IEM Rio 2024: 'se a FURIA ganhar, pode preparar o caminhão', diz Kscerato
FURIA está classificada para a semifinal do primeiro campeonato mundial de CS2 no Brasil; TechTudo entrevistou Kscerato e jogador falou sobre as suas expectativas para os playoffs
O IEM Rio 2024, campeonato mundial de Counter-Strike, começou na última segunda-feira (7) e entra na fase de playoffs hoje (11). O evento acontece na Farmasi Arena, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, e é o primeiro torneio de Counter-Strike 2 (CS2) no Brasil. A FURIA, única equipe brasileira que ainda está na competição, garantiu uma vaga adiantada na semifinal após vencer a Natus Vincere, atual líder do ranking mundial. O próximo adversário será definido no confronto entre Vitality e MOUZ, mas as expectativas da comunidade brasileira estão altas.
O TechTudo conversou com o Kaike "Kscerato" Cerato, jogador da FURIA, que afirmou não ter uma preferência de adversário tanto na semifinal quanto em uma possível final. Além disso, ele também contou as suas expectativas para os playoffs e falou sobre as mudanças na equipe após a chegada de Gabriel "FalleN" Toledo. O player afirmou que vai ter muita comemoração em caso de vitória da equipe: "Se a FURIA ganhar, pode preparar o caminhão de bombeiro".
IEM Rio 2024: Kscerato, da FURIA, comenta expectativa para os playoffs
📝 Qual é o melhor jogo de tiro? Opine no Fórum do TechTudo
FURIA no IEM Rio 2024: trajetória da equipe na competição até agora
O time brasileiro estreou contra a equipe europeia FaZe Clan. O confronto rolou no mapa Dust2 e começou com vantagem da FURIA, que abriu 1-4 nos primeiros cinco rounds. O jogo ficou bastante equilibrado até a virada de lado, mas a equipe liderada por FalleN alinhou sua gameplay e garantiu a primeira vitória no campeonato. Destaque para Kscerato, que teve 22 kills e 8 mortes, jogador que liderou tanto no ataque quanto na defesa.
Ainda na fase de grupos, a FURIA enfrentou a MOUZ. Os três jogos contra a organização alemã foram bem disputados e com as duas equipes dominando os seus respectivos mapas de escolha. Na Nuke, vitória da FURIA por 13 a 8. Em seguida, MOUZ empatou a série após ganhar por 13 a 5. No último mapa Dust2, a equipe brasileira fechou a sequência com 13 a 5 e garantiu a classificação para os playoffs do IEM Rio 2024.
O jogo contra a NAVI trouxe boas recordações para quem assistiu aos dois times se enfrentarem no IEM Rio 2022. Isso porque, mais uma vez, a FURIA teve uma atuação exemplar e venceu os dois mapas contra a número um do ranking pelos placares de 13 a 10 na Nuke e 13 a 4 na Mirage. Com isso, a equipe brasileira garantiu sua vaga na semifinal do primeiro campeonato mundial de Counter-Strike 2 (CS2) no Brasil.
FURIA e Heroic podem jogar ‘revanche’ no IEM Rio 2024
Algoz em 2022, quando desbancou a FURIA após uma virada na semifinal do IEM Rio, a Heroic também está classificada para a semifinal do atual campeonato e pode pegar a equipe brasileira na final do IEM Rio 2024. Para isso, eles também precisam ganhar do vencedor entre Virtus.pro e NAVI, que acontece nesta sexta-feira (11). Kscerato conta que não pensa em um possível confronto e explica que a preparação da FURIA é focada apenas no próprio time.
“Eu acho que é muito da mentalidade que nós vamos entrar para o próximo jogo. A gente só tem que manter e procurar sempre mais, nada pra menos. Subir mais a barra e, com certeza, podemos ganhar esse IEM. (...) A gente não pode escolher adversário, temos que jogar o nosso jogo. Independente de quem seja, não vai mudar em nada a nossa preparação”
FalleN na FURIA: a presença do jogador gerou mudanças na gameplay
Um dos principais nomes do cenário mundial Counter-Strike, FalleN foi anunciado pela FURIA em julho de 2023. De lá pra cá, o time trocou nomes que integravam a sua equipe principal, como arT e guerri, e fez algumas mudanças na sua forma de jogar. É claro que, boa parte desses detalhes no estilo de jogo, também foram influenciados pela experiência do novo integrante.
Para além das escolhas dos mapas a serem jogados, Kscerato destaca que a comunicação foi o que mais mudou com a chegada do FallEN e que a liderança é um dos pontos fortes do jogador com os seus companheiros de equipe. "A gente deixava as coisas passarem muito pela comunicação, entende? E, no jogo do FalleN, isso não funciona. Foi um pouco difícil no começo, eu confesso pra você, mas a gente veio melhorando nisso", conta.
CS2 e a adaptação dos jogadores com o novo jogo da franquia
Counter-Strike 2 (CS2) foi lançado em setembro de 2023 pela Valve. O novo jogo, integrado pelo motor gráfico mais recente da desenvolvedora (Source 2), oferece certas melhorias para a gameplay, mapas com detalhes mais perceptíveis, entre outras coisas. Porém, já nos primeiros meses, a comunidade de Counter-Strike encontrou alguns bugs e problemas na jogabilidade — o que gerou diversas críticas.
Kscerato explica que gosta do Counter-Strike 2 (CS2) e afirma que o período de transição faz parte das dinâmicas dos jogos. Ele também relembra as dificuldades na mudança do CS 1.6 para o Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), que desagradou bastante no início. Para ele, os ajustes ainda estão sendo feitos e a jogabilidade do CS2 é diferente.
“Esse jogo é muito bom, mano, tá ligado? Tipo assim, tem coisas que precisa arrumar, mas o CS:GO no começo era horrível. Não tinha nem servidor de MM no Brasil, a gente jogava lagado com 200 de ping lá nos Estados Unidos. Foi um pouquinho difícil no começo para entender a mecânica, que o bagulho já é Ferrari Peek (quando te pegam de surpresa nos corners), né. Era muito rápido, mas acho que a gente vai pegando com o tempo mesmo”
FURIA no CS2: próximos jogos e como assistir aos jogos do time brasileiro
O time brasileiro enfrenta o vencedor entre Vitality e MOUZ, jogo que acontece nesta sexta-feira (11). A série MD3 está marcada para acontecer às 15h15 de sábado e vai definir um dos finalistas para a final do IEM Rio 2023. A transmissão ao vivo dos jogos do Intel Extreme Masters acontece nos canais da ESL e do streamer Alexandre "Gaules" Borba no Youtube e na Twitch. É possível acompanhar pelo computador, celulares Android e iPhone (iOS) ou na sua smart TV.