Google Meet agora permite trocar de aparelho sem sair da reunião; entenda
Usuário poderá alternar entre celular e notebook sem precisar desconectar da reunião, além de manter dois aparelhos conectados na sessão ao mesmo tempo; confira
O Google Meet vai permitir que usuários troquem de aparelho durante uma reunião sem precisar se desconectar da chamada e pedir para entrar novamente. A nova função possibilitará alternar entre um computador e um celular caso o usuário precise sair de casa, por exemplo, sem interromper a transmissão. Os participantes também poderão integrar uma sala usando dois dispositivos diferentes ao mesmo tempo. As novas possibilidades foram anunciadas pelo Google no último dia 24 e já começaram a ser implantadas na versão pessoal e no Google Workspace, ambiente voltado para empresas.
🔎 12 personagens dos anos 90/2000 recriados com inteligência artificial
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
De acordo com a empresa, os novos recursos estão sendo liberados de forma gradual nas contas ao redor do mundo, incluindo o Brasil. A previsão é de que as novidades estejam disponíveis nos próximos dias. Os usuários podem acionar as novas funções a partir das versões do Google Meet no computador, tablet e para aparelhos Android e iPhone (iOS). Para isso, é necessário que a mesma conta Google esteja logada em todos os dispositivos envolvidos na ação.
📝 Gmail ou Outlook, qual o melhor? Participe no Fórum do TechTudo
Como trocar de aparelho no Google Meet
Para fazer a troca de aparelhos, o usuário deverá ingressar na reunião no novo dispositivo e clicar no botão “Alternar Aqui”. Ele passará a visualizar a conversa no novo aparelho, ao mesmo tempo em que será desconectado do outro. Em uma simulação compartilhada pelo Google, é possível ver que a videochamada é desativada imediatamente no primeiro aparelho após o ingresso no novo local.
Para participar de uma reunião em dois aparelhos diferentes, também é preciso acessar a videochamada no novo dispositivo. Neste caso, o usuário deve optar pela opção “Entrar aqui também” para permanecer conectado nos dois lugares ao mesmo tempo. Essa função pode ser útil para o usuário interagir com os outros membros da sessão em cômodos diferentes da casa ou enquanto realiza diferentes tarefas, por exemplo.
Função já existia no rival
As duas novas funções do Google Meet já existem no sistema do Microsoft Teams, um dos principais rivais do serviço de videochamada do Google. O funcionamento por lá é parecido: o usuário deve acessar a reunião no novo dispositivo e escolher se deseja transferir a sessão para aquele aparelho secundário ou se prefere manter os dois locais ativos.
Veja também: 5 TVs que você não deve comprar para evitar dor de cabeça
5 TVs que você não deve comprar para evitar dor de cabeça