12 filmes de faroeste 'espaguete' que valem a pena assistir hoje mesmo
Filmes produzidos na Itália entre os anos de 1960 e 1970 se tornaram referência do gênero; saiba onde assistir clássicos como Django, Keoma, O Dia da Ira e Três Homens em Conflito
Os filmes de faroeste "espaguete" são os longas do gênero que foram produzidos na Itália durante as décadas de 1960 e 1970. O país é lembrado entre os apreciadores do "bangue-bangue" como um celeiro europeu de filmes de velho oeste, visto que, na época, houve uma profusão de filmes e séries de TV que receberam a alcunha pejorativa de “western spaghetti” (faroeste espaguete, em português). O termo tinha relação com nacionalidade italiana desses filmes, embora muitas das obras fossem coproduzidas com outros países europeus. Hoje, diversos longas do estilo estão disponíveis em streamings como o Amazon Prime Video, Oldflix e Looke.
Apesar do elenco nativo, marcado por estrelas como Terence Hill (Meu Nome é Trinitá) e Franco Nero (Django), estrelas de Hollywood também estiveram na terra das massas para estrelar filmes de sucesso. É o caso de Lee Van Cleef (Fuga de Nova Iorque) e Clint Eastwood (Gran Torino). Nessa lista do TechTudo, você confere o melhor do bangue-bangue à italiana que está na cabeça dos fãs até hoje. Além dos filmes, você fica por dentro das plataformas onde os títulos estão disponíveis.
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Conheça o melhor do bangue-bangue à italiana com os filmes abaixo.
- Três Homens em Conflito (1966)
- Django (1966)
- Era Uma Vez no Oeste (1968)
- Por uns Dólares a Mais (1965)
- Companheiros (1970)
- Quando Explode a Vingança (1971)
- O Dia da Ira (1967)
- A Morte Anda a Cavalo (1967)
- Keoma (1976)
- O Último Grande Duelo (1972)
- Uma Bala Para o General, ou Gringo (1967)
- Sabata - O Justiceiro (1969)
1. Três Homens em Conflito (1966)
Um dos diretores mais reverenciados do faroeste espaguete é Sergio Leone, reverenciado até hoje pela chamada "Trilogia dos Dólares". Seu título mais famoso é Três Homens em Conflito, o segundo filme da saga. A trama se passa durante a Guerra de Secessão nos Estados Unidos (1861 – 1865), momento em que um pistoleiro sem nome faz aliança com um ladrão e um caçador de recompensas para encontrar uma fortuna de 200 mil dólares perdida no velho oeste. A união, porém, está fadada ao fracasso, pois nenhum dos três quer dividir o dinheiro.
Este clássico do cinema está disponível no Looke, Oldflix e MGM+ (via Amazon Prime Video). Clint Eastwood (Cry Macho), Eli Wallach (O Poderoso Chefão) e Lee Van Cleef (Fuga de Nova Iorque) estão no elenco. Na visão do público, o longa apresenta nota 8,0 no IMDb. Já entre a crítica, a aprovação é de 97% no Rotten Tomatoes.
2. Django (1966)
Muitos conhecem o longa Django Livre, do diretor americano Quentin Tarantino, mas quem é cinéfilo de carteirinha reconhece a inspiração para o longa americano: Django, um faroeste sombrio de 1966 considerado um dos grandes marcos do gênero. A obra do diretor Sergio Corbucci (O Vingador Silencioso) é um faroeste espaguete sombrio protagonizado por Franco Nero (Cartas Para Julieta), que ainda contracena ao lado de Loredana Nusciak (Um Homem, Um Revólver, Uma Vingança), Gino Pernice (Adultério à Italiana), Ángel Álvarez (O Carrasco), entre outros.
Disponível no Looke, Oldflix e NetMovies, a trama é centrada no personagem título, um homem corroído pela morte da esposa e por um sentimento crescente de vingança. Django viaja carregando um caixão, cujo conteúdo é um mistério. Ao parar em um pequeno vilarejo na fronteira entre os Estados Unidos e o México, o protagonista enfrenta a tirania de dois grupos rivais, liderados por um major americano e um general mexicano igualmente sádicos. As notas são de 7,2 no IMDb e 94% no Rotten Tomatoes.
3. Era uma Vez no Oeste (1968)
O diretor Sergio Leone reuniu em 1968 os astros americanos Henry Fonda (As Vinhas da Ira), Charles Bronson (Desejo de Matar), Jason Robards (Magnólia) e Woody Strode (Os Profissionais) numa história criada pelos cineastas Dario Argento (Suspiria de 1977) e Bernardo Bertolucci (Os Sonhadores). Ou seja, um clássico absoluto que está nas locadoras da Amazon Prime Video e Apple TV+.
O fazendeiro Brett McBain (Frank Wolff) é assassinado junto com sua família pelo pistoleiro Frank (Henry Fonda). O criminoso foi contratado por um magnata ferroviário que tinha interesse nas terras de McBain. Mas o morto tinha uma outra esposa chamada Jill (Claudia Cardinale), que agora precisa da ajuda de um pistoleiro misterioso chamado "Harmonica" (Bronson) para defender a propriedade recém-herdada. O longa tem nota 8,5 no IMDb e aprovação de 96% no Rotten Tomatoes.
4. Por uns Dólares a Mais (1965)
Após o sucesso de Por Um Punhado de Dólares, a parceria entre Clint Eastwood e Sergio Leone rendeu mais um longa, Por Uns Dólares a Mais. No enredo, Eastwood interpreta Monco, um pistoleiro que busca a recompensa pela captura de um criminoso perverso chamado El Índio. Mas ele deve atuar junto com outro caçador de recompensas, o coronel Douglas Mortimer, que deixa a rivalidade de lado para pôr fim nos crimes sanguinários de El Índio.
A atração está no catálogo do Looke, Oldflix e NetMovies. Lee Van Cleef, Gian Maria Volonté, Luigi Pistilli (A Morte Anda a Cavalo), Klaus Kinski (Nosferatu - O Vampiro da Noite) e Joseph Egger (O Lago Encantado) fazem parte do elenco. As notas do longa são de 8,2 no IMDb e aprovação de 92% no Rotten Tomatoes.
5. Companheiros (1970)
Além de Django, o astro Franco Nero estrelou outras obras do faroeste europeu. Exemplo disso é Companheiros, produção realizada em conjunto com Espanha e Alemanha. A produção está no catálogo gratuito do Plex (áudios em inglês) e no Oldflix. Com direção de Sérgio Corbucci, a obra ainda conta com Tomás Milián (Brigada Antifurto), Fernando Rey (Operação França), Jack Palance (Os Brutos Também Amam) e Iris Berben (Paraíso) nos papéis principais.
O enredo se passa durante a Revolução Mexicana (1910 – 1917), período onde o traficante de armas sueco Yolaf Peterson (Nero) se alia ao guerrilheiro Mongo (José Bódalo) para libertar Xantos (Fernando Rey), um professor revolucionário que está detido pelos estadunidenses. Para Yolaf, esse resgate tem um preço simples: como está com dinheiro está retido no banco local, somente o professor sabe a combinação do cofre. No IMDb, a nota do filme é de 7,2.
6. Quando Explode a Vingança (1971)
A obra de Sérgio Leone é mais uma produção do faroeste espaguete que se passa durante a Revolução Mexicana, dessa vez tendo no elenco principal Rod Steiger (No Calor da Noite), James Coburn (Sete Homens e um Destino), Romolo Valli (Morte em Veneza), Maria Monti (Retrato da Burguesia) e Rik Battaglia (A Mulher do Rio). A obra está no catálogo do Looke, MGM+ e NetMovies (gratuito com anúncios). As notas são de 7,6 no IMDb e aprovação de 92% no Rotten Tomatoes.
Juan Miranda (Steiger) é um fora-da-lei mexicano que lidera uma quadrilha especializada em roubos. Ele se une ao irlandês John H. Mallory (Coburn), especialista em explosivos, em uma missão de roubo organizada por guerrilheiros mexicanos. A ideia é assaltar um banco nacional usando as habilidades de cada um. Mas uma série de incidentes incomuns faz com que a ação não saia bem como foi planejada.
7. O Dia da Ira (1967)
Junto com Clint Eastwood, Lee Van Cleef foi outro americano bastante presente em obras do faroeste italiano. Um desses títulos é O Dia da Ira, produção do cineasta italiano Tonino Valerii (Meu Nome é Ninguém). Disponível no Oldflix e Plex (com áudio em inglês), a produção ainda conta com Giuliano Gemma (Uma Pistola Para Ringo), Walter Rilla (A Salamandra de Ouro), Christa Linder (A Noite dos Mil Gatos) e Ennio Balbo (Resgate de uma Vida) no elenco principal.
O pistoleiro Frank Talby chega em uma cidade e rapidamente faz amizade com Scott Mary (Gemma), um limpador local que sofre assédio de alguns outros habitantes. Num gesto de amizade, mas também de criminalidade, Talby assassina um dos importunadores do novo amigo. O ato faz com que Scott seja o novo protegido de Talby, e juntos os dois partem numa viagem para resolver um antigo assunto pendente do pistoleiro. Dia da Fúria tem nota 7,1 no IMDb.
8. A Morte Anda a Cavalo (1967)
Dirigido por Giulio Petroni (Petepa), A Morte Anda a Cavalo é mais uma produção estrelada por Lee Van Cleef, que dessa vez divide o protagonismo com John Phillip Law (Barbarella). Anthony Dawson (Deadlock), Antonio Margheriti (Dança Macabra), Carlo Pisacane (O Incrível Exército de Brancaleone) e José Torres (Django Desafia Sartana) são outros nomes do elenco principal. O filme faz parte do catálogo das plataformas Looke, NetMovies e Pluto.tv (essas duas últimas gratuitas com anúncios).
Quando criança, Bill Meceita (Law) presenciou o assassinato de toda a sua família. Quinze anos após o incidente macabro, ele quer consumar sua vingança contra os responsáveis. No meio de sua jornada por justiça ele encontra Ryan (Cleef), um pistoleiro recém-saído da prisão. Quando eles descobrem que procuram os mesmos homens em comum, uma aliança letal é formada entre eles. Enquanto no Rotten a aprovação do filme entre a crítica é de 50%, no IMDb a nota do público ficou em 7.
9. Keoma (1976)
Além de Django, outro personagem famoso de Franco Nero é o pistoleiro mestiço Keoma, cuja alcunha intitula o filme do cineasta Enzo G. Castellari (Os Guerreiros do Bronx). Realizado numa época em que os faroestes espaguetes já estavam em declínio na Itália, a produção é considerada um dos últimos grandes filmes do gênero. O filme faz parte do catálogo das plataformas Looke, NetMovies, Oldflix e Plex (em inglês). William Berger (Sabata - O Justiceiro), Olga Karlatos (Nova Iorque: Cidade Violenta) e Woody Strode (Audazes e Malditos) integram o elenco.
Parte indígena, parte branco, Keoma é um pistoleiro habilidoso que busca uma redenção pelos seus crimes após o fim da Guerra Civil Americana. Para isso, ele decide retornar para o seu antigo lar, uma comunidade de nativos. No entanto, a cidade está assolada devido o comando tirânico de um líder chamado Caldwell (Donald O'Brian). Junto dos seus meios-irmãos, Keoma planeja uma forma de salvar todos os seus amigos. A obra apresenta nota 7 no IMDb.
10. O Último Grande Duelo (1972)
O Último Grande Duelo é mais um título do astro americano Lee Van Cleef em terras italianas. No enredo, o ator interpreta Clayton, um xerife experiente que nunca abandonou seu idealismo por justiça. Seu caminho se cruza com o de um jovem pistoleiro acusado de assassinar um líder sindical. Ao investigar o caso, Clayton descobre uma série de mistérios envolvendo as circunstâncias do crime.
O longa integra o catálogo das plataformas Looke e Plex (áudio em inglês). Ainda fazem parte do elenco Alberto Dentice, Jess Hahn (O Processo), Horst Frank (Bravos e Covardes), Antonio Casale (Quando Explode a Vingança) e Dominique Darel (Morte em Veneza). O filme possui média 6,4 no IMDb.
11. Uma Bala Para o General (1967)
Uma Bala Para o General, também conhecido no Brasil como Gringo, é outro título localizado na Revolução Mexicana. Importante mencionar que essa temática faz parte de um subgênero dentro do bangue-bangue italiano conhecido como "Zapata western", uma referência ao líder revolucionário mexicano Emiliano Zapata (1879 - 1919). Gringo está no catálogo do Oldflix e é estrelado por Gian Maria Volonté (O Círculo Vermelho), Martine Beswick (Mil Séculos Antes de Cristo) e Klaus Kinski (Fitzcarraldo).
Bill Tate (Lou Castel), um jovem americano de passado misterioso, decide se unir ao grupo de saqueadores de trem liderados por El Chuncho (Volonté). O intuito do grupo é vender o produto do roubo para revolucionários mexicanos. O que Chuncho e seus capangas não desconfiam é que a entrada de Tate no bando atende a outros interesses. Uma Bala para o General tem nota 7 no IMDb.
12. Sabata - O Justiceiro (1969)
Para fechar a lista, mais um filme do estadunidense Lee Van Cleef na Itália. A produção da vez é Sabata - O Justiceiro, título de Gianfranco Parolini (A Arma Divina) que rendeu uma trilogia consagrada no meio western. O primeiro capítulo dessa saga pode ser visto no Oldflix e MGM+ (via Amazon Prime Video). William Berger (Django: A Volta do Vingador), Aldo Canti (Cinco Para o Inferno), Ignazio Spalla (Cjamango: O Vingador) e a cantora Linda Vera estão no elenco.
Criminosos roubam um cofre contendo dinheiro do exército dos Estados Unidos. O plano não dura muito, pois Sabata (Cleef), um pistoleiro experiente, consegue resgatar o valor roubado. No entanto, o protagonista descobre que pessoas importantes da cidade estão envolvidas por trás do crime. A partir de então, surgem inúmeras tentativas de eliminar Sabata antes que ele denuncie o esquema. Sabata possui nota 6,7 no IMDb.
Com informações de Collider (1, 2), IMDb (1, 2) e Rotten Tomatoes
Mais lidas da semana
🎬 Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica
Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica