A Samsung divulgou planos para expandir o formato de celulares dobráveis para além daquele visto no Galaxy Fold: a companhia mostrou imagens de um conceito de smartphone que dobra na vertical, lembrando o icônico estilo flip. Diferentemente do aparelho que chegou ao mercado em setembro, que fecha como um livro, o novo modelo tem a proposta de reduzir de tamanho para caber em qualquer bolso. O anúncio foi realizado em uma conferência para desenvolvedores realizada nesta semana.
Com a novidade, a empresa tenta se antecipar à rival Motorola, que poderá apresentar o sucessor do clássico V3 com design dobrável em novembro – o aparelho poderá se chamar Moto Razr. Porém, ainda não há previsão de lançamento de um Galaxy nesses moldes.
As imagens divulgadas pela Samsung mostram um celular que tem tela apenas na porção interna. Ao fechar, ele ficaria com tamanho reduzido e poderia combinar com bolsos menores. Aberto, ele se comportaria como um smartphone comum. A empresa também menciona novos cenários de uso: fixando a dobradura em 90 graus, o telefone poderia ficar posicionado sobre a mesa para videochamadas sem precisar de suporte.
O visual se parece com os supostos desenhos vazados do dobrável da Motorola, com a diferença de que o possível Moto Razr teria também um display externo para exibir notificações e executar ações mais simples. A solução da dona do Moto G, nesse sentido, se inspira na solução de duas telas que a Samsung adotou no Galaxy Fold.
Apesar da divulgação do conceito, a sul-coreana ainda toma o cuidado para não se comprometer com lançamentos nesse formato. O Galaxy Fold sofreu atrasos após diversos problemas na tela e só chegou ao mercado recentemente. Segundo a diretora de pesquisa e desenvolvimento da companhia, Sally Jeong, os engenheiros ainda estão “explorando” o formato de flip como uma das opções viáveis com uso de telas flexíveis para telefones.
Galaxy Fold: veja curiosidades do celular com tela dobrável da Samsung