O Mac OS preserva uma grande gama de fãs, mesmo com as novidades trazidas por outros sistemas operacionais, como o Windows 10. Embora o novo OS da Microsoft tenha encurtado a distância em relação à Apple, isso pode não ser o é suficiente para convencer os usuários de Mac a trocar de sistema.
O OS X El Capitan trouxe melhorias discretas para um sistema que é sólido há anos, com alguns recursos que a Microsoft ainda deve levar um tempo para incluir em PCs. Confira uma lista com seis funções que são melhores no Mac OS tem e que, certamente, ajudam a torná-lo tão amado por seus usuários.
1) Uso inteligente de memória e energia
Um dos grandes trunfos do OS X frente ao Windows, há tempos, é a maneira com que gerencia os programas abertos pelo usuário. Ao contrário do Windows, que os fecha completamente ao clicar no “x” no canto da janela, o Mac os mantém sempre rodando em segundo plano consumindo o mínimo possível de energia e memória. Assim, é sempre rápido abri-los quando necessário, e não é preciso se preocupar com falta de RAM ou bateria – com a exceção do Chrome.
O resultado é uma experiência mais leve, que requer menos preocupação em sair dos apps abertos. Usuários podem fechar a tampa do Macbook após um dia de trabalho e não se preocupar em desligar o sistema, que sempre estará pronto para trabalhar.
2) Animações e efeitos de transição elegantes
O Windows 10 trouxe refinamentos importantes no design, incluindo uma visão explodida de apps abertos mais intuitiva e alguns efeitos de transição, mas nada que se compare com a fluidez das animações do OS X. O sistema da Apple lança mão do uso mais eficaz da GPU que sua base em Linux oferece, resultando em uma experiência de uso mais agradável: as janelas minimizam e maximizam suavemente e os programas em tela cheia flutuam na tela.
3) Captura de tela fácil
O Mac traz comandos nativos para tirar prints de tela, que ajudam na hora de catalogar tudo o que você vê no computador, inclusive frames de vídeos: é possível capturar o desktop inteiro, somente a janela ativa ou uma área selecionada com o mouse. O OS X ainda coloca as imagens na área de trabalho, salvando as capturas sem perder tempo entre um clique e outro.
No Windows, essa tarefa só é facilitada com o uso de apps, como o PicPick, uma das melhores ferramentas para tirar prints na plataforma da Microsoft que,sem coincidência alguma, imita algumas das principais características do Mac.
4) Periféricos plug & play
Usuários de Windows estão tão acostumados com a instalação de drivers para todo equipamento conectado à porta USB que não percebem a inconveniência dessa necessidade. No Mac, não é preciso instalar nada antes de começar a usar um mouse, teclado, HD Externo ou qualquer outro acessório ou periférico: são todos verdadeiramente plug & play.
5) Você sabe onde estão seus apps
Se há uma área em que o Windows é uma verdadeira bagunça é a famosa pasta “Arquivos de Programas”. Lá, o sistema da Microsoft coloca todos os executáveis junto com arquivos auxiliares de todos os apps instalados, o que acaba causando uma confusão na cabeça do usuário: afinal, onde está o programa que você acabou de instalar?
No Mac, tudo o que é instalado fica organizado na pasta “Aplicativos”, com ícones que identificam cada programas. O conteúdo de cada programa pode ser explorado, mas fica oculto para os usuários que só precisam executá-los ou excluí-los do computador com um clique ou movendo-os para a lixeira – não há painel de controle ou prompt de desinstalação para todo app, por mais simples que ele seja.
6) Pré-visualização
Um recurso pouco valorizado no Mac é a ferramenta de pré-visualização, que vem se tornando mais poderosa a cada versão do sistema. Com ela, é possível ver rapidamente o conteúdo de um arquivo pressionando a tecla "Espaço" quando o cursor está sobre o ícone - algo especialmente útil na hora de selecionar as melhores fotos da sua última viagem, por exemplo.
Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo.
Em arquivos de texto, como notas e PDFs, é possível até fazer pequenas edições ao maximizar a janela de pré-visualização, obtendo um conjunto razoavelmente completo de pinceis e outras ferramentas.
No Windows, o que há de mais parecido com essa função é o modo preview do Explorer, que mostra uma miniatura do conteúdo em uma janela lateral. Porém, na hora de ver fotos em tela cheia ou realizar qualquer alteração, o usuário é obrigado a abrir apps de fotos, vídeos e outros, algo que só um usuário de Mac sabe o quanto prejudica o dia a dia.