12 séries de serial killer para assistir online e morrer de nervoso
Séries de serial killer como Mindhunter, Dexter, Dahmer e Black Bird impactaram a audiência e crítica com a retratação de crimes hediondos; confira lista completa
As séries de serial killer são uma opção de entretenimento em alta no universo do streaming, com foco na retratação de crimes assustadores e assassinos cruéis. Sejam elas de investigação policial fictícia ou narrando crimes reais, tais obras atiçam a curiosidade do público ao acompanhar histórias perturbadoras (verídicas ou não) e a busca meticulosa pelos criminosos organizada pela polícia. Títulos como Mindhunter (2017), Dexter (2006), Dahmer: Um Canibal Americano (2022) e Black Bird (2022) estão entre os mais buscados em plataformas como Netflix, Apple TV+ e Paramount+.
Enquanto há uma audiência que quer manter distância das cenas violentas e angustiantes mostradas nessas séries, há, por outro lado, um crescente número de pessoas interessadas em tramas policiais que não perde nenhum lançamento. Por isso, o TechTudo organizou 12 produções sobre assassinatos em série imperdíveis que vão deixar a audiência arrepiada de medo. São obras populares e outras surpreendentes, com notas elogiosas da crítica e público em portais como Rotten Tomatoes e IMDb. Confira a seguir.
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Não deixe de conferir essas principais obras criminais que vão impactar você.
- Mindhunter (2017)
- Dexter (2006)
- Dahmer: Um Canibal Americano (2022)
- Reyka (2021)
- O Assassino Midiático (2023)
- Black Bird (2022)
- O Paraíso e a Serpente (2021)
- O Homem das Castanhas (2021)
- Instinct (2018)
- Slasher (2016)
- Somewhere Between (2017)
- Epitafios (2004)
1. Mindhunter (2017)
No enredo, Holden Ford (Groff) e Bill Tench (McCallany), dois agentes do FBI, e Wendy Carr (Torv), psicóloga e professora universitária, são responsáveis pela Unidade de Ciência Comportamental do FBI, núcleo responsável por acompanhar casos de serial killers nos Estados Unidos e fazer pesquisas que busquem entender o comportamento deles. A partir de então, o trio analisa a indiferença à dor alheia que assassinos como Charles Manson, Ed Kemper, David Berkowitz e outros possuem.
A produção é baseada no livro homônimo do escritor Mark Olshaker e do ex-agente do FBI John E. Douglas. Original da Netflix, o show conta com Jonathan Groff (Hamilton), Holt McCallany (Garra de Ferro) e Anna Torv (The Last of Us) nos papéis principais. As pontuações são de 8,6 no IMDb e 97% de aprovação no Rotten Tomatoes.
2. Dexter (2006)
Uma das poucas séries protagonizadas por um serial killer é Dexter, um dos grandes sucessos da TV americana nos anos 2000. Estrelada por Michael C. Hall (A Sete Palmos), o show narra a vida dupla de Dexter Morgan, um analista forense da polícia de Miami que, secretamente, caça outros assassinos em série fugitivos do sistema penal. No decorrer dos episódios, vemos como o protagonista equilibra seus instintos sociopatas com relacionamentos interpessoais da família e trabalho.
Baseada na franquia de livros escrita por Jeff Lindsay, o show ainda é estrelado por Julie Benz (Rambo IV), Jennifer Carpenter (As Branquelas), Erik King (Pecados de Guerra), Lauren Vélez (Shaft), David Zayas (A Força da Natureza), James Remar (The Warriors) e C. S. Lee (Alma Perdida). Disponível na Netflix e Paramount+, o show obteve nota de 8,6 no IMDb e aprovação de 71% no Rotten Tomatoes.
3. Dahmer: Um Canibal Americano (2022)
Os crimes chocantes do criminoso americano Jeffrey Dahmer foram adaptados pela Netflix na série Dahmer: Um Canibal Americano. Produzido pela dupla Ryan Murphy e Ian Brennan (American Horror Story), o polêmico seriado antológico de true crime tem Evan Peters (Mare of Easttown) no papel principal narrando os assassinatos e práticas canibais cometidos por Jeffrey entre os anos de 1978 e 1991. O show explora também o julgamento acerca dos crimes e como a polícia facilitou indiretamente os assassinatos.
Outros nomes presentes no elenco são Richard Jenkins (Quase Irmãos), Molly Ringwald (Clube dos Cinco), Niecy Nash (Grotesquerie) e Michael Learned (Os Waltons). Apesar de ter se saído bem entre o público, com nota 7,9 no IMDb, Dahmer: Um Canibal Americano teve uma mediana aprovação entre a crítica, com apenas 53% no RT. Além disso, o show suscitou debates entre público e imprensa sobre a suposta glorificação da violência e sexualização de criminosos brutais em séries de true crime.
4. Reyka (2021)
Sucesso na TV sul-africana, Reyka é uma das produções policiais mais populares na Max (antiga HBO Max). A trama é protagonizada pela personagem-título, uma investigadora criminal que caça assassinos em série na região costeira da África do Sul. O que diferencia Reyka de outras investigadoras é seu passado traumático. A mulher foi raptada e abusada por quatro anos por um maníaco sexual. Agora, usa dessas lembranças perturbadoras para se conectar com os criminosos procurados.
Fazem parte do elenco Kim Engelbrecht (Dominion), Iain Glen (Game of Thrones), Nokuthula Ledwaba (The River), Hamilton Dlamini (O Fazendeiro e Deus), Tamara Jozi (Isibaya), Leeanda Reddy (Mr. Bones), entre outros. No IMDb, a nota do público é de 6,4.
5. O Assassino Midiático (2023)
O Assassino Midiático é um dos representantes mais populares dos tw-dramas, os doramas produzidos em Taiwan. Baseado no livro The Copycat, do escritor japonês Miyuki Miyabe, o seriado se passa na década de 1990 e narra a investigação do promotor Kuo Hsiao-chi em busca de um assassino conhecido apenas como "Noh", responsável por inúmeras mortes perturbadoras. Disponível na Netflix, a série é estrelada por Wu Kang-ren (Meu Irmão e Eu), Ko Chia-yen (Monga), Tou Tsung-Hua (Desejo e Perigo), Jack Yao (Detention) e Fandy Fan (We Are Champions). A média da produção é de 7 no IMDb.
6. Black Bird (2022)
Disponível no Apple TV+, Black Bird é uma minissérie de true crime baseada nas memórias do escritor e ex-detento James "Jimmy" Keene Jr. Preso por porte de armas e drogas, o protagonista recebeu uma oferta tentadora na cadeia: usar de sua lábia para convencer Larry Hall, um serial killer, a confessar o assassinato de 14 mulheres.
Os personagens principais são interpretados por Taron Egerton (Rocketman) e Paul Walter Hauser (Cruella). Outros nomes famosos, como Sepideh Moafi (The Deuce), Greg Kinnear (Pequena Miss Sunshine) e Ray Liotta (Urso do Pó Branco), fazem parte do elenco. Black Bird conquistou nota de 8,1 no IMDb e aprovação de 98% no Rotten Tomatoes.
7. O Paraíso e a Serpente (2021)
Produzido pela BBC e distribuído pela Netflix, o true crime O Paraíso e a Serpente narra os crimes cometidos pelo serial killer franco-vietnamita Charles Sobhraj. Na década de 1970, Sobhraj, também conhecido como "A Serpente" e "O Assassino do Biquíni", roubava e assassinava mochileiros em viagem pela Tailândia. Ao lado da namorada e cúmplice Marie-Andrée Leclerc, o criminoso segue a vida quase impune, não fosse a obstinação de um diplomata holandês que investiga o assassinato de seus compatriotas pelas mãos da dupla.
O personagem principal é interpretado por Tahar Rahim (Madame Teia), enquanto Jenna Coleman (Sandman), Billy Howle (O Casal Perfeito), Ellie Bamber (Animais Noturnos), Amesh Edireweera (Savage River) e Tim McInnerny (Mutilados) completam o elenco. As médias são de 69% no Rotten Tomatoes e 7,6 no IMDb.
8. O Homem das Castanhas (2021)
Os fãs de séries criminais que procuram surpresas escondidas na Netflix podem conferir a série dinamarquesa O Homem das Castanhas. Adaptação do livro homônimo de Søren Sveistrup, a minissérie é centrada na investigação de um assassino misterioso que costuma deixar bonecos nos locais de seus crimes. Naia Thulin, uma investigadora de polícia de Copenhagen, e Mark Hess, da Europol, se unem para descobrir quem é o assassino. Danica Curcic (Equinox), Mikkel Boe Følsgaard (O Amante da Rainha) e David Dencik (Em Busca da Verdade) fazem parte do elenco. Além da nota 7,7 no IMDb, O Homem das Castanhas tem 100% de aprovação no RT.
9. Instinct (2018)
Os assinantes do Paramount+ que gostam de produções criminais (e de representatividade LGBT+) podem conferir a série Instinct. Baseada no livro Murder Games, de James Patterson e Howard Roughan, a série é protagonizada por Dr. Dylan Reinhart, um professor universitário e escritor que, no passado, foi agente da CIA. O homem é trazido de volta a esse mundo pelas mãos de Elizabeth Needham, policial de Nova Iorque na caçada de um assassino. Tudo leva a crer que o criminoso procurado se inspirou nos livros de Dylan.
O elenco principal é interpretado por Alan Cumming (X-Men 2), Bojana Novakovic (A Pequena Morte), Whoopi Goldberg (Ghost: Do Outro Lado da Vida), Daniel Ings (Black Mirror), Naveen Andrews (Lost) e Sharon Leal (Dreamgirls). A produção teve boa receptividade entre a audiência, alcançando nota 6,7 no IMDb. Já entre a crítica, a aprovação ficou em 54% no RT.
10. Slasher (2016)
Como o próprio nome já anuncia, Slasher é mais focado em ações sanguinolentas dos assassinos. A série antológica apresenta um serial killer mascarado a cada nova temporada, sempre em busca de novas vítimas. Criada por Aaron Martin (Terror Train), Slasher foi produzida por três grupos de mídia diferentes: o canal Chiller e as plataformas de streaming Shudder e Netflix. É nesta última onde três das cinco temporadas do show estão disponíveis. A série possui nota 6,7 no IMDb e aprovação de 70% no RT.
11. Somewhere Between (2017)
Laura Price (Patton) é uma produtora local de TV que teve sua filha raptada, sequestrada e morta por um criminoso desconhecido. O choque desse crime tão bárbaro faz com que a protagonista se suicide. No entanto, a mulher acorda dias antes do fatídico dia. Com ajuda do policial Nico Jackson (Sawa), que também sofreu um "reset" temporal, a personagem faz de tudo para impedir o destino trágico de sua filha.
Assim como The Good Doctor, Somewhere Between é um remake de um k-drama popular na Coreia do Sul; neste caso, God's Gift: 14 Days (2014). A versão americana está disponível na Netflix e conta com Paula Patton (Dose Dupla), Devon Sawa (Premonição), JR Bourne (Teen Wolf) e Serge Houde (Nunca Se Renda). Entre o público, o show obteve nota 6,3.
12. Epitafios (2004)
Epitafios é uma série popular na Argentina nos anos 2000 e que, atualmente, está no catálogo da Max. Produzida pela HBO, a produção é protagonizada pela dupla de policiais Renzo Márquez e Marina Segal. Eles investigam uma série de crimes cometidas em Buenos Aires onde o suspeito mata suas vítimas replicando obras de arte. Fazem parte do elenco Julio Chávez (El Maestro), Cecilia Roth (Tudo Sobre Minha Mãe), Villanueva Cosse (Decisiones de Vida) e Carlos Portaluppi (Argentina, 1985). O show tem nota 7,8 no IMDb.
🎥Como mudar o plano da Netflix
Como mudar o plano da Netflix