5 comandos do ChatGPT que todo mundo deveria testar
O chatbot da OpenAI é capaz de ajudar os usuários em várias atividades da vida pessoal e profissional; veja alguns comandos para usar no ChatGPT e otimizar tarefas
O ChatGPT, chatbot de inteligência artificial (IA) da OpenAI, é uma ferramenta que pode ajudar os usuários em diversas tarefas do dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional. Ele pode, por exemplo, auxiliar na elaboração de resumos, na organização de uma viagem e na criação de receitas. O chatbot também pode ser útil para quem deseja estudar um novo idioma ou até mesmo ter ideias de currículos. Contudo, para obter respostas satisfatórias, é preciso usar comandos completos, com informações e detalhes necessários. Para ajudar nesta tarefa, o TechTudo fez uma lista com cinco ideias de prompts que os usuários deveriam testar no ChatGPT. Saiba mais.
1. Pedir ajuda para aprender idiomas
Embora existam ferramentas que traduzam textos para várias línguas, como o Google Tradutor, o chabot de IA consegue oferecer mais informações sobre o contexto e os usos de determinadas palavras ou expressões no dia a dia, por exemplo.
É possível escrever um comando com uma dúvida a respeito de uma expressão, como “Explique o significado da expressão 'Take it easy' e como ela é utilizada no inglês”. Desta forma, em vez de simplesmente traduzir a expressão, o chatbot explica o significado e o contexto no qual ela pode ser aplicada no dia a dia, considerando, também, as variações que podem ocorrer. Também é possível pedir que ele faça outras tarefas relacionadas, como “Escreva uma lista com os principais verbos irregulares em inglês, no presente e passado”.
2. Elaborar resumos
O ChatGPT pode ser utilizado para elaborar resumos de diversos tipos de textos, incluindo material acadêmico e escolar, artigos, relatórios, conteúdos de sites e muito mais. É possível pedir que a ferramenta destaque as principais informações sobre o conteúdo, por exemplo, limitando o tamanho do resumo ou se ele será organizado em tópicos, pequenos parágrafos, listas, texto corrido ou outro formato.
Como exemplo, pedimos para o ChatGPT fazer um resumo desta matéria do TechTudo: “5 sites para baixar desenhos para imprimir e colorir de graça” — o prompt usado foi “Leia esta matéria e faça um resumo dividido em tópicos com as principais informações do texto.” No resultado, o chatbot faz um resumo de cada plataforma, com uma breve descrição do site e das suas funcionalidades. Vale ressaltar que os prompts para a IA fazer resumos podem ajudar o usuário a otimizar o tempo na rotina.
3. Gerar ideias para currículo e carta de apresentação
O chabot de IA também é um assistente capaz de criar currículos e cartas de apresentação para ajudar as pessoas que estão procurando um novo emprego. A principal vantagem é a possibilidade de criar currículos personalizados para cada vaga de modo rápido e eficiente. Caso não queira expor as suas informações profissionais, como experiências, formação e outros dados, é possível pedir para o ChatGPT dar uma sugestão de modelo de currículo pronto, que depois será preenchido com os dados.
Ao responder o comando “Faça um modelo de currículo de uma página para uma vaga de redator. Inclua espaços para contato, experiência, formação, objetivo profissional e habilidades”, o ChatGPT ofereceu um modelo de currículo direcionado para uma vaga de redação, incluindo até mesmo sugestão de resumo na área do objetivo profissional. Para complementar a candidatura, use um comando como “Escreva uma carta de apresentação de 10 linhas para uma pessoa que está se candidatando ao cargo de redator, destacando experiência na área e habilidades de escrita”.
4. Criar receitas
O ChatGPT também é uma ferramenta útil para quem quer gerar receitas com base em determinados ingredientes ou preferências, o que é interessante sobretudo quando uma pessoa tem apenas alguns ingredientes em casa e não sabe como criar uma receita com eles. Com o comando adequado, o chatbot poderá analisar o pedido para oferecer uma receita completa e coerente. Por outro lado, se a pessoa fizer um prompt com diversos tipos de itens, incluindo doces, salgados e bebidas, por exemplo, a ferramenta provavelmente irá escrever uma receita inadequada.
Ao responder o comando “Escreva uma receita simples e fácil com os seguintes ingredientes: um tomate, três ovos, uma cebola e queijo mussarela”, o ChatGPT escreveu uma receita de omelete com esses ingredientes, incluindo o modo de preparo com o passo a passo separado em tópicos, para facilitar o entendimento do usuário. Vale lembrar que a IA também pode ser útil para criar listas de compras e oferecer dicas de culinária.
5. Organizar viagens
Por fim, o ChatGPT ainda pode auxiliar os usuários na organização de uma viagem, incluindo informações sobre o destino, pontos turísticos, dicas, comidas típicas, costumes e muito mais. Vale ressaltar que, como o chatbot não tem acesso aos acontecimentos mais recentes, ele não irá mencionar, por exemplo, um novo estabelecimento que abriu em uma cidade.
Enviamos o comando “Faça uma lista com as principais atrações turísticas de Nova York para a organização de uma viagem de 7 dias” para o ChatGPT, que listou os pontos turísticos da cidade e fez um resumo do que o turista poderá conhecer em cada um deles, além de distribuir os locais em um roteiro de viagem feito em tópicos. Vale destacar que o prompt pode ser ajustado segundo o destino e o tempo da viagem, bem como as informações que a pessoa deseja obter.
Com informações de Make Use Of, Tom´s Guide e PC World.
Veja também: ChatGPT anuncia novo modelo que pode conversar por voz e vídeo
ChatGPT anuncia novo modelo que pode conversar por voz e vídeo