iOS
Publicidade
Por , para o TechTudo

O iOS 18 lança na próxima segunda-feira (16) e traz diversas novidades para o iPhone. O novo sistema operacional da Apple é a maior atualização da história da empresa porque vai incorporar a Apple Intelligence, inteligência artificial exclusiva e inédita da Maçã. A ferramenta trará melhorias na Siri e poderá ser usada em diversos aplicativos. Além disso, o iOS 18 traz novidades e melhorias para a Central de Controle do iPhone, que poderá ser mais personalizada, e conta com uma função que bloqueia e esconde apps nativamente. Abaixo, confira sete novidades do iOS 18 que vão facilitar sua vida.

iOS 18 ganha data de lançamento; confira novidades do sistema

iOS 18 ganha data de lançamento; confira novidades do sistema

📝 Como entrar em contato com a assistência técnica da Apple? Usuários respondem no Fórum TechTudo

1. Gravar vídeos enquanto escuta música

O iOS 18 vai permitir que usuários gravem vídeos pelo iPhone sem interromper a reprodução de músicas no dispositivo. Até o iOS 17, sempre que o usuário abria o app da câmera na opção de vídeo, o celular pausava as faixas automaticamente. O recurso foi testado durante a Beta do sistema operacional. Na época de testes, para ativar o recurso, bastava ir aos ajustes da câmera e selecionar a opção “Permitir reprodução de áudio”. Vale ressaltar, por fim, que em casos em que a música esteja tocando no alto-falante do iPhone, o áudio de vídeos será gravado em Mono.

Gravar vídeos com a qualidade do iPhone enquanto escuta músicas já é real — Foto: Reprodução/Apple
Gravar vídeos com a qualidade do iPhone enquanto escuta músicas já é real — Foto: Reprodução/Apple

2. Guardar todas as senhas em um só app

O novo aplicativo "Passwords" vai chegar com o iOS 18. A novidade permite que usuários guardem todas as senhas em um só lugar, além de simplificar logins em sites e aplicativos. Será possível ainda guardar sequências de dupla autenticação, para sincronia de dispositivos, e salvar senhas de Wi-Fi, possibilitando também compartilhar códigos secretos da rede com a família e amigos.

3. Usar iPhone no Macbook

O iPhone poderá ser usado diretamente no Macbook com o iOS 18. O recurso funcionará a partir da transmissão de tela, facilitando a vida de quem trabalha criando conteúdos para as redes sociais. Além de baixar o novo sistema no smartphone, o usuário precisa atualizar o software do Mac para o macOs Sequoia, nova versão que será lançada em breve. O compartilhamento da tela também é útil para continuar mexendo no celular enquanto ele carrega. As notificações recebidas no aparelho também vão aparecer na tela do computador.

iOS 18 permite controlar o iPhone por meio do Macbook — Foto: Divulgação/Apple
iOS 18 permite controlar o iPhone por meio do Macbook — Foto: Divulgação/Apple

4. Recurso anti enjoo

O novo recurso “Vehicle Motion Cues” ("Dicas do Movimento do Veículo", em português) pretende evitar que usuários fiquem enjoados ao usar o iPhone durante viagens em alta velocidade. Com base em pesquisas que mostram que o enjoo de movimento é causado por um conflito sensorial entre o que se vê e o que se sente, a Apple desenvolveu o recurso criando pequenos pontos ao redor das bordas da tela, que se movem com o movimento do carro. Durante os testes do iOS 18 Beta, bastava ir em “Configurações”, tocar em “Acessibilidade” e depois em “Movimento” para ativar a função.

5. Relógio ativo mesmo sem bateria

Outra novidade do iOS 18 vai permitir que o usuário visualize o relógio mesmo que a bateria tenha acabado. Além disso, durante o período de testes do sistema operacional, usuários do iPhone 15 também relataram que o celular podia ser usado para realizar pagamentos por aproximação, utilizar o "Buscar" do iCloud no modo de reserva de bateria.

Mesmo se a bateria acabar, o iOS 18 permitirá visualizar as horas — Foto: Luciana Maline/TechTudo
Mesmo se a bateria acabar, o iOS 18 permitirá visualizar as horas — Foto: Luciana Maline/TechTudo

6. Bloquear e esconder apps

Grandes novidades do iOS 18 são os recursos "Lock an app" e "Hide an app", que chegam para reforçar a privacidade do usuário. Agora, será possível esconder aplicativos sensíveis em pastas secretas, e assim evitar que terceiros os localizem com facilidade. Também será possível bloquear as aplicações com senha, via Face ID, Touch ID e PIN, criando uma camada adicional de proteção para apps de banco e e-mail, por exemplo.

Bloqueie apps com senhas no novo sistema da Apple — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Bloqueie apps com senhas no novo sistema da Apple — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

7. Personalização da Central de Controle

Por fim, o iOS 18 vai atualizar a Central de Controle do iPhone e permitir que usuários a personalizem livremente. Agora, será possível adicionar novos controles no espaço, com acesso rápido para funções e configurações do dispositivo e aplicativos terceiros. O espaço vai poder ser dividido em páginas, facilitando a organização dos atalhos desejados. Outra novidade é a possibilidade de aumentar ou diminuir ícones e definir a posição deles na tela incial do celular.

Central de Controle no iPhone agora pode ser personalizada — Foto: Divulgação/Apple
Central de Controle no iPhone agora pode ser personalizada — Foto: Divulgação/Apple

Com informações de MacRumors

Mais recente Próxima iOS 18: quais iPhones vão receber e tudo sobre o novo sistema da Apple
Mais do TechTudo