10 receitas de Natal que ficam melhores com a ajuda da Air Fryer
Pernil, tender e rabanada estão entre as receitas que podem ser preparadas na fritadeira de ar; confira as dicas para economizar tempo e espaço no preparo da ceia natalina
Usar a air fryer para receitas de Natal ainda não é uma tradição de final de ano, mas, ainda assim, a fritadeira de ar pode ser uma grande aliada na preparação da ceia. No Brasil, as refeições natalinas costumam incluir pratos variados como pernil, tender e lasanha, todos possíveis de serem feitos no aparelho, incluindo até sobremesas como a clássica rabanada. Além disso, o eletrodoméstico permite cozinhar alimentos de maneira mais saudável, utilizando menos óleo do que um forno, o que garante um toque especial na hora de se reunir à mesa.
Logo, se a intenção é aproveitar a praticidade da air fryer na ceia de Natal, o TechTudo preparou uma lista com dez pratos, entre salgados e doces, que podem ser feitos nela. Em todos os casos, porém, lembre-se de verificar se o cesto tem espaço suficiente para que os alimentos sejam preparados sem obstruir as saídas de ar. Confira a seleção!
📝 Posso preparar sobremesas na air fryer? Pergunte no Fórum do TechTudo
Receitas de Natal para fazer na sua air fryer
A air fryer pode ser de grande ajuda na hora de preparar a ceia de Natal. Porém, é bom se atentar para o tamanho do cesto antes de iniciar uma receita, garantindo que ele possui o espaço necessário para cada prato. Se for preciso, você pode dividir a receita pela metade para evitar erros de medidas. A seguir, confira a lista das 10 receitas de Natal que podem ser feitas com a ajuda da fritadeira elétrica:
- Pernil
- Rabanada
- Tender
- Frango de Natal
- Lombo suíno
- Pudim
- Quiche
- Empadão de frango
- Lasanha
- Legumes assados
1. Pernil
O pernil pode ser preparado na air fryer, economizando gás ao dispensar o uso do forno. No entanto, peças maiores, a partir de 1,5 kg, podem precisar de mais tempo para assar de maneira uniforme, o que aumenta o consumo de energia elétrica. Por isso, ao optar por colocar o alimento na fritadeira, leve em consideração esse custo adicional.
Para começar, retire o pernil da geladeira 20 a 30 minutos antes. Em seguida, seque a pele com um papel toalha e, com uma faca, faça cortes em linhas cruzadas na diagonal, formando losangos – tome cuidado para não cortar a carne. Depois, espalhe a mistura de temperos de sua preferência. Em seguida, posicione o pernil dentro do cesto da air fryer – não cubra o pedaço com papel alumínio, se quiser que a pele fique crocante. Então, deixe a carne assar por 20 minutos a 210 ºC. Ao término deste período, reduza a temperatura para 160ºC e, para cortes acima de 1 kg, acrescente mais 40 a 50 minutos de cozimento.
2. Rabanada
A rabanada é um doce tradicional de Natal, geralmente preparado na frigideira com óleo para fritar as fatias de pão. Porém, na air fryer, é possível fazer uma versão mais saudável e menos oleosa, mantendo a maciez. Mas, para evitar que o líquido dos pães escorra no cesto e prejudique algum componente da fritadeira de ar, é recomendado cobri-los com papel manteiga ou colocá-los em um recipiente adequado, como formas de silicone.
Para fazer o preparo, primeiro, corte o pão de sua preferência em fatias de 3 a 5 centímetros de largura. Depois, bata os ovos e o leite em um recipiente, adicionando canela a gosto. Em seguida, transfira a mistura para um recipiente raso, com profundidade suficiente para mergulhar as fatias de pão.
Enquanto isso, preaqueça a air fryer por 3 minutos a 180ºC. Forre o cesto com papel manteiga e unte a superfície com óleo. Coloque as fatias de pão molhadas no cesto, de forma que não se sobreponham, permitindo que o ar quente circule. A quantidade de fatias varia conforme o espaço disponível na fritadeira e o tamanho do pão. Depois, frite as fatias por 8 minutos a 180ºC, vire-as para o outro lado e adicione mais 5 minutos. Então, repita esse processo até que todas as rabanadas estejam prontas e sirva como preferir.
3. Tender
Preparar o tender na air fryer é simples e rápido, mas antes de começar, é importante verificar se o tamanho da carne cabe no aparelho. Para pedaços maiores, pode ser necessário usar uma fritadeira com capacidade de 8 litros ou mais, ou optar por assar o presunto em partes menores, realizando mais de um ciclo de cozimento. No entanto, esse método pode aumentar o consumo de energia, sendo importante avaliar se o uso da air fryer realmente compensa.
Primeiro, faça cortes na superfície do tender bolinha, formando linhas que criem losangos, e, em seguida, espete cravos-da-índia nos cruzamentos desses cortes. Enquanto isso, em um recipiente separado, misture os temperos de sua preferência, tanto líquidos quanto pastosos, até obter uma pasta homogênea. Depois, espalhe essa mistura de temperos pelo tender, garantindo que fique bem coberto. Por fim, coloque a peça no cesto da air fryer e asse por 30 minutos a 180ºC. Assim, o resultado será um prato dourado e suculento, pronto para ser servido.
4. Frango de Natal
O frango de Natal é um dos grandes destaques da ceia e pode ser assado na air fryer em pouco mais de uma hora. Porém, o preparo é adequado para aves de até 1,5 kg, que devem caber em cestos de 5 litros. Se o frango for maior, opte por uma fritadeira de 8 litros ou mais, ou corte a ave em pedaços menores. Nesse último caso, verifique o ponto de cozimento de cada parte para evitar que se queime e fique atento ao aumento no consumo de energia. Também não se esqueça de colocar o alimento em uma forma ou envolvê-lo em um saco de assar, para evitar que os temperos vazem e caiam na resistência da air fryer.
Para assar, pré-aqueça a fritadeira a 180ºC e espalhe manteiga por toda a pele da ave, que deve ser temperada com sal e pimenta. Em seguida, preencha o interior do frango com temperos de sua preferência. Após isso, posicione a ave na air fryer com o lado do peito virado para baixo e cozinhe por 30 minutos em temperatura média. Depois, vire o frango para cima e asse por mais 35 minutos. Para checar se a carne está no ponto certo, espete a ave com um garfo ou faca e confira se escorre um líquido claro, sem sangue. Após retirar o frango da air fryer, é indicado esperar alguns minutos antes de iniciar os cortes.
5. Lombo suíno
O lombo suíno preparado na air fryer leva menos tempo para cozinhar e, por consequência, oferece uma carne mais suculenta, já que o curto período no ar quente evita que a peça seque completamente. Nesse processo, é importante lembrar que o tamanho do lombo deve ser escolhido de acordo com o espaço disponível no cesto da air fryer. A depender da dimensão da carne, talvez não valha a pena fazer o lombo no aparelho, já que você irá gastar muita energia e o resultado pode não chegar ao ideal.
Antes de assar a carne, adicione sal e tempere o alimento da maneira que preferir. Em seguida, remova a gordura extra do lombo e espalhe sal, temperos e uma pequena quantidade de óleo pela superfície do pedaço, para ajudar no cozimento externo. Então, coloque o lombo no cesto da air fryer e asse por 35 a 45 minutos em temperatura média (180ºC). Cortes com menos de 1 kg podem ficar prontos em menos tempo; por isso, nesse caso, é ideal definir o timer para 25 minutos e, se necessário, acrescentar mais 5 minutos até o lombo atingir o ponto desejado.
6. Pudim
O pudim, prato tradicional de festas em qualquer época do ano, também pode ser preparado na air fryer. A principal diferença desse método está na hora de colocar a forma na assadeira: o recipiente deve ser colocado diretamente no cesto da air fryer, e não em banho-maria, já que as fabricantes não recomendam o uso de líquidos dentro do eletrodoméstico.
O modo de fazer da calda segue a receita convencional, mas a mistura para a massa deve ser colocada em uma forma redonda com a calda já posicionada no fundo. Enquanto prepara os dois itens, a air fryer deve ser preaquecida a 160ºC. Então, deixe cozinhar por 30 minutos e, ao final deste período, confira se o pudim está firme. Se o centro da massa ainda estiver mole, acrescente mais 10 minutos. Depois, retire a forma do cesto e deixe esfriar. Por fim, o recipiente deve ser colocado na geladeira por 4 horas, antes de desenformar o pudim e servi-lo.
7. Quiche
Fazer uma quiche na air fryer também pode ser uma boa pedida para a ceia. Seu recheio e temperos podem variar de acordo com preferências pessoais, ou até mesmo costumes regionais, incluindo quiches de frango, bacon e alho poró. Seguindo o método tradicional, coloque a massa folhada em uma forma, pressionando bem para que ela fique justa ao fundo e às laterais do cesto da air fryer. Isso ajuda a evitar que os pedaços se soltem e comprometam o funcionamento do aparelho.
Em seguida, cubra a massa com papel manteiga e coloque-a para assar na air fryer por 6 minutos a 180ºC. Remova o papel e espete o fundo da massa com um garfo; a massa deve cozinhar por mais 6 minutos na fritadeira, ou até estar seca o suficiente. Enquanto isso, frite bacon, alho poró ou o ingrediente de sua preferência, junto com cebola fatiada e, depois, adicione-os a uma mistura de ovos batidos com leite e creme de leite. Derrame a mistura completa na forma com a massa folhada e coloque o recipiente de volta na air fryer, assando o prato por 30 minutos a 160ºC. Ao término do preparo, deixe a torta esfriar antes de servir.
8. Empadão de frango
O empadão de frango é mais um prato que pode se beneficiar da praticidade da air fryer. Nesta receita, você deve preaquecer a fritadeira a 180ºC e utilizar o frango já cozido e desfiado, além de forrar o recipiente com acessórios como papel manteiga ou formas de silicone, a fim de evitar que partes da massa grudem no recipiente. Para o recheio, refogue a cebola em uma panela com azeite ou manteiga e, depois, acrescente o frango com vegetais picados, como tomate e azeitona. Tempere com sal e pimenta do reino, adicione cheiro verde e reserve.
Em seguida, preencha o refratário com o recheio e utilize uma colher para espalhar requeijão por cima. Por fim, cubra o recheio com a massa, se atentando para evitar que sobrem pontas para fora do recipiente. Leve o recipiente à air fryer e deixe cozinhar por 15 minutos a 160ºC. Depois, aumente a temperatura para 205ºC por mais 5 a 7 minutos, para dourar a massa e deixá-la mais crocante.
9. Lasanha
A lasanha é uma das receitas tradicionais das ceias natalinas e pode ser feita de maneira prática na air fryer. Inclusive, cozinhar esse prato no eletrodoméstico pode economizar até metade do tempo em comparação com o forno convencional, dependendo do tamanho da porção. No entanto, como a lasanha contém muitos molhos e queijos, é recomendável usar uma forma de silicone ou outros acessórios para evitar que o líquido escorra e comprometa o funcionamento da fritadeira elétrica.
Você pode separar o recheio e molho de sua preferência e montar o prato no cesto da air fryer forrado, acrescentando as camadas até o topo. Cozinhe a refeição por 15 minutos a 170ºC e, em seguida, perfure a massa com um garfo ou faca para conferir a maciez. Caso a camada superior esteja endurecida, posicione uma folha de papel alumínio na região e deixe a lasanha assar por mais alguns minutos, até chegar ao ponto ideal. Ao término, retire a lasanha da air fryer e aguarde 10 minutos antes de servir.
10. Legumes assados
Preparar uma boa salada de legumes assados também é possível com a ajuda da air fryer, que cozinha os alimentos mais rápido e garante um resultado final com a maciez ideal, além de cascas crocantes, que são muito mais fáceis de obter na fritadeira. Para evitar que o líquido dos vegetais escorra no cesto, é recomendado usar um recipiente protetor, como um saco de assar ou uma forma de silicone.
Você pode reunir em uma mesma leva diversos legumes já fatiados, como abobrinha, pimentão, cogumelos, cebola roxa, cenoura e brócolis. Opções de raízes fortes como beterraba ou batata doce também podem ir na fritadeira, mas é recomendado que estes vegetais sejam separados dos legumes mais macios, por precisarem de mais tempo para cozinhar.
Selecione os legumes, pique-os e reserve em um recipiente espaçoso. Em seguida, tempere o mix com azeite de oliva, sal e pimenta; se preferir, acrescente especiarias como orégano, manjericão e páprica. Posicione os legumes dentro da air fryer em uma única camada – encher o cesto pode prejudicar o preparo dos alimentos. Asse os legumes por 10 a 15 minutos a 375ºC, interrompendo a cada cinco minutos para sacudir o cesto, possibilitando que os itens dourem de maneira uniforme. Repita o processo em mais de uma leva, se for necessário.
Com informações de BBC Food, Brastemp, Cook The Story, goodFood, Love and Lemons, Simply Delicious, Taste, The Happy Foodie e Upstate Ramblings.
Air Fryer:
- Air Fryer: tudo o que você precisa saber antes de comprar uma
- Air Fryer gasta muita energia? Entenda o consumo e saiba economizar
- Como usar Air Fryer: 10 dicas para iniciantes ou quem já tem uma
- Forma de silicone ou alumínio? Veja o que pode colocar na Air Fryer
- Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Veja 8 lugares proibidos
📹 Vídeo: Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos
Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos