12 bons filmes de terror dirigidos por mulheres que você precisa assistir
Rua do Medo e A Substância são alguns exemplos de filmes de terror dirigidos por mulheres que fizeram sucesso com a audiência; veja 12 longas do tipo para assistir hoje
Os filmes de terror dirigidos por mulheres têm se tornado cada vez mais populares. Se há alguns anos, longas com diretoras não ganhavam a atenção merecida, hoje temos vários exemplos de sucesso do tipo. Nesse sentido, vale citar a trilogia da Rua do Medo (2021), de Leigh Janiak, e o recente lançamento A Substância (2024), comandado por Coralie Fargeat – que vem dando o que falar entre os cinéfilos.
Por sorte, muitos desses filmes dirigidos por mulheres estão disponíveis em streamings como Netflix, Amazon Prime Video e Disney+. Assim, fãs de terror podem aproveitar os títulos, sem sair de casa. Confira, a seguir, 12 filmes do gênero que foram comandados por mulheres e merecem o seu play! Em cada item, você encontra informações sobre enredo, elenco e onde assistir aos longas.
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista do TechTudo com bons filmes de terror dirigidos por mulheres, você encontra:
- Trilogia Rua do Medo (2021)
- Psicopata Americano (2000)
- Raw (2016)
- O Babadook (2014)
- Garota Infernal (2009)
- Huesera (2022)
- Goodnight Mommy (2014)
- A Substância (2024)
- Garota Sombria Caminha Pela Noite (2014)
- Bônus: Os Tigres Não Têm Medo (2017)
- Bônus: The Invitation (2015)
- Bônus: Vampira Humanista Procura Suicida Voluntário (2024)
1. Trilogia Rua do Medo (2021)
Na trilogia de Rua do Medo, uma maldição assombra a cidade de Shadyside há séculos, matando e aterrorizando jovens. A cada filme, o enredo volta mais no passado, a fim de explicar a origem de tudo. Baseados em uma série de livros escrita por R. L. Stine, os longas de Rua do Medo se passam nos anos de 1994, 1978 e 1666 – e estão todos disponíveis na Netflix.
Algumas atrizes creditadas na triologia são Kiana Madeira (Vício Perfeito), Olivia Welch (Panic) e Sadie Sink (Stranger Things), que dão vida a Deena, Sam e Ziggy. A direção dos três títulos é comandada por Leigh Janiak. Os filmes são avaliados em 6.2, 6.7 e 6.6 no IMDb. Já no Rotten Tomatoes, a aprovação da crítica é de 84%, 87% e 88%, na ordem de lançamento. Nessa plataforma, todas as obras garantiram selo Fresco.
2. Psicopata Americano (2000)
Um dos clássicos do cinema, estrelado por Christian Bale (Batman Begins), Psicopata Americano conta a história do banqueiro Patrick. De dia, ele é um funcionário normal, querido no trabalho. À noite, se revela um grande serial killer, com a capacidade de atrair e matar diversas mulheres.
O elenco também é composto por Jared Leto (Morbius) e Willem Dafoe (Pobres Criaturas) nos papéis do colega de trabalho, Paul, e do Detetive Donald Kimball. Disponível no catálogo do Telecine, o filme é dirigido por Mary Harron. No IMDb, Psicopata Americano acumula 7.6 pontos, enquanto é aprovado por 68% da crítica especializada no Rotten Tomatoes.
3. Raw (2016)
Em Raw, Justine é uma vegetariana há anos, que sonha em cuidar dos animais. Ela decide cursar Veterinária e durante o trote da faculdade, algo inesperado acontece: ela é forçada a comer carne crua. A partir do episódio traumático, Justine desenvolve um desejo incontrolável de comer carne humana.
Estrelado por Garance Marillier (Marinette), o elenco traz Ella Rumpf (Freud) e Rabah Nait Oufella (The Brigade) como os jovens Alexia e Adrien. Raw está disponível na Darkflix+, com direção e roteiro assinados por Julia Ducournau. No IMDb, o filme acumula 6.9 pontos e é aprovado por 93% da crítica no Rotten Tomatoes, recebendo o selo Fresco do site.
4. O Babadook (2014)
Amelia é uma mãe solo que lida com a recente morte do marido. Para piorar, o seu filho apresenta grave ansiedade e, após ler um livro sombrio, acredita que um monstro assombra a sua casa. Porém, ela vai descobrir que essa presença maligna pode ser mais do que imaginação da criança.
Essie Davis (Babyteeth) é Amelia, enquanto Noah Wiseman interpreta o filho, Samuel. O Babadook está disponível no catálogo da Darkflix+ e é escrito e dirigido por Jennifer Kent. Enquanto o filme tem 6.8 pontos no IMDb, é aprovado por 98% da crítica especializada no Rotten Tomatoes, garantindo selo Fresco à obra.
5. Garota Infernal (2009)
A estudante Jennifer é possuída por um espírito que devora carne humana. Para se manter alimentada, ela decide perseguir os garotos da escola. O plano, porém, é ameaçado quando Needy, a melhor amiga de Jennifer, descobre o que está acontecendo e faz de tudo para parar com os assassinatos.
Garota Infernal traz Megan Fox (Transformers), Amanda Seyfried (Meninas Malvadas) e Adam Brody (The O.C) como Jennifer, Needy e Nikolai. Disponível no Disney+, o longa de terror é dirigido por Karyn Kusama. A avaliação na crítica é abaixo da média, com 5.5 pontos no IMDb e 46% de aprovação no Rotten Tomatoes – porém, o filme conquistou o público e é considerado um horror cult hoje.
6. Huesera (2022)
O casal Valerie e Raul realiza um grande sonho ao descobrir que a mulher está grávida. Mas, aos poucos, ela começa a ser atormentada por visões, que suspeita serem originadas pela entidade Huesera. Agora, Valerie precisa retornar ao seu passado, a fim de vencer a força maligna.
O longa mexicano é estrelado por Natalia Solian (Ninguém Precisa Acreditar em Mim) e Alfonso Dosal (Bandidos). Já Michelle Garza Cervera é responsável pelo roteiro e pela direção do filme de terror. Disponível no Amazon Prime Video, Huesera tem 6 pontos no IMDb e possui certificado Fresco no Rotten Tomatoes, com 97% de aprovação da crítica.
7. Goodnight Mommy (2014)
Depois de se submeter a uma série de cirurgias plásticas, a mãe de dois meninos gêmeos retorna à casa. Porém, eles acham que aquela mulher não é quem diz ser e precisam saber o que aconteceu com a sua verdadeira mãe. A direção e roteiro é de Veronika Franz, que assina o trabalho ao lado de Severin Fiala.
O elenco é composto por Susanne Wuest (Iceman), Lukas Schwarz (O Dia da Invasão) e Elias Schwarz (Applaus), dando vida à mãe e aos irmãos Lukas e Elias. Disponível no catálogo do Amazon Prime Video, Goodnight Mommy é avaliado em 6.7 pontos no IMDb e adquiriu 85% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes. É mais um filme com certificado Fresco da plataforma.
8. A Substância (2024)
Elisabeth Sparkle é uma artista famosa nos anos 80 que está com dificuldade de emplacar trabalhos ao chegar aos 50. Por isso, ela toma a substância – um produto misterioso, que faz uma cópia de Elisabeth, mais nova e esteticamente perfeita. Para isso, ela deve revezar, vivendo uma semana como ela mesma e uma semana como Sue, seu clone “melhorado”. Mas não demora para que as coisas comecem a sair do controle.
Estrelado por Demi Moore (Ghost - Do Outro Lado da Vida) e Margaret Qualley (Tipos de Gentileza) como Elisabeth e Sue, o filme tem direção e roteiro de Coralie Fargeat. O longa de terror do subgênero de body horror está fazendo sucesso entre o público e a crítica. Ao todo, são 7.6 pontos no IMDb e 91% de aprovação no Rotten Tomatoes, garantindo o selo Fresco. A Substância chega ao catálogo do Mubi em 31 de outubro, sendo uma boa pedida de filme para assistir no Halloween.
9. Garota Sombria Caminha Pela Noite (2014)
Em uma cidade iraniana, cercada de crimes e violência, um encontro inesperado acontece entre Arash, um jovem que lida com o pai viciado em drogas, e uma vampira que mata homens que não respeitam os outros. A dupla é interpretada por Arash Marandi (Fireflies) e Sheila Vand (The Rental), respectivamente. Com roteiro e direção assinados por Ana Lily Amirpour, Garota Sombria Caminha Pela Noite está no catálogo do Reserva Imovision (que pode ser acessado via Amazon Prime Video). Nas avaliações, acumula 6.9 pontos no IMDb e tem 96% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes, garantindo selo Fresco.
10. Bônus: Os Tigres Não Têm Medo (2017)
Com ajuda de elementos fantasiosos, um grupo de cinco crianças órfãs tenta sobreviver à violência e aos conflitos causados pela guerra entre cartéis de drogas no México. Paola Lara (Reina), Benny Emmanuel (Chicuarotes) e Ianis Guerrero (Hijo de Família) são listados como Estrella, Brayan e Caco. Escrito e dirigido por Issa López, o filme é item bônus, já que não está disponível no streaming. No IMDb, possui 6.9 pontos, enquanto é aprovado por 97% da crítica no Rotten Tomatoes. O título tem selo Fresco pela avaliação alta.
11. Bônus: The Invitation (2015)
Um rapaz é convidado para jantar com a sua ex-esposa e o atual marido dela. Mas, chegando lá, ele começa a suspeitar que o casal tem planos macabros para todos os amigos presentes. No elenco, nomes como Logan Marshall-Green (Lou) e Tammy Blanchard (Tallulah) se destacam. Eles dão vida ao protagonista Will e à ex Eden.
The Invitation não está disponível no streaming. Com direção de Karyn Kusama, o longa independente de terror tem 6.6 pontos no IMDb e conta com 90% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes. Por isso, é premiado com o selo Fresco do portal.
12. Bônus: Vampira Humanista Procura Suicida Voluntário (2024)
O filme de terror com um toque de humor ácido fala sobre a vampira Sasha. Sensível e empática demais, ela não consegue matar e se alimentar do sangue de outras pessoas. Nesse momento, Sasha encontra Paul, um jovem que quer se suicidar. Os dois fazem um trato: ela o ajuda a realizar seus desejos antes da morte e, em troca, poderá se alimentar do sangue dele.
Estrelado por Sara Montpetit (A Escolha de Maria) e Félix-Antoine Bénard (L'effet Secondaire), o filme tem direção de Ariane Louis-Seize. Ela também é uma das pessoas responsáveis pelo roteiro. O longa, atualmente, não está no streaming. Nas avaliações da crítica, é bem recebido, com 7 pontos no IMDb e 90% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes, com selo Fresco da plataforma.
🎥 6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ