Casimiro Miguel, também conhecido como Cazé, é um streamer carioca considerado a Personalidade do Ano no Prêmio eSports Brasil 2021. Com as lives Twitch bombando em popularidade, ele virou um fenômeno por seu jeito irreverente de comentar e reagir a todo tipo de assunto, indo desde futebol a games. Nesta segunda-feira (24), durante a pré-estreia do documentário "Neymar - O caos perfeito" da Netflix no canal da Twitch, a transmissão passou de 513 mil espectadores e rendeu ao streamer o título de live brasileira mais assistida, quebrando o recorde do jogador de Free Fire Gabriel “Bak” Lessa. Além das lives, o streamer ficou muito conhecido por conta de dos videos Casimiro Reage, onde ele faz reacts a diversos programas, sendo o mais conhecido, o Vai Dar Namoro.
👉 Onde o Camisiro faz live? Tire as dúvidas no Fórum TechTudo
Neste mesmo dia, Cazé também informou que seria o canal com maior número de subs na Twitch, com 95 mil inscritos, mas a informação ainda não foi confirmada. O sucesso é tanto que Casimiro vai transmitir jogos do Campeonato Carioca de futebol em suas lives. Embora suas streams não tenham uma programação fixa, ele já é conhecido pelas transmissões noturnas, que geralmente atravessam a madrugada. Com isso, "Casimito", como é carinhosamente chamado pelos fãs, soma 1,5 milhão de seguidores na Twitch.
A popularidade de Casimiro também se reflete nas redes sociais, onde tem 1,5 milhão de seguidores no Instagram, 1,3 milhão de seguidores no Twitter, e 25 mil seguidores na sua página do Facebook. O canal Cortes do Casimito no YouTube conta com 1,53 milhão de inscritos. Em 2021 seu canal foi ainda o segundo mais assistido da categoria de Esportes em toda Twitch, perdendo apenas para Gaules.
A Origem do Casimiro
Embora seja conhecido como jornalista, Casimiro nunca terminou a faculdade. O carioca surgiu no Esporte Interativo, comentando e jogando no programa EI Games. Mesmo com a mudança do EI para TNT Sports Brasil, Cazé segue com a emissora - se apresentando às segundas e quintas no canal oficial da Twitch. O streamer também ganhou projeção por meio de esquetes do canal De Sola, canal de humor da TNT Sports Brasil no YouTube. Além disso, os fãs cariocas podem conferir o trabalho de Casimiro como comentarista esportivo no SBT Rio.
O começo na Twitch
Casimiro criou seu canal da Twitch em setembro de 2018, mas viu uma grande explosão de audiência durante o período de pandemia. O streamer já apareceu jogando títulos como Valorant, Among Us, FIFA 21, Bloons TD 6 e até mesmo League of Legends (LOL). Mas o que fez o carioca conquistar de vez o público é o seu talento para contar histórias e comentar as situações mais aleatórias possíveis.
Isso inclui comentários do Big Brother Brasil, enquadros de moto e até mesmo o trailer do novo filme do Batman. Seu carisma fez viralizar vários bordões, entre eles o "meteu essa?", "simplesmente", "apenas" e "que papinho, hein?". Um verdadeiro fenômeno, o crítico de televisão Chico Barney já fez vários elogios ao streamer, entre eles considerar Casimiro como um sucessor de Galvão Bueno.
Um show de carisma nas lives
Momentos bem humorados nas lives do Casimiro não faltam. O streamer já teve um bate-papo com o craque Neymar, onde os dois relembraram quando se conheceram em Paris. Em outra transmissão, Cazé contou sobre o dia em que recebeu no WhatsApp uma mensagem do jogador do Paris Saint-German para jogar Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). O dia em que Kaitlyn Michelle "Amouranth" Siragusa, uma das streamers mais populares (e polêmicas) da Twitch seguiu Casmiro, também rendeu momentos de altas risadas.
Nem só de memes vive o carioca, entretanto. No final de 2021 Casimiro contraiu Covid durante uma sessão de cinema particular de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Longe da Twitch por 10 dias, o público recebeu o streamer de braços abertos e com números sólidos. Durante as 8h4min de transmissão, a live teve pico de 134 mil espectadores, mais de 346 mil visualizações, e rendeu a Casmiro mais de 26 mil novos seguidores.
Entre as risadas, momentos solidários
Apesar das histórias divertidas, reacts engraçados e até conselhos amorosos que aparecem nas lives, Casimiro também já usou seu espaço para ajudar outras pessoas. Em 2020 o carioca passou por vários canais menores da Twitch, levando seu público para ajudar na audiência e aumentar o número de seguidores. Cazé também convocou seu seguidores para ajudar um brasileiro em uma votação para ganhar uma bolsa de estudos nos EUA.
Recentemente, ele chamou atenção novamente. Um vendedor de lanches de Curitiba estava assistindo a live enquanto trabalhava e interagiu no chat. Casimiro não perdeu tempo, entrou em contato com o curitibano, conhecido como Marcão, e fez um transferência de R$ 5 mil. Os seguidores que fossem até o local poderiam comer de graça. O resultado: a "Barraca do Marcão" obteve em uma noite o lucro aproximado de uma semana.