O Mac OS, sistema operacional da Apple para computadores, está sujeito a casos de ramsomware. O primeiro vírus deste tipo para macbooks foi identificado nos últimos dias pela Palo Alto Networks. Versões de um programa que realiza download de torrents chamado Transmission BitTorrent foram contaminadas com malware Key Ranger, capaz de criptografar todo o HD da máquina após três dias nela. Ou seja, algo conhecido como "sequestro de dados".
Ransomware é um malware que consegue restringir o acesso ao sistema infectado, inutiliza o PC e permite que o hacker cobre um valor de “resgate” se a pessoa desejar reestabelecer o acesso. O Key Ranger criptografa o conteúdo do HD e emite uma mensagem solicitando o pagamento o quanto antes.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
O Key Ranger é o primeiro ramsomware tendo como alvo os usuários do Mac OS X. A recomendação das empresas de segurança é: em hipótese alguma, o usuário deve fazer o pagamento do “resgate” da máquina infectada. Pois não há garantia nenhuma de que o pagamento solucione os problemas no seu computador.
Os especialistas pedem que os usuários procurem pelo processo “kernel_service” no monitor de atividades. Caso esteja ativo, é recomendado restaurar o sistema para uma versão anterior em um backup. O processo se disfarça de uma ação de sistema, mas na verdade é o Key Ranger atuando.
O Transmission BitTorrent lançou uma versão 2.92, recomendável para que todos os usuários instalem. De acordo com a empresa responsável, o update remove os arquivos infectados do Mac. Caso você tenha o programa instalado na sua máquina, tente fazer a atualização o quanto antes.
Quais são as vantagens do Mac OS em comparação com o Windows? Opine no Fórum do TechTudo.
Via 9To5Mac e Palo Alto Networks