O YouTube para Android agora se adapta ao formato dos vídeos assistidos no celular. Sendo assim, ao rodar filmes verticais ou quadrados – configurações que se tornaram mais comuns com a popularização dos Stories do Instagram e do Snapchat –, o player permite ao usuário escolher se irá assistir ao vídeo no tradicional 16:9 ou arrastar a tela para visualizar o tamanho original.
A função havia sido anunciada pelo YouTube em junho de 2017, e liberada para o iPhone (iOS) da aplicação no final do mesmo ano.
Com a atualização, os usuários de Android passam a ter uma experiência de visualização mais dinâmica em seus celulares e tablets. As bordas pretas – que ficavam ao lado, ou em cima e embaixo – desaparecem, e o vídeo passa a ocupar todo o espaço da tela. Também é possível assistir em tela cheia na posição vertical.
Caso a pessoa deseje visualizar comentários, itens relacionados ou sugestões enquanto a assiste ao vídeo, passará a ter uma visualização parcial. A solução da plataforma para permitir a ação conjunta foi fazer com que a imagem assumisse o formato horizontal, ainda que sem bordas e com o conteúdo adaptado, ou seja, ocupando todo o espaço de exibição.
Quando quiser voltar a assistir no formato original, basta arrastar o dedo de cima para baixo e terá a imagem na vertical novamente.
A novidade já está disponível para os usuários que tiverem a versão mais recente do app para Android do player.
YouTube não carrega os vídeos: por quê? Descubra no Fórum do TechTudo.