8 eletrodomésticos que você NUNCA deve comprar para a sua casa
Aparelhos que gastam muita luz, oferecem garantia curta, têm avaliações ruins e estão ultrapassados não são um bom investimento; saiba quais produtos você deve passar bem longe
Comprar um eletrodoméstico novo, como uma geladeira, máquina de lavar, fogão ou air fryer, pode ser uma tarefa bastante difícil. Afinal, é preciso observar várias características para garantir que o aparelho atenda às necessidades da casa, como capacidade, tamanho, funções e, principalmente, o valor. Mas, além de saber o que procurar, é importante também estar atento aos pontos que devem ser evitados, como produtos com alto consumo de energia ou com avaliações negativas, que podem passar despercebidos e, no final, se tornar um mau investimento.
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com oito tipos de eletrodomésticos que não valem a pena. Isso ajuda a evitar problemas como manutenção constante, vida útil curta e outras dores de cabeça. No fim, o mais importante é entender as necessidades da sua casa e família para fazer a escolha certa. Confira!
📝 É seguro comprar eletrodomésticos online? Confira no Fórum do TechTudo
8 eletrodomésticos que não valem a pena
Ao escolher aparelhos para a sua casa, não fique de olho apenas nos produtos que atendem às necessidades do dia a dia, mas também nas opções que podem trazer mais problemas do que vantagens. Apesar de parecerem bons à primeira vista, alguns dispositivos têm alto consumo de energia, durabilidade baixa ou funções que não compensam o seu preço. Veja, no índice abaixo, os eletrodomésticos dos quais você deve fugir:
- Gastam muita energia
- Possuem avaliações ruins
- Oferecem garantia curta
- Tem suporte limitado
- Difíceis de manter ou consertar
- Que estão ultrapassados
- Possuem voltagem diferente da sua casa
- Que não atendem as suas necessidade
1. Gastam muita energia
Um ponto importante ao escolher um eletrodoméstico novo é o consumo de energia, para evitar surpresas na conta de luz no final do mês. O ideal é optar por aparelhos com o selo de eficiência energética do INMETRO e classificação A, que são os mais econômicos. Além disso, escolher produtos com tecnologias mais eficientes também é uma boa maneira de garantir mais economia, como geladeiras e máquinas de lavar com motores inverter.
2. Possuem avaliações ruins
Pesquisar antes de comprar é muito importante para evitar arrependimentos. Por isso, é importante conferir as avaliações de outros consumidores, o que ajuda a entender como o produto funciona e a identificar seus prós e contras. Uma boa forma de fazer isso é acessar as páginas dos produtos em marketplaces como Amazon, Mercado Livre e Casas Bahia, onde os itens costumam receber classificações de 1 a 5 estrelas.
Também é importante verificar a reputação das fabricantes em plataformas como o Reclame Aqui, para saber se, em caso de problemas, a assistência técnica é eficiente e rápida. Além disso, você pode identificar as questões mais comuns de cada marca e fazer uma escolha mais segura.
LEIA TAMBÉM
3. Oferecem garantia curta
Outro tipo de aparelho a ser evitado na hora da compra é aquele com garantia curta. Normalmente, o prazo é de 12 meses a partir da data da compra, mas algumas marcas oferecem a opção de estender o tempo por um custo adicional. Nesse sentido, o melhor é escolher eletrodomésticos com pelo menos um ano de garantia, para ter mais segurança caso apareçam defeitos de fábrica em pouco tempo.
4. Tem suporte limitado
Um aparelho com suporte limitado pode dificultar a busca por assistência técnica ou o contato com o fabricante caso surjam problemas após a compra. Por isso, é importante escolher marcas que ofereçam mais opções de suporte, seja diretamente ou por meio de lojas autorizadas. Nesse sentido, antes de comprar um produto, verifique no site oficial da marca seus canais de atendimento e a localização das assistências técnicas autorizadas em sua região.
5. Difíceis de manter ou consertar
Alguns eletrodomésticos, como purificadores de água, exaustores e coifas, exigem manutenção regular, como a troca de filtros a cada seis meses. Se o custo dessa substituição for muito alto, o aparelho pode se tornar mais caro ao longo do tempo, o que deve ser considerado pelo usuário.
Dessa forma, antes de comprar um aparelho novo para a sua casa, é melhor pesquisar sobre a marca, as peças que ele precisa e as opções de conserto disponíveis. Assim, você evita surpresas com custos inesperados e faz uma escolha mais consciente.
6. Que estão ultrapassados
Por mais que uma promoção pareça boa, se o aparelho for ultrapassado, não vale a pena. Isso porque, em caso de defeito, pode ser difícil encontrar peças de reposição. Além disso, produtos mais antigos geralmente têm um consumo de energia elevado. Nesse sentido, é melhor pesquisar entre os modelos mais novos e modernos, que se encaixem no seu orçamento e nas suas necessidades. Afinal, ainda que um produto desatualizado possa parecer vantajoso no início, ele pode resultar em grandes gastos ao longo do tempo.
7. Possuem voltagem diferente da sua casa
Outro ponto importante ao comprar um eletrodoméstico novo é verificar se a voltagem dele é compatível com a da sua casa. Se não for, é melhor buscar outra opção. Afinal, se você conectar um aparelho de 220V em uma rede de 110V, o desempenho pode ser comprometido ou o produto pode não funcionar corretamente. Já se conectar um aparelho de 110V em uma rede de 220V, os danos podem ser graves, como o aparelho parar de funcionar ou até causar um incêndio.
Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!
8. Que não atendem as suas necessidades
Esse é um dos principais pontos para realizar uma compra de eletrodoméstico bem-sucedida. Afinal, se o aparelho não atender às necessidades da sua rotina e família, ele será um mau investimento. Por isso, é uma boa ideia fazer uma lista com as funções mais importantes, como capacidade, tamanho, consumo de energia, entre outras. Além disso, verifique se o aparelho tem o tamanho certo para o espaço disponível e a capacidade ideal para o número de pessoas da casa.
Eletrodomésticos:
- Qual a melhor marca de eletrodomésticos do Brasil? Veja qual comprar
- Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular
- Selo Procel: veja o que é, o que significa e como entender as letras
- Cozinha planejada: 6 eletrodomésticos para otimizar o seu espaço
- O que não ligar na extensão? 7 eletrodomésticos para só ligar direto na tomada
- Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Saiba qual é mais vantajoso
- Conta de luz aumentou: saiba economizar com geladeira, lava roupa e mais 'vilões'
🎥 Vídeo: 3 melhores air fryers para comprar com desconto
3 melhores air fryers para comprar com desconto