Aplicativos dos bancos Bradesco, Next, Pan e Neon apresentam problemas nesta sexta-feira (19) segundo o Downdetector — e o motivo é inusitado. Houve um "apagão cibernético" há poucas horas, que estaria relacionado a uma falha na atualização de software da empresa de cibersegurança Crowdstrike, que oferece seus serviços para empresas como a Microsoft. A companhia monitora diferentes serviços ao redor do mundo para detectar falhas e possíveis brechas para invasores. Curiosamente, um problema que se originou em uma corporação de proteção virtual criou instabilidades para diferentes serviços tech ao redor do mundo.
🔎 'Maior apagão da história': especialistas explicam gravidade do acidente
💻 O que é tela azul da morte, problema causado pelo apagão cibernético
No Brasil, há relatos de falhas em bancos e bets, além de erros relacionados à Microsoft. No exterior, contudo, aeroportos, redes de televisão, canais de emergência, hospitais e outros serviços foram afetados pela instabilidade da CrowdStrike. Os casos também tem sido compartilhados em redes sociais, como o X (antigo Twitter). A seguir, entenda mais sobre o "apagão tecnológico" desta sexta-feira (19).
Erro na CrowdStrike e na Microsoft: 'apagão cibernético' causa pane global
Segundo o Downdetector, apps de Bradesco, Banco Pan, Banco Next e Neon estão fora do ar nesta sexta (19). A razão da instabilidade tem a ver com o "apagão cibernético" de hoje, que trouxe instabilidades a diversos serviços ao redor do mundo e se iniciou devido a uma falha no sistema Windows na empresa CrowdStrike. Por isso, buscas como "app do Bradesco fora do ar hoje" e "erro 5414" já aparecem em aumento repentino no Google Trends, a ferramenta de monitoramento de pesquisas do Google.
No Brasil, há relatos de problemas nos bancos citados acima e em alguns serviços da Microsoft, mas as instabilidades se expandem ao redor do mundo. Canais de TV, servidores de aeroportos, bolsas de valores e outros compartilham falhas.
A Microsoft afirma que o problema já foi resolvido, mas que falhas podem continuar nas próximas horas. Erik de Lopes Morais, especialista em ciência da computação e co-fundador da Penso Tecnologia, explica que, devido à ampla adoção da solução CrowdStrike em todo o mundo, o impacto se estende por toda a internet, afetando até mesmo aqueles que não utilizam diretamente a solução.
"A nuvem da Microsoft, que opera na maioria com seus sistemas operacionais e também utiliza a solução CrowdStrike, está significativamente impactada. Consequentemente, todos os usuários da Microsoft Azure e do serviço Office 365 serão afetados, assim como outras grandes nuvens, como a AWS. Além disso, sistemas financeiros que dependem de recursos de instituições financeiras ou serviços como emissão de nota fiscal também enfrentarão instabilidade. Isso significa que o ERP da sua empresa, mesmo que não utilize CrowdStrike, pode sofrer problemas de instabilidade e outros efeitos colaterais", explica.
No X, usuários compartilham relatos e prints das notificações de instabilidade apontadas dentro dos apps de banco. Veja alguns:
Com informações de The News York Times
Veja também: 'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar
'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar