10 filmes de faroeste épicos que ninguém se arrepende de assistir
Dentre os filmes de faroeste épicos é possível encontrar clássicos ou obras modernas, como Assim Caminha a Humanidade (1956) e O Regresso (2015); confira lista completa
Os filmes de faroeste épicos costumam ser inesquecíveis e suas narrativas cativantes nunca perdem a graça. Tanto obras clássicas como Rastros de Ódio (1956) e Assim Caminha a Humanidade (1956), quanto produções mais modernas como Django Livre (2012) e O Regresso (2015) se destacam não apenas pela qualidade, mas também pelo impacto que tiveram no cinema e no público. Por sorte, esses e outros títulos estão presentes em plataformas como Amazon Prime Video, Netflix, Mercado Play e mais.
Pensando em quem gosta de acompanhar pistoleiros pelo velho oeste, o TechTudo preparou uma lista com 10 longas aclamados que vale a pena assistir. A seguir, confira os títulos, sinopse, elenco, repercussão das obras e onde assistir cada um.
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista organizada pelo TechTudo, você encontra os seguintes filmes de faroeste épicos para assistir online:
- Três Homens em Conflito (1966)
- Era Uma Vez no Oeste (1968)
- Rastros de Ódio (1956)
- Django Livre (2012)
- O Regresso (2015)
- Da Terra Nascem os Homens (1958)
- Assim Caminha a Humanidade (1956)
- Quando Explode a Vingança (1971)
- A Conquista do Oeste (1962)
- Por uns Dólares a Mais (1965)
1. Três Homens em Conflito (1966)
No auge da Guerra Civil Americana, três pistoleiros — Blondie, Tuco e Sentenza — se unem em uma busca perigosa por um tesouro enterrado em um cemitério. Apesar de suas motivações distintas, o trio forma uma parceria frágil, marcada por traições, alianças temporárias e desafios constantes em meio ao caos do conflito.
Dirigido por Sergio Leone (Era Uma Vez no Oeste), os caubóis são vividos por Clint Eastwood (Menina de Ouro), Eli Wallach (Boneca de Carne) e Lee Van Cleef (Fuga de Nova York). O longa possui nota 8.8 no IMDb e 97% de aprovação crítica no Rotten Tomatoes. Três Homens em Conflito está disponível no Amazon Prime Video via canal MGM+.
2. Era Uma Vez no Oeste (1968)
Outra obra épica de Sergio Leone que não pode faltar é Era Uma Vez no Oeste. Neste clássico do faroeste, Jill McBain, uma viúva recém-chegada ao oeste, herda terras estratégicas e se torna alvo de um poderoso magnata ferroviário. Determinada a proteger seu legado e buscar vingança pela morte de sua família, a mulher se alia ao enigmático pistoleiro Sem Nome e ao carismático fora da lei Cheyenne.
Com elenco principal liderado por Claudia Cardinale (A Pantera Cor de Rosa), Charles Bronson (Desejo de Matar) e Henry Fonda (Doze Homens e uma Sentença), a obra angariou nota 8.5 no IMDb e 96% de aprovação no Rotten. Era Uma Vez no Oeste está disponível no Amazon Prime Video via canal Telecine.
3. Rastros de Ódio (1956)
Com assinatura de John Ford (Depois do Vendaval), Rastros de Ódio gira em torno de Ethan Edwards, um veterano da Guerra Civil Americana que, ao retornar para casa, descobre que parte de sua família foi brutalmente morta e a outra sequestrada. Determinado a se vingar, o homem parte pelo oeste dos Estados Unidos atrás dos comanches, um grupo de nativos selvagens, responsáveis pelo ataque. O protagonista é vivido por John Wayne (Onde Começa o Inferno). O longa angariou nota 7.8 no IMDb e 87% de aprovação no Rotten, com selo fresco. Está no Amazon Prime Video, com Looke.
4. Django Livre (2012)
Django Livre é um faroeste épico situado no contexto pré-guerra civil dos Estados Unidos e acompanha a vida de um escravo que tem sua liberdade garantida por um caçador de recompensas alemão. Em troca, o homem deve auxiliar o caçador a capturar dois fazendeiros cruéis. Dirigido por Quentin Tarantino (Kill Bill), o projeto é protagonizado por Jamie Foxx (Colateral), Christoph Waltz (Bastardos Inglórios) e Leonardo DiCaprio (O Regresso). O longa conquistou dois Oscars e alcançou 8.5 pontos no IMDb e 87% de aprovação da crítica no Rotten. Django Livre está no catálogo da Netflix e para alugar no Amazon Prime Video.
5. O Regresso (2015)
No início do século XIX, o explorador Hugh Glass é atacado por um urso e deixado para morrer por um de seus companheiros durante uma expedição nas montanhas. Em uma jornada épica de sobrevivência, o protagonista enfrenta condições adversas e busca vingança contra o homem que lhe traiu. Dirigido por Alejandro G. Iñárritu (Birdman), o filme é estrelado por Leonardo DiCaprio (Titanic), Tom Hardy (Mad Max: Estrada da Fúria) e Domhnall Gleeson (Questão de Tempo). Com uma avaliação de 8.0 no IMDb e 78% no Rotten Tomatoes, está disponível no Disney+ e Mercado Play.
6. Da Terra Nascem os Homens (1958)
Da Terra Nascem os Homens segue James McKay, um elegante marinheiro aposentado que viaja para o Texas para se casar com Patrícia Terrill, a filha mimada de um homem poderoso. No entanto, ao chegar lá, o protagonista acaba envolvido em uma disputa entre duas famílias pelo comando de uma valiosa fonte de água.
Sob comando do diretor William Wyler (Ben-Hur), o elenco é protagonizado por Gregory Peck (O Sol é para Todos), Carroll Baker (Boneca de Carne) e Charlton Heston (Os Dez Mandamentos). O longa alcançou 7.9 pontos no IMDb e 100% de aprovação da imprensa no Rotten Tomatoes
7. Assim Caminha a Humanidade (1956)
A trama gira em torno de uma família texana ao longo de três gerações enquanto acompanham as transformações sociais e econômicas do Estado. Tudo começa quando o fazendeiro Jordan Benedict viaja para adquirir um cavalo premiado e acaba se apaixonando pela filha do proprietário da fazenda. Após o casamento, ambos vão para o rancho no Texas, onde enfrentam conflitos com Jett Rink, um empregado ambicioso, que descobre petróleo nas terras herdadas de Luz Benedict, irmã de Jordan.
Dirigido por George Stevens (Um Lugar ao Sol), o filme é estrelado por Elizabeth Taylor (Cleópatra), Rock Hudson (Sublime Obsessão) e James Dean (Juventude Transviada), em sua última atuação antes de falecer. Com uma avaliação de 7.6 no IMDb e 93% no Rotten Tomatoes, a obra está disponível para aluguel no Amazon Prime Video.
8. Quando Explode a Vingança (1971)
Durante a Revolução Mexicana, um bandido e um idealista irlandês unem forças para atacar um banco, mas acabam se envolvendo em um movimento revolucionário maior do que imaginavam, já que o lugar escondia presos políticos. Sob a direção de Sergio Leone (Três Homens em Conflito), o filme conta com Rod Steiger (O Mais Longo dos Dias) e James Coburn (Sete Homens e um Destino) nos papéis principais. A produção possui uma nota de 7.6 no IMDb e 92% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Disponível no MGM+.
9. A Conquista do Oeste (1962)
A saga acompanha as gerações da família Prescott em sua jornada pelo Velho Oeste durante a chegada do progresso na região. O enredo começa quando uma das filhas se casa com Linus, um homem que auxiliou o clã a se livrar de bandidos. Com o passar dos anos, seus descendentes se envolvem em eventos marcantes, como a corrida do ouro, a construção das ferrovias e a Guerra Civil Americana.
Escrito e dirigido por Henry Hathaway (O Homem que Matou o Facínora) em parceria com o diretor John Ford (Rastros de Ódio), o filme é estrelado por James Stewart (Janela Indiscreta), Henry Fonda (Doze Homens e uma Sentença) e Gregory Peck (O Sol é para Todos). A produção recebeu nota 7.1 no IMDb e 88% no Rotten Tomatoes, é um marco do cinema épico, disponível para aluguel ou compra na Apple TV+ e YouTube Filmes.
10. Por Uns Dólares a Mais (1965)
Por Uns Dólares a Mais é a segunda parte da trilogia do dólar criada por Sergio Leone em parceria com Clint Eastwood. A trama é centrada em um pistoleiro que se une com um antigo desafeto para conseguir capturar um inimigo em comum conhecido como El Índio. Ao lado de Eastwood, o elenco principal é composto por Lee Van Cleef (Sabata) e Luigi Pistilli (A Morte Anda a Cavalo). Por Uns Dólares a Mais alcançou uma aprovação de 8.2 no IMDb e taxa de 92% no Rotten Tomatoes. O título está disponível no MGM+.
🎥Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica
Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica