Celular
Publicidade

Por Danilo Paulo de Oliveira, para o TechTudo

O CEO da Apple, Tim Cook, confirmou que a empresa utiliza sensores da marca japonesa Sony na câmera dos iPhones há mais de uma década. A declaração é considerada rara, já que a empresa não tem a tradição de divulgar quem são os fornecedores de peças para a linha de celular. A informação foi divulgada no perfil oficial de Cook no Twitter, acompanhada de uma foto dele nas instalações da Sony em Kumamoto, no Japão. Na imagem, aparecem duas unidades do iPhone sobre a mesa.

A inédita confirmação vai ao encontro de recente notícia publicada pelo TechTudo sobre um importante rumor de que o iPhone 15, futuro smartphone da Apple, deve estrear câmera da Sony com avanços em fotos noturnas. A expectativa é que o componente utilize arquitetura diferenciada para para produzir imagens com menos superexposição e subexposição.

iPhone 14 roxo na redação do TechTudo — Foto: Laura Storino/TechTudo
iPhone 14 roxo na redação do TechTudo — Foto: Laura Storino/TechTudo

“Somos parceiros da Sony há mais de uma década para criar os principais sensores de câmera do mundo para iPhone”, disse Tim Cook, que ainda agradeceu o CEO da companhia japonesa, Kenichiro Yoshida.

Os únicos dados que a Apple divulga sobre as câmeras são informações gerais como abertura da lente e quantidade de megapixels, por exemplo.

No entanto, a revelação não é uma grande novidade, pois diversos relatórios anteriores da indústria já apontavam o uso de hardware Sony nos smartphones Apple. Um desses relatos foi publicado em 2015 pelo Wall Street Journal e tratava sobre o uso de dois sensores da fabricante japonesa no iPhone 6. Vale lembrar que, atualmente, a Sony é líder no mercado dos sensores de imagem, com 44% de participação no mercado. Esse volume é bem superior ao registrado pela Samsung, que ocupa segunda posição no ranking com uma fatia de 18,5%.

Confira o lançamento do iPhone 14

Confira o lançamento do iPhone 14

Outras novidades esperadas para o iPhone 15

Ainda sobre câmeras, é esperado que o iPhone 15 Pro traga a primeira lente periscópica da companhia — com componente da Sony. Se confirmada, a peça deve suportar um zoom óptico maior, graças a um sistema de espelho de 90 graus. Outra mudança aguardada é no design, já que rumores apontam que o celular venha ao mercado com uma estrutura geral em titânio, traseira de vidro e formato mais arredondado, parecido com o do iPhone 5C, em substituição ao design atual, que é mas reto no iPhone 14. A expectativa é de que o produto seja lançado pela Apple no próximo mês de setembro, como parte da tradição da empresa.

Com informações de The Verge

Mais recente Próxima Capa para Moto E22: confira 6 opções para celular Motorola
Mais do TechTudo