Por que a Apple pulou o iPhone 9? Entenda 'mistério' da Maçã
Empresa pulou do iPhone 8 para o iPhone X, decisão que desperta a curiosidade de muitos até hoje; teorias incluem aniversário do celular, estratégia de branding e má sorte
O iPhone X foi lançado em novembro de 2017, dois meses após o iPhone 8. Este "pulo" de geração causou alvoroço entre os fãs da Apple e segue gerando curiosidade até hoje. Prova disso é que o termo "iPhone 9" é buscado, em média, 90.500 vezes por mês no Google, segundo dados da plataforma de buscas KeywordTool. A principal teoria que explica a decisão da Apple de ignorar o iPhone 9 e ir direto para o anúncio do iPhone X é o aniversário do modelo. O celular completava uma década naquele ano, e a efeméride merecia ser celebrada com um modelo especial.
Existem ainda duas outras teorias que se propõem a desvendar o "mistério" do pulo geral. Uma aposta em uma estratégia de branding, e a outra, em superstições. Nas linhas a seguir, o TechTudo reúne as três principais hipóteses para o iPhone 9 não existir. Continue a leitura e descubra.
📝 Qual o melhor celular para se comprar? Participe da discussão no Fórum TechTudo
Teoria do 10º aniversário do iPhone
A Apple lançou seu primeiro celular em janeiro de 2007. A data ficou marcada como a entrada da empresa no mercado mobile mundial. Em 2017, o modelo original da linha completou uma década. Embora a Apple tenha lançado os iPhones 8 e 8 Plus em setembro daquele ano, a empresa optou por comemorar os 10 anos de sua linha de celulares de forma simbólica. Para isso, em novembro de 2017, apresentou o iPhone X, com o numeral romano representando o dez.
Teoria do upgrade significativo
Outra teoria que explica a ausência do iPhone 9 é a intenção da Apple de demonstrar um avanço significativo em seus smartphones. Diferente de todos os modelos anteriores, o iPhone X foi o primeiro a dispensar o tradicional botão Home, adotando um display de borda infinita que oferece mais espaço de visualização para o usuário. Além disso, o iPhone X foi o primeiro da Apple a contar com uma tela OLED, enquanto a linha iPhone 8 ainda utilizava tecnologia LCD. Acredita-se que o uso do número romano no nome do modelo foi uma forma de destacar essa inovação e a grande mudança tecnológica que ele representou.
Teoria da má sorte
A última teoria que justifica a ausência do iPhone 9 envolve uma superstição que considera o número nove como um símbolo de azar em algumas culturas, especialmente na China. Isso se deve ao fato de que, em mandarim, a pronúncia do número 9 é muito semelhante à palavra "morte". Logo, algumas pessoas acreditam que a Apple decidiu ir direto para o iPhone X e pular o número 9 para evitar uma má impressão em diversos mercados ao redor do mundo.
Com informações de TheCyberFlame, Quora
🎥 iPhone X: conheça sete curiosidades sobre o modelo da Apple
iPhone X: conheça sete curiosidades sobre o modelo da Apple