Wagner Moura: relembre 15 filmes e séries do astro brasileiro para maratonar
Em alta graças ao sucesso do suspense Guerra Civil, o ator baiano tem um longo currículo de produções cinematográficas e televisivas como Tropa de Elite e O Paí,Ó; veja lista completa
O ator Wagner Moura ficou famoso por estrelar filmes como Tropa de Elite (2007), Carandirú (2003) e Ó Paí, Ó (2007), todos eles aclamados pela crítica especializada. Contudo, o ator também participou de inúmeras produções estrangeiras, como o longa norte-americano Guerra Civil. A produção da A24 se passa em uma realidade distópica dos Estados Unidos e lidera, atualmente, as bilheterias dos cinemas brasileiros. Isso sem mencionar os papéis em Narcos, da Netflix, e em Sr. & Sra. Smith, do Amazon Prime Video.
A carreira de Moura, vale lembrar, está em crescimento desde o começo dos anos 2000, ganhando espaço em novelas e minisséries da Rede Globo como A Lua Me Disse e Paraíso Tropical. Se você quer saber mais sobre a carreira do novo sucesso brasileiro na gringa, veja a seguir as principais produções de Wagner Moura e onde maratoná-las no streaming.
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Veja os principais trabalhos de Wagner Moura no Brasil e no exterior, de novelas a filmes e séries.
- Carandiru (2003)
- Deus É Brasileiro (2003)
- Cidade Baixa (2005)
- Tropa de Elite (2007)
- Saneamento Básico, o Filme (2007)
- Ó Paí, Ó (2007)
- Elysium (2013)
- Praia do Futuro (2014)
- Agente Oculto (2022)
- Gato de Botas 2: O Último Pedido (2022)
- A Lua Me Disse (2005)
- Paraíso Tropical (2007)
- Narcos (2015)
- Iluminadas (2022)
- Sr. e Sra. Smith (2024)
Filmes
1. Carandiru (2003)
A história de um dos maiores presídios da América Latina e o massacre ocorrido no prédio em 1992 é mostrado no drama Carandiru. No longa, Wagner interpreta Zico, um traficante que divide uma cela com seu amigo de infância Deusdete (Caio Blat). A obra do diretor argentino-brasileiro Hector Babenco (O Beijo da Mulher Aranha), que está disponível na Netflix, se baseia nas memórias do médico Dráuzio Varella para ilustrar de forma crua a vida dos detentos antes e durante a ação da PM de São Paulo no presídio, que resultou em 111 vítimas. Carandiru apresenta nota 7,6 no IMDb e 67% de aprovação no Rotten Tomatoes.
2. Deus É Brasileiro (2003)
A comédia do diretor Carlos Diegues (Bye Bye Brasil) foi o quarto filme de Wagner Moura a estrelar em 2003 (os outros dois primeiros são O Caminho das Nuvens e Homem do Ano). Em Deus é Brasileiro, Moura interpreta Taoca, um pescador que recebe uma ajuda inesperada de ninguém menos que Deus (Antônio Fagundes). O Todo Poderoso precisa de férias e está em busca de alguém do Brasil, um país fervorosamente católico, para ficar em seu lugar. Disponível no Globoplay, Deus é Brasileiro tem média 5,9 no IMDb.
3. Cidade Baixa (2005)
Wagner Moura protagoniza junto com o amigo e padrinho Lázaro Ramos (O Primeiro Natal do Mundo) e a também atriz internacional Alice Braga (Hypnotic - Ameaça Invisível) o drama Cidade Baixa, filme do diretor Sérgio Machado (Abril Despedaçado) que chegou a ser exibido em Cannes. O longa está no acervo da Netflix e conta a história dos amigos Deco (Ramos) e Naldinho (Moura), pilotos de um navio cargueiro que se apaixonam por Karinna (Braga), uma stripper que atiça o romance e também a rivalidade dos dois companheiros. Cidade Baixa possui nota 6,5 no IMDb e aprovação de 60% no Rotten Tomatoes.
4. Tropa de Elite (2007)
Lembrado até hoje pelas frases emblemáticas como "pede pra sair" e "cadê o Baiano?", Capitão Nascimento é um dos trabalhos mais lembrados de Wagner Moura. O oficial do BOPE é protagonista do longa Tropa de Elite, título de ação dirigido por José Padilha (Narcos) que está no catálogo do Globoplay, Amazon Prime Video, Netflix e Telecine. Vale lembrar que o longa possui uma sequência, intitulada O Inimigo Agora é Outro, disponível no Globoplay e Telecine.
No enredo, que se passa em 1997, vemos como o capitão lida com estresse pessoal e profissional de liderar uma operação na favela de proteção ao Papa ao mesmo tempo que precisa encontrar um substituto. Os dois principais candidatos são Matias (André Ramiro) e Neto (Caio Junqueira), ex-policiais militares cansados da corrupção e inoperância da corporação. As avaliações são de 51% no RT e nota 8 no IMDb.
5. Saneamento Básico, o Filme (2007)
Junto de um elenco de peso formado por Lázaro Ramos, Fernanda Torres (Fim), Camila Pitanga (Mulheres Apaixonadas), Bruno Garcia (Sob Pressão) e Lúcio Mauro Filho (A Grande Família), Wagner Moura esteve na comédia Saneamento Básico, o Filme. A obra é dirigida por Jorge Furtado (Meu Tio Matou um Cara) e está no catálogo do Globoplay.
O ator baiano interpreta Joaquim, um morador de uma pequena vila do sul do Brasil que reinvidica na prefeitura melhorias no saneamento básico. Como a administração não tem verbas para novas obras nesse setor, parte dos moradores se aproveitam de um edital cultural para realizar um filme e assim conseguir o dinheiro pra a reforma. O problema é que nenhum dos envolvidos tem experiência com cinema. Saneamento Básico tem nota 7,3 no IMDb.
6. Ó Paí, Ó (2007)
Baseado na peça homônima de Márcio Meirelles, Ó Paí Ó é uma celebração da cultura baiana que contou com elenco majoritariamente vindo do estado, como Lázaro Ramos, Emanuelle Araújo (Olhar Indiscreto), Érico Brás (Tapas & Beijos), Edvana Carvalho (Renascer), além de Wagner. A obra pode ser vista no Amazon Prime Video, enquanto a série e a sequência cinematográfica estão no Globoplay. Ó Paí Ó tem nota 6,3 no IMDb.
O enredo ilustra o dia a dia dos moradores de um animado cortiço no Pelourinho, em Salvador. Com a proximidade do Carnaval, acompanhamos a rotina de todos eles pela ótica de Roque (Ramos), um aspirante a cantor de axé que, quando não está empenhado em fazer a festa acontecer, precisa lidar com os trambiques do folgado Boca (Ramos), com quem ele tem brigas constantes.
7. Elysium (2013)
Após uma carreira consolidada no Brasil, Moura conseguiu seu segundo papel em uma produção internacional com Elysium - o primeiro foi no longa americano Sabor da Paixão, em 2000. Disponível na Max (antiga HBO Max), o longa do diretor Neill Blomkamp (Distrito 9) ainda conta com Matt Damon (Identidade Bourne) e Alice Braga (Cidade de Deus) no elenco.
O enredo futurista mostra uma realidade distante onde os mais ricos moram em uma estação espacial chamada Elysium, enquanto os mais pobre sobrevivem numa Terra arrasada. Moura interpreta Spider, um hacker especializado em mandar naves clandestinas para a estação espacial. As médias são de 64% no RT e nota 6,6 no IMDb.
8. Praia do Futuro (2014)
Saindo da Bahia e indo para o Ceará, Wagner Moura protagonizou o drama teuto-brasileiro Praia do Futuro, que pode ser visto no Telecine. Nessa obra do diretor Karim Aïnouz (A Vida Invisível), o astro interpreta Donato, um salva-vidas de Fortaleza que se apaixona pelo turista alemão Konrad (Clemens Schick) após salvá-lo de um afogamento. Ao se mudar para a Alemanha com o novo amor, Donato deixa de lado seu irmão mais novo, Ayrton (Jesuíta Barbosa), que não se conforma com o abandono e viaja para reencontrar o irmão. A trama obteve aprovação de 65% no Rotten Tomatoes e nota 6,3 no IMDb.
9. Agente Oculto (2022)
Após o sucesso de Narcos na Netflix, Wagner esteve no elenco de Agente Oculto, filme exclusivo da plataforma vermelha que teve direção dos irmãos Anthony e Joe Russo (Vingadores: Guerra Infinita). A trama de espionagem conta com o protagonismo de Ryan Gosling (Barbie) no papel de Court Gentry, um agente que se torna alvo de outros espiões qualificados após descobrir segredos obscuros de sua agência. No enredo, o ator brasileiro está irreconhecível no papel de Laszlo Sosa, um excêntrico falsificador de documentos que realiza trabalhos para outros agentes. O longa conquistou aprovação de 45% no RT e 6,5 no IMDb.
10. Gato de Botas 2: O Último Pedido (2022)
Como um bom astro de cinema e TV, Wagner Moura também atuou na dublagem de uma animação famosa, como é o caso de Gato de Botas 2: O Último Pedido. O filme da DreamWorks Animation ainda teve Antonio Bandeiras (A Máscara do Zorro), Salma Hayek (Black Mirror) e Florence Pugh (Oppenheimer) entre as vozes de destaque. O longa está no catálogo do Telecine.
No filme derivado de Shrek, Gato de Botas (Bandeiras) descobre que só tem apenas uma de sete vidas. A revelação faz com que o espadachim busque um jeito de restaurar suas vidas anteriores. Mas um lobo obscuro (Moura) está no seu encalço, determinado a tirar a única existência que lhe resta. Graças ao papel, Wagner Moura recebeu uma indignação de Melhor Dublagem no Annie Awards em 2023, o Oscar da Animação. A obra rendeu nota 7,8 no IMDb e aprovação de 95% no Rotten Tomatoes.
Novelas e Séries
11. A Lua Me Disse (2005)
Após estrelar sucessos da retomada do cinema brasileiro nos anos 2000, Wagner Moura esteve também em produções televisivas da Rede Globo. Uma delas foi na novela A Lua Me Disse, onde contracenou com Marcos Pasquim (Morde e Assopra) e Adriana Esteves (Os Outros). Todos os episódios podem ser vistos no Globoplay. No IMDb, a nota é de 6,4.
O folhetim escrito por Miguel Falabella (Novela) e Maria Carmem Barbosa (Sai de Baixo) é centrado em Heloísa (Esteves), uma mãe solteira trabalhadora que é dona da marca popular "Frango com Tudo Dentro". Ela vive uma indecisão amorosa, pois é cortejada simultaneamente por Tadeu (Pasquim), namorado que auxilia na criação de seu filho, e Gustavo (Moura), ex-cunhado que sempre foi apaixonado por Heloísa.
12. Paraíso Tropical (2007)
As bordoadas e trambiques protagonizados pelo casal Bebel (Camila Pitanga) e Olavo (Moura) são os verdadeiros atrativos da novela Paraíso Tropical, folhetim que também está no Globoplay. Apesar do protagonismo de Fábio Assunção (Rei do Gado) e Alessandra Negrini (Cidade Invisível), as falcatruas e juras de amor cheia de xingamentos de Bebel e Olavo fizeram com que a dupla de vilões caíssem no gosto popular. A novela tem nota 6,6 no IMDB.
Na trama, Olavo é um empresário ambicioso e invejoso que planeja derrubar seu rival Daniel Bastos (Assunção), um herdeiro e diretor-executivo apaixonado pela trabalhadora Taís (Negrini). Para ajudar em seus planos, Olavo conta com a ajuda de Bebel, uma garota de programa que faz tudo que o ganancioso empresário manda - desde que lhe pague bem.
13. Narcos (2015)
O astro brasileiro precisou afinar o espanhol para encarnar uma das maiores mentes criminosas da América em uma série dramática da Netflix. Em Narcos, Moura é ninguém menos que Pablo Escobar, narcotraficante colombiano que chegou a ficar milionário com a venda de cocaína. Além do astro baiano, outros nomes brasileiros da equipe são o diretor José Padilha e o cantor Rodrigo Amarante, autor da canção de abertura "Tuyo". O show foca nos esforços de dois oficiais americanos da agência de narcóticos para capturar o criminoso colombiano responsável pela venda de cocaína pelo mundo nos anos 1970 e 1980. As médias são de 89% no Rotten e 8,8 no IMDb.
14. Iluminadas (2022)
Em Iluminadas, Moura está entre os nomes principais do elenco, junto com Elisabeth Moss (O Conto de Aia) e Jamie Bell (Rocketman). É na série da Apple TV+ que o ator baiano pôde reencontrar sua antiga formação profissional: o jornalismo. O astro interpreta Dan Velazquez, um repórter brasileiro que mora em Chicago e que está investigando uma série de assassinatos contra mulheres. A única sobrevivente é Kirby Mazrachi (Moss), que desde que foi atacada sofre de constantes alterações da realidade. A produção obteve nota 7,4 no IMDb e aprovação de 84% no Rotten Tomatoes.
15. Sr. e Sra. Smith (2024)
A mais recente produção de Moura no mercado estrangeiro foi na série Sr. e Sra. Smith, original do Amazon Prime Video que é baseada no filme homônimo de Brad Pitt e Angelina Jolie. A nova versão é protagonizada por Donald Glover (Atlanta) e Maya Erskine (PEN15). A dupla dá vida à John e Jane Smith, dois agentes que atuam em missões perigosas a mando de uma organização secreta. Como parte do disfarce, John e Jane devem viver como um casal, mesmo que eles nunca tenham se conhecido antes. Moura aparece no quarto episódio, onde ele interpreta um outro John que é veterano na espionagem no serviço ao lado de sua Jane. O show obteve 90% de aprovação no RT e nota 7 no IMDb.
Com informações de IMDb e Rotten Tomatoes
🎥 6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ