogo, incluindo basquete, Battle Royale e uma opção de treino, que promete ser mais fácil e focada em novos jogadores. Vale lembrar que, até o momento, não há uma previsão exata de lançamento em 2025.
Com informações de Flappy Bird
Melhores jogos offline grátis para Android e iPhone (iOS) sem Internet