12 séries que passavam na TV aberta e você provavelmente não terminou de assistir
Algumas séries famosas passaram na TV aberta brasileira e caíram nas graças do público, mas acabaram ficando incompletas, como Arquivo X, Lost e House, MD; confira lista completa
A TV aberta era o principal meio para acompanhar as séries de maior sucesso antes do surgimento de das plataformas de streaming. No entanto, por diversos motivos, é comum que os espectadores tenham assistido somente episódios isolados de produções como Dois Homens e Meio (2003), House, M.D. (2004) e CSI: Investigação Criminal (2000), ou simplesmente não acompanharam por completo suas tramas. Com ajuda de plataformas como Max (antiga HBO Max), Disney+, Globoplay e Netflix, é possível colocar seus seriados favoritos em dia.
Pensando nisso, o TechTudo reuniu 12 séries que você provavelmente só passou de vista no período de transmissão pela TV aberta ou não teve a oportunidade de assistir as histórias completas antes do streaming. A seguir, confira mais detalhes relacionados às produções, como sinopse, elenco, repercussão e onde assisti-las.
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Nessa lista organizada pelo TechTudo, você irá conferir as seguintes 12 séries que passaram na TV aberta brasileira:
- Prison Break: Em Busca da Verdade (2005)
- Arquivo X (1993)
- Supernatural (2005)
- Dois Homens e Meio (2003)
- Lost (2004)
- Revenge (2011)
- As Visões da Raven (2003)
- CSI: Investigação Criminal (2000)
- House, M.D. (2004)
- Chicago Fire: Heróis Contra o Fogo (2012)
- Bônus: Xena - A Princesa Guerreira (1995)
- Bônus: Heroes (2006)
1. Prison Break: Em Busca da Verdade (2005)
Disponível atualmente no Disney+ e na Netflix e uma das séries de ação e drama mais aclamadas dos anos 2000, Prison Break: Em Busca da Verdade gira em torno de Lincoln Burrows, um homem encaminhado à penintenciária de Fox River, nos Estados Unidos, por um crime que ele não cometeu. Diante disso, Michael Scofield, irmão de Lincoln, grava detalhes do presídio por meio de tatuagens no corpo e monta um plano: ele comete um assalto em um banco para ser preso e, assim, conseguir ajudar seu irmão a escapar da prisão.
A série foi exibida pela Rede Globo entre 2009 e 2011 e na Band entre 2012 e 2014. O elenco é composto pelos atores Dominic Purcell (Lendas do Amanhã), Wentworth Miller (The Flash), Amaury Nolasco (Os Reis da Rua), Robert Knepper (Gaiola Mental) e Sarah Wayne Callies (The Walking Dead). Nos sites agregadores de críticas, Prison Break: Em Busca da Verdade apresenta uma pontuação de 8,3 no IMDb e uma aprovação entre os críticos de 61% pelo Rotten Tomatoes.
2. Arquivo X (1993)
Combinando suspense, ficção científica e terror, Arquivo X ficou marcada como uma das grandes séries dos anos 90. Na trama, Fox Mulder e Dana Scully são dois agentes da FBI que trabalham na unidade de casos enigmáticos da agência. Fox é um teórico da conspiração e Dana é uma médica mais cética. Apesar das diferenças, ambos devem se unir para confrontar os acontecimentos estranhos que passam por seus caminhos.
A produção está disponível atualmente no Disney+ e começou a ser transmitida pela Rede Record em 1994, com exibição até o início dos anos 2000. Os atores David Duchovny (Certas Pessoas), Gilian Anderson (Sex Education), Mitch Pileggi (Sons of Anarchy) e William B. Davis (Maus Momentos no Hotel Royale) formam o elenco de Arquivo X, que exibe uma aprovação pela crítica de 74% no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 8,6 pelo IMDb.
3. Supernatural (2005)
Outra série popular da lista é Supernatural, que une suspense, horror e fantasia em seu enredo. A história acompanha os irmãos Dean e Sam Winchester, treinados pelo pai para detectar e combater entidades maléficas que vagam pelos Estados Unidos. Assim, em meio aos conflitos pessoais, a dupla cruza o país para eliminar vários tipos de criaturas, incluindo demônios, vampiros, fantasmas e outros monstros sobrenaturais.
No Brasil, Supernatural foi transmitida pelo SBT entre os anos de 2006 e 2018, e atualmente pode ser conferida nos catálogos da Max e Amazon Prime Video. No elenco, Jensen Ackles (The Boys) e Jared Padalecki (Gilmore Girls) são os atores protagonistas e Misha Collins (Karla: Paixão Assassina), Jeffrey Dean Morgan (Grey's Anatomy) e Lauren Cohan (The Vampire Diaries) são outros nomes presentes. No Rotten Tomatoes, a série ostenta uma classificação de 93% dos críticos. Já pelo IMDb, sua pontuação é de 8,4.
4. Dois Homens e Meio (2003)
Dois Homens e Meio é uma das sitcoms mais famosas dos últimos anos e deixou uma marca na indústria televisiva dos anos 2000. No enredo, ambientado em Malibu, California, o solteirão endinheirado Charlie é um compositor de jingles que está sempre envolvido por bebidas, apostas e, principalmente, mulheres. Contudo, sua vida muda completamente quando seu irmão recém-divorciado, Alan, e o sobrinho, Jake, passam a morar com ele.
Com disponibilidade para assistir pelas plataformas Max e Amazon Prime Video, a série de comédia começou a ser exibida pelo SBT em 2010. O elenco inicialmente é estrelado por Charlie Sheen (franquia Todo Mundo em Pânico), Jon Cryer (Supergirl) e Angus T. Jones (Spot - Um Cão da Pesada), tendo também a atriz Holland Taylor (The Morning Show) e mais tarde, a adição de Ashton Kutcher (Na Sua Casa ou na Minha?). A pontuação de Dois Homens e Meio pelo IMDb é de 7,1. Enquanto isso, no Rotten Tomatoes, sua aprovação pela crítica especializada é de 65%.
5. Lost (2004)
A série dramática dos anos 2000 impactou o mundo da cultura pop e segue sendo uma das mais lembradas até os dias de hoje. A história ilustra um acidente em uma ilha tropical remota, onde um avião da Oceanic Airlines acaba caindo e o grupo de pessoas sobreviventes precisa se adaptar ao ambiente. Nesse meio tempo, eles se deparam com as ameaças da natureza e outros desafios que prometem trazer inúmeros problemas.
Disponível atualmente no Disney+ e na Netflix, Lost foi exibida pela Rede Globo entre os anos de 2006 e 2011. Matthew Fox (Guerra Mundial Z), Evangeline Lilly (Homem-Formiga), Jorge Garcia (Hawaii Five-0), Daniel Dae Kim (Avatar - O Último Mestre do Ar) e Emilie de Ravin (Carrie, a Estranha) são alguns nomes do elenco recheado da série, que possui um pontuação de 8,3 pelo IMDb e uma aprovação de 86% da imprensa especializada no Rotten Tomatoes.
6. Revenge (2011)
Imenso sucesso de drama e suspense psicológico do início dos anos 2010, Revenge segue Amanda Clarke, uma jovem que viu seu pai ser preso através de uma acusação falsa de terrorismo, o que culminou em seu assassinato na prisão. Devido ao ocorrido, ela passou sua adolescência no reformatório e foi liberada somente após completar 18 anos, quando adota a identidade de Emily Thorne e bola um plano de vingança contra todos aqueles responsáveis pela injustiça que seu pai sofreu.
Na TV aberta brasileira, Revenge foi transmitido pela Rede Globo entre 2013 e 2015. A série pode ser vista no catálogo do Disney+ e é estrelada por Emily VanCamp (Capitão América 2: O Soldado Invernal), com Madeleine Stowe (Obsessão Fatal), Gabriel Mann (Estrela Solitária) e Josh Bowman (A Super Agente) sendo outros nomes do elenco. Nos sites agregadores de críticas, a produção tem uma classificação de 69% pelos especialistas no Rotten Tomatoes e uma pontuação pelo IMDb de 7,8.
7. As Visões da Raven (2003)
Outra sitcom da lista, As Visões da Raven é uma produção da Disney Channel que combina a comédia com fantasia. A história acompanha os passos de Raven Baxter, uma jovem com habilidades inusitadas de clarividência. Apesar dessa capacidade psíquica, as visões são preenchidas apenas pela criatividade da adolescente. Com isso, ela passa por várias aventuras inesperadas e divertidas com seus amigos Eddie e Chelsea.
A série do Disney+ foi uma das produções de comédia que ganharam popularidade pela transmissão do SBT, que exibiu a sitcom entre 2007 e 2015. Protagonizada por Raven-Symoné (The Cheetah Girls) e com Orlando Brown (Pelotão em Apuros), Anneliese van der Pol (Bratz: O Filme) e Kyle Massey (Cory na Casa Branc) no elenco, As Visões da Raven apresenta uma aprovação pelo público de 75% no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 6,7 pelo IMDb.
8. CSI: Investigação Criminal (2000)
Se o assunto é série de drama policial, é impossível não mencionar CSI: Investigação Criminal, um dos maiores símbolos do subgênero televisivo. A produção é centrada nas investigações da equipe de cientistas forenses que trabalha no Laboratório de Criminalística policial da cidade de Las Vegas, em Nevada. Nesse cenário, o grupo de especialistas procura desvendar casos de mortes misteriosas e que parecem ser quase impossíveis de solucionar.
Atualmente disponível nas plataformas Netflix, Paramount+ e Amazon Prime Video, CSI: Investigação Criminal estourou na programação da Rede Record, que transmite a produção e seus derivados desde 2005. Entre os vários nomes que passaram pelo elenco, estão os atores William Petersen (Caçador de Assassinos), Jorja Fox (Amnésia), Marg Helgenberger (China Beach), George Eads (Justiça Jovem) e Gary Dourdan (franquia Alien). A série tem 7,7 de pontuação no IMDb e 92% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.
9. House, M.D. (2004)
Na área das séries médicas que envolveram a TV nos anos 2000 está House, M.D., disponível atualmente nas plataformas Netflix, Max, Globoplay e Amazon Prime Video. A trama é ambientada no hospital universitário Princeton-Plainsboro Teaching Hospital, onde o Dr. Gregory House é um infectologista reconhecido pelo seu trabalho, trazendo ótimos diagnósticos. Entretanto, o seu mau-humor e seu comportamento antissocial acabam gerando atritos com sua chefe e o resto da equipe.
Estrelada pelo britânico Hugh Laurie (Toda Luz que Não Podemos Ver), House, M.D. foi transmitida na TV aberta pela Rede Record entre 2007 e 2012, além de estar presente na Band desde 2021. O elenco da série é complementado pelos atores Omar Epps (franquia Pânico), Robert Sean Leonard ( Sociedade dos Poetas Mortos), Lisa Edelstein (Guia Feminino do Divórcio) e Jesse Spencer (Grande Menina, Pequena Mulher). A produção possui 90% de classificação pelos especialistas no Rotten Tomatoes e 8,7 de pontuação pelo IMDb.
10. Chicago Fire: Heróis Contra o Fogo (2012)
Chicago Fire: Heróis Contra o Fogo ilustra ação, drama e suspense na tela, com a narrativa se desenvolvendo por meio do cotidiano dos bombeiros e paramédicos que trabalham no 51º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Chicago. Em certa ocasião, um experiente bombeiro da equipe falece em um dos trabalhos e o acontecimento cria um clima de desavenças no esquadrão. Assim, o grupo luta para que as rixas não atrapalhem suas tarefas e que a harmonia colabore para superar dramas profissionais e pessoais.
Desde 2014, a Rede Record é o canal que transmite a produção pela TV aberta no Brasil, podendo ser assistida também no Globoplay e no Amazon Prime Video por meio do Universal+. O elenco exibe nomes como Jesse Spencer, Taylor Kinney (Mulheres ao Ataque), Monica Raymund (Lie to Me) e David Eigenberg (Sex and the City). Nos sites agregadores de críticas, Chicago Fire: Heróis Contra o Fogo apresenta uma pontuação de 8,0 pelo IMDb e uma aprovação de 88% pela audiência no Rotten Tomatoes.
11. Bônus: Xena - A Princesa Guerreira (1995)
Um grande hit de fantasia histórica, Xena - A Princesa Guerreira surgiu como um spin-off de Hércules: A Lendária Jornada. O enredo se centra em Xena, uma guerreira da Grécia Antiga que tem como objetivo a redenção pelo seu passado nebuloso, quando cometeu um ato controverso. Com isso, ao lado de sua amiga Gabrielle, a protagonista viaja por diversos vilarejos e busca ajudar o máximo de pessoas, sempre lutando por justiça.
No Brasil, Xena - A Princesa Guerreira recebeu a transmissão do SBT nos anos 90 e mais tarde, na década de 2000, foi exibida pela Rede Record. No momento, a produção não está disponível em nenhuma plataforma de streaming. O elenco é protagonizado pelas atrizes Lucy Lawless (Um Faz de Conta Que Acontece) e Renee O'Connor (Enchente: Quem Salvará Nossos Filhos?), e também conta com a presença de Ted Raimi (O Grito) e Karl Urban (The Boys). A série tem uma classificação pelo público de 86% no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 6,8 pelo IMDb.
12. Bônus: Heroes (2006)
Antes da temática dos super-heróis tomar conta da TV e do cinema, a partir dos anos 2010, a série Heroes abordou a ideia de forma inovadora e com uma dose de ficção científica. Na trama, um grupo de pessoas diversas descobre a existência de capacidades especiais, com cada indivíduo tendo uma habilidade distinta, como o voo, a telepatia e outros poderes sobrehumanos. Nesse contexto, eles vão precisar unir forças para combater desastres que ameaçam a presença da humanidade na Terra.
Heroes foi ao ar na Rede Record a partir de 2007, com exibição até o meados dos anos 2010, e atualmente não está disponível via streaming. Hayden Panettiere (Nashville), Masi Oka (Agente 86: Bruce e Lloyd Fora de Controle), Zachary Quinto (American Horror Story) e Milo Ventimiglia (This is Us) são alguns dos nomes que formam o elenco. Nos sites agregadores de críticas, a produção conta com uma aprovação de 52% pela crítica especializada no Rotten Tomatoes e uma pontuação pelo IMDb de 7,5.
Mais lidas da semana
🎥Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona