Gravador de tela para PC: conheça os 16 melhores programas para baixar
Programas para gravar tela do PC são utilizados para realização de videoaulas, tutoriais e apresentações; veja as melhores opções disponíveis para computador.
É possível utilizar gravador de tela para PC para criar videoaulas, fazer tutoriais na Internet, registrar chamadas online no Zoom ou no Google Meet e mais. Os programas estão disponíveis para Windows, macOS ou até mesmo em navegadores, de forma online, para computador fraco. Há, ainda, a opção de realizar a gravação com ferramentas nativas do Windows.
A seguir, o TechTudo reúne os melhores programas para gravar a tela do PC. A lista está dividida em opções grátis, como CamStudio, Gravador de Tela Pro da Apowersoft, Ezvid e OBS Studio, ideais para usuários iniciantes. Já para aqueles que buscam recursos avançados, também trazemos opções pagas, como Movavi Screen Recorder, Camtasia e Filmora Scrn.
Qual aplicativo baixar para gravar tela do iPhone? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
O TechTudo reuniu abaixo 15 gravadores de tela para PC. No índice a seguir, confira os tópicos que serão abordados nesta lista.
- Conheça opções de gravador de tela para PC grátis
- Ferramenta nativa do Windows 10
- Gravador de Tela Pro
- CamStudio
- Ezvid
- OBS Studio
- Free Cam
- ShareX
- Mango Recorder
- Loom
- Debut - Opções de programas para gravar tela do PC pagos
- Camtasia
- Snagit
- ScreenFlow
- Filmora Scrn
- Bandicam
- Movavi Screen Recorder - Quais são as principais diferenças entre gravadores de vídeo para PC gratuitos e pagos?
- Como gravar tela do PC no Windows
1. Conheça opções de gravador de tela para PC grátis
1. Ferramenta nativa do Windows 10
O gravador de tela do Windows é uma ferramenta da Xbox Game Bar, feita para controlar os jogos no Windows 10. Apesar disso, não é necessário ter um Xbox ou mesmo estar com algum game aberto. O gravador funciona em telas como sites e aplicativos, capturando imagem e som.
Para iniciar a filmagem imediatamente, basta pressionar os botões: tecla iniciar do Windows + "Alt" + "R". Você também pode apertar a tecla iniciar do Windows + "G" para abrir o controle da Xbox Game Bar e definir a utilização do microfone do microfone ou realizar outros pequenos ajustes antes de começar a gravar.
2. Gravador de Tela Pro
O Gravador de Tela Pro, desenvolvido pela Apowersoft, é uma ferramenta para gravar tela do PC com áudio, disponível para Windows e macOS. O software permite definir a área de gravação — tela inteira, ao redor do mouse ou área específica — e a fonte do áudio, que pode variar entre sons do sistema, microfone, ambos ou nenhum. Durante a filmagem, o usuário pode escrever, desenhar e inserir formas na tela, o que pode ser muito útil para aulas e tutoriais.
O programa é pago, mas conta com uma versão de testes gratuita. No modo grátis, o vídeo tem limite de três minutos e, ao ser exportado, uma marca d'água da Apowersoft acompanha o conteúdo. A fabricante tem uma versão online da ferramenta, que funciona em qualquer navegador e a sua utilização é grátis.
3. CamStudio
O CamStudio permite gravar a tela do PC grátis, sem limitações. Disponível apenas para Windows, o programa traz recursos como inclusão de anotações e marca d'água nos vídeos. Ele também possui integração com o XNote Stopwatch, permitindo inserir o tempo do cronômetro na gravação.
O gravador tem grande gama de configurações, possibilitando definir a qualidade do vídeo após compressão, escolher a fonte de áudio, entre outros ajustes. O CamStudio pode salvar os arquivos nos formatos AVI, MP4 e SWF. A interface é fácil de usar, mas apenas a versão em inglês está disponível.
4. Ezvid
O Ezvid é outra alternativa para gravar tela em computadores que rodam Windows. Ele é um editor completo, sendo usado principalmente para criar apresentações em formato de vídeo. O software permite gravar até 45 minutos da tela com áudio, sem incluir marca d'água, sendo uma excelente opção grátis para esta finalidade.
Para usar o recurso, basta clicar na guia "Screen capture" na tela principal do editor. O usuário pode fazer mudanças nas configurações, como otimizar a captura de áudio para microfones e headsets, e pressionar o botão "Start capture now". Durante a gravação, é possível inserir formas, adesivos ou desenhar. Para encerrar a captura, basta clicar com o botão direito do mouse.
5. OBS Studio
O OBS Studio é totalmente gratuito e conta com versões para Windows, Mac e Linux. Ele é focado nos usuários que querem fazer transmissões ao vivo, permitindo configurar serviços de streaming — Twitch e YouTube, entre outros —, resolução da tela e taxa de quadros por segundo. Também é possível usar o programa apenas como gravador da tela do PC, bastando selecionar essa opção na tela inicial de configuração.
Como o nome indica, o software é um verdadeiro estúdio de gravação, transmissão e edição. Isso implica em uma usabilidade mais complexa, mas, em contrapartida, o programa oferece recursos avançados. O usuário pode aplicar efeitos de transição de cena ou ativar uma câmera virtual, simulando uma webcam que exibirá a tela que estiver sendo reproduzida no OBS. Essas imagens podem ser usadas em outros programas, como Zoom e Skype, por exemplo.
6. Free Cam
O Free Cam é um gravador de tela para Windows ideal para PCs fracos. Útil para videoaulas, tutoriais e apresentações, o programa está disponível no site www.freescreenrecording.com e permite capturar qualquer área da tela, gravar áudio do microfone e dos sons do sistema. Entre os recursos do Free Cam estão a possibilidade de editar as gravações, gravar locuções, remover ruídos de fundo e destacar o seu mouse.
O aplicativo também facilita o compartilhamento dos vídeos, permitindo a exportação direta para o YouTube ou em formato WMV. Além disso, o Free Cam não insere marcas d'água nas gravações, sendo uma opção útil para usuários iniciantes ou avançados.
7. ShareX
Programa para gravar tela de código aberto, o ShareX é conhecido por ter uma grande variedade de recursos. Disponível para Windows pelo site www.getsharex.com, ele permite gravar a tela inteira, áreas específicas ou janelas ativas, com ou sem áudio. Além da gravação, o ShareX suporta capturas de tela, conhecidos como prints.
O programa se destaca pelas ferramentas de edição de imagem, anotações, além de gravações em GIF. Apesar de ter diversas funções, o ShareX tem uma interface que pode ser difícil para iniciantes, exigindo mais tempo de adaptação. No entanto, é ideal para usuários que buscam uma solução mais completa para gravação de tela.
8. Mango Recorder (TinyTake)
O Mango Recorder, nomeado anteriormente de TinyTake, é um programa de gravação de tela disponível tanto para Windows quanto para macOS. A ferramenta captura imagens e vídeos, permitindo selecionar a tela inteira, uma área específica ou uma janela selecionada.
Ideal para pessoas que trabalham em equipe, o TinyTake tem entre seus recursos anotações em capturas de tela, ferramentas básicas de edição e armazenamento de arquivos com até 2 GB gratuitamente na nuvem. Um ponto negativo, no entanto, é que o app possui algumas limitações na versão gratuita, como restrições de tempo para gravações de vídeo.
9. Loom
O Loom é mais uma opção de programa para gravar tela de computadores Windows e macOS, ou até mesmo de navegadores. Em sua versão gratuita, o app permite fazer vídeos de até cinco minutos da tela do seu PC, captando a webcam e o áudio . Desta forma, é ideal para criar tutoriais e apresentações curtas.
10. Debut
O Debut é mais uma opção de gravador de tela para PC gratuito, no entanto, sua interface é simples e um pouco antiga. Com opção de capturar a tela inteira, janelas específicas ou regiões selecionadas, o programa também permite gravar a webcam, áudio do sistema ou microfone.
Entre seus recursos, o Debut também inclui a adição de legendas e marcas d'água personalizadas, além de ajustes de cor e efeitos básicos para os vídeos. Ele também permite a gravação agendada, uma funcionalidade rara em ferramentas gratuitas.
2. Opções de programas pagos para gravar tela do PC
- Camtasia: realiza gravação de tela com microfone, câmera e sistema de áudio, com edição que permite ajustar tamanho, layout e utilizar filtros para acelerar a criação;
- Snagit: combina captura de tela e gravação de vídeo com ferramentas de edição de imagem, permitindo anotações e marcações, além de compartilhamento facilitado;
- ScreenFlow: grava tela, webcam, câmera e microfone, além de possuir ferramentas de edição de vídeo avançadas, animações e transições e exportação em formatos de alta definição;
- Filmora Scrn: permite gravação de tela do PC e áudio com suporte a até 120 fps, oferece ferramentas de edição simples, além de exportação para diversos formatos e plataformas.
- Bandicam: também com uma opção grátis, o Bandicam grava a tela do PC e dispositivos externos como webcam, Xbox ou PlayStation, celular e até IPTV
- Movavi Screen Recorder: com interface traduzida para português, o Movavi permite escolher o diretório em que os arquivos serão salvos, taxa de quadros dos vídeos e aplicar efeitos no cursor, definindo a forma e a cor do mouse na captura.
Quais são as principais diferenças entre gravadores de vídeo para PC gratuitos e pagos?
Os gravadores de tela de PC gratuitos e pagos apresentam diferenças principalmente nos recursos oferecidos. Os programas gratuitos, como Free Cam e Loom (versão grátis), geralmente apresentam limitações como restrições no tempo de gravação, marca d'água nos vídeos e poucas opções de formatos de exportação. Além disso, ferramentas de edição são mais básicas, com cortes simples. Esses programas são ideais para usuários que buscam gravadores de tela simples e acessíveis, sem necessidade de recursos avançados.
Já para profissionais que precisam de recursos avançados, os programas pagos, como Camtasia, Snagit e ScreenFlow, são opções mais completas. Eles permitem gravações de alta qualidade, sem limitações de tempo ou marca d'água, e incluem ferramentas de edição avançadas, como efeitos visuais, transições, animações e suporte para exportação em múltiplos formatos. Além disso, muitos desses programas permitem a gravação em alta taxa de quadros (FPS) e integração com plataformas de comunicação profissionais. No entanto, a maioria das plataformas cobra pacotes em dólar.
4. Como gravar tela do PC no Windows
Passo 1. Primeiramente, acesse a Microsoft Store e faça o download da ferramenta chamada "Xbox Game Bar". Ou pesquise pelo programa na barra "Pesquisar";
Passo 2. Depois que terminar de baixar o programa e se certificar de que ele está funcionando, pressione a tecla iniciar do Windows + "G" (isso fará com que os comandos da Xbox Game Bar sejam abertos);
Passo 3. Clique no botão "Capturar";
Passo 4. Toque no botão de "Rec";
Passo 5. A janela "Início da captura" será aberta no canto superior direito da tela. Você poderá acompanhar o tempo da gravação, pará-la ou desativar e ativar o microfone;
Passo 6. Você poderá visualizar as gravações na pasta "Vídeos" e, em seguida, "Captura".
Com informações de Microsoft
Veja também: vídeo mostra como gravar a tela de um notebook com Windows
Como gravar a tela de um notebook com Windows
- Apowersoft Desktop Screen Recorder
- CamStudio
- Conversores
- E-mails
- Edição e criação
- Ezvid
- Gmail
- Google Meet
- Imagens
- Internet
- Linux
- Mac
- Microsoft
- Movavi
- OBS Studio
- Players
- Produtividade
- Redes sociais
- Sistemas Operacionais
- Skype
- Slack
- Twitch
- Videogames
- Vimeo
- Windows 10
- XNote Stopwatch
- Xbox One
- YouTube (Fabricante)
- Zoom
- macOS
- Áudio e Vídeo