12 coisas que a sua Air Fryer pode fazer, mas você não fazia a menor ideia
Lista de receitas inusitadas inclui sobremesas, lanches e até pratos para a ceia de Natal, mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de preparar; veja o que pode ser feito na sua air fryer
A air fryer se popularizou principalmente por oferecer uma forma mais saudável de preparar alimentos "fritos", sem a necessidade de óleo. Porém, além das receitas tradicionais, como batata frita, frango e carne, ela também pode ser usada para criar pratos inesperados que muitos não imaginam ser possíveis, como petiscos e sobremesas. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma seleção com 12 comidas diferentes para fazer na air fryer. Vale lembrar que, para garantir um bom preparo, é sempre importante consultar o manual do seu modelo. Confira!
🔎 Dá pra fazer arroz na Air Fryer? 8 receitas que você pode fazer na fritadeira — ou não
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 É seguro comprar eletrodomésticos online? Confira no Fórum do TechTudo
Air fryer: 12 coisas que você pode preparar com ela
Se você usa a sua air fryer só para fazer "frituras" sem óleo, está deixando de aproveitar todo o potencial e a versatilidade do aparelho. Afinal, é possível preparar uma ótima variedade de alimentos na fritadeira, até os mais elaborados. Veja, a seguir, 12 pratos que você pode fazer na air fryer e talvez não soubesse:
- Pão
- Amendoim
- Brownie
- Bolo de caneca
- Pão de queijo
- Pudim
- Bolinho de chuva
- Legumes crocantes
- Bolinho de arroz
- Omelete
- Tender
- Churrasco
1. Pão
O pão é um alimento comum no dia a dia e pode ser facilmente preparado na air fryer. É possível tanto fazer a massa do zero quanto usar pães congelados, que precisam apenas do preparo final na fritadeira elétrica. No entanto, é importante ajustar a temperatura para evitar que o pão queime ou fique cru por dentro. Além disso, recomenda-se o uso de acessórios, como formas de silicone, para evitar que a massa espalhe pelo aparelho. Por fim, sempre confira as instruções do seu modelo de air fryer, pois alguns oferecem receitas e orientações específicas para o preparo adequado.
2. Amendoim
Outro alimento que pode ser preparado na air fryer é o amendoim, um excelente petisco tanto para o dia a dia quanto para reuniões com os amigos. O processo é rápido, pois, geralmente, as fritadeiras são mais ágeis do que os fornos convencionais. O amendoim torrado pode ser feito na versão salgada, com temperos como sal e pimenta, ou em versões doces e até agridoces.
Além do amendoim, também é possível torrar outras oleaginosas, como castanhas. Para garantir que o preparo seja uniforme, é importante virar os amendoins de vez em quando durante o processo. Lembre-se, no entanto, de sempre usar acessórios para esse tipo de preparo.
3. Brownie
Para quem gosta de doces, é possível preparar sobremesas na air fryer, como o brownie. Pode-se fazer porções individuais, versões de caneca, usar formas de silicone para cupcakes ou até preparar a receita tradicional.
O principal cuidado, nesse caso, é prestar atenção no recipiente escolhido e ter certeza de que ele cabe na fritadeira, sem bloquear a circulação do ar. Além disso, verifique se o material do recipiente é adequado, como silicone ou aço inoxidável.
4. Bolo de caneca
O bolo de caneca é outra sobremesa prática que pode ser feita na air fryer, ideal para quem mora sozinho e quer uma porção pequena. A receita é versátil, permitindo várias combinações de sabores e versões saudáveis com menos calorias. Como nos outros pratos, é importante escolher uma caneca do tamanho adequado para evitar que a massa transborde e suje a fritadeira. Além disso, ajustar a temperatura é muito importante para evitar que o bolo queime por fora e fique cru por dentro.
5. Pão de queijo
O pão de queijo também pode ser assado na air fryer, com a vantagem de cozinhar mais rápido do que em fornos convencionais. Assim, é possível assar versões industrializadas, que já vêm pré-assadas, ou fazer o seu próprio e finalizar na fritadeira.
Além de ajustar a temperatura para evitar que o pão de queijo passe do ponto, é importante considerar o tamanho da porção e a capacidade da sua air fryer. Aparelhos com menor capacidade podem exigir que as porções sejam feitas em etapas. Também é recomendado usar uma forma de silicone para evitar sujeira no cesto, já que o pão de queijo pode grudar.
6. Pudim
O pudim também pode ser feito na air fryer, mas exige cuidados no preparo. Tradicionalmente,a sobremesa é feita em banho-maria, mas não é recomendado colocar água no cesto da fritadeira, pois pode danificar o aparelho. Sendo assim, o melhor é colocar a forma diretamente na air fryer, sem banho-maria, e fazer o ajuste da temperatura. Além disso, é importante verificar o tamanho do recipiente para garantir que ele caiba no cesto da fritadeira, especialmente em modelos menores, onde a circulação de ar precisa ser garantida para um bom resultado.
7. Bolinho de chuva
Surpreendentemente, o bolinho de chuva também pode ser feito na air fryer. Tradicionalmente frito, ele pode ser preparado na fritadeira elétrica, tornando o prato mais saudável e facilitando o processo. A receita é a tradicional, mas é importante prestar atenção durante o preparo, virando os bolinhos para que fiquem dourados de todos os lados. Como a massa é mais mole, pode grudar, então é recomendado usar um recipiente, como formas de silicone ou alumínio, no fundo da fritadeira.
8. Legumes crocantes
Com a air fryer, é possível preparar legumes crocantes de forma prática, como cenoura, abóbora, abobrinha, batata e pimentão. Essa opção é ideal para quem busca um estilo de vida mais saudável e quer tornar a dieta mais saborosa e fácil. Também pode ser uma boa alternativa para quem tem dificuldade de consumir legumes.
A receita é versátil, permitindo variações nas combinações de legumes, temperos e cortes, como tiras, cubinhos ou até chips. Para garantir um preparo uniforme, é importante sacudir os legumes de vez em quando. Também é preciso ajustar a temperatura: caso os legumes não estejam pré-cozidos, comece com uma temperatura mais baixa (cerca de 160°) e aumente depois para deixá-los crocantes.
9. Bolinho de arroz
O bolinho de arroz é uma opção prática para aproveitar o arroz que sobrou. Tradicionalmente frito em óleo, ele pode ser feito na air fryer, tornando o preparo mais saudável e menos calórico. A receita é a mesma do modo tradicional, mas é importante deixar um espaço entre os bolinhos para evitar que grudem.
Também é necessário virar os bolinhos de vez em quando para que fiquem dourados por igual. Para evitar sujeira, especialmente porque o bolinho é delicado e pode se desfazer, é recomendado usar uma forma de silicone no cesto da fritadeira.
10. Omelete
Omelete é uma receita muito prática e, para quem não quer lidar com ovos grudando na frigideira, prepará-la na air fryer pode ser uma boa opção. O passo a passo é simples: basta bater os ovos e temperar a gosto. Depois, é preciso tomar alguns cuidados durante o preparo. Em modelos com cesto vazado, a omelete deve ser feito em um recipiente, como formas de silicone ou alumínio.
11. Tender
O tender, típico da ceia de Natal, também pode ser preparado na air fryer, que é mais rápida que os fornos convencionais. O processo é simples: basta virá-lo de vez em quando para garantir que asse de maneira uniforme.
Embora o tender possa ser colocado direto no cesto da fritadeira, é importante tomar cuidado, pois ele solta bastante gordura. Para evitar que o excesso comprometa o aparelho, o uso de uma forma no fundo pode facilitar a limpeza. Vale lembrar que, como o tender já vem pré-cozido, o preparo na air fryer é rápido, levando de 15 a 20 minutos.
12. Churrasco
O churrasco é um prato típico no Brasil, mas o preparo pode dar bastante trabalho. Por isso, uma opção bem mais prática é fazê-lo na air fryer. Dessa forma, é possível fazer um churrasco completo, com diferentes cortes de carne bovina, linguiça, frango, carne suína e até pão de alho. O churrasco pode ser feito direto no cesto da air fryer, sendo importante virar as carnes de vez em quando para garantir que assem por igual.
Algumas pessoas colocam um pedaço de carvão na fritadeira elétrica para trazer um sabor mais semelhante ao churrasco tradicional. Mas esse hábito não é recomendado, tendo em vista que pode danificar o aparelho. No entanto, existem modelos de air fryer, como a Barbecue WAP, que possuem modos específicos para assar carnes e facilitam o processo.
Com informações de The Kitchn, Delish, Taste of Home, Taste.com.au, Nestlé, Britânia e Philco
Air Fryer:
- Air Fryer: tudo o que você precisa saber antes de comprar uma
- Air Fryer gasta muita energia? Entenda o consumo e saiba economizar
- Como usar Air Fryer: 10 dicas para iniciantes ou quem já tem uma
- Forma de silicone ou alumínio? Veja o que pode colocar na Air Fryer
- Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Veja 8 lugares proibidos
Vídeo: Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos
Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos