10 piores erros que você pode cometer na sua máquina de lavar roupa
Lavadoras de roupas, sejam do tipo lava e seca ou tradicional, podem ser danificadas por hábitos de uso prejudiciais, como escolher o ciclo errado ou não limpar o tambor; veja lista
A máquina de lavar é uma grande aliada na rotina das famílias brasileiras, uma vez que torna a limpeza de roupas mais prática e rápida. No entanto, por ser um eletrodoméstico de uso frequente e útil para higienizar diversos itens, muitas pessoas acabam configurando-o de qualquer maneira, sem prestar atenção ao que podem ou não fazer. Com o tempo, esses hábitos descuidados podem danificar os componentes internos e gerar gastos extras com consertos, pesando muito no bolso. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com os dez piores erros que você pode cometer na sua máquina de lavar roupa.
Entre os equívocos mais comuns estão escolher o ciclo de lavagem errado, misturar tecidos e cores, sobrecarregar o tambor e até deixar de limpar o aparelho. Além de estragar a lavadora, essas questões podem diminuir a eficiência e aumentar o consumo de energia e água, levando você a gastar com assistência técnica ou até precisar comprar uma nova. Veja, a seguir, o que não fazer com a sua máquina de lavar.
📝 Qual o melhor aparelho de ar condicionado? Confira no Fórum TechTudo
Conserto de máquina de lavar: 10 erros que estragam o aparelho
- Escolher o ciclo de lavagem errado
- Encher o tambor após colocar as roupas
- Colocar sabão direto nas roupas
- Deixar roupas de molho por muito tempo
- Misturar tecidos e cores diferentes
- Lavar itens inapropriados
- Não equilibrar a carga
- Sobrecarregar a máquina
- Não conferir bolsos, zíperes e botões de roupas
- Não limpar ou fazer manutenção da máquina
1. Escolher o ciclo de lavagem errado
Cada máquina de lavar tem suas particularidades no sentido de quantos ciclos inclui e como funciona, a depender da sua capacidade e tamanho. Mas, em geral, as lavadoras oferecem diversos programas, como leves, pesados, coloridos e até para edredons, além de diferentes níveis de água que se ajustam à quantidade de roupas no tambor. Logo, é importante ler o manual e saber escolher o ciclo certo para cada lavagem, garantindo que a lavadora trabalhe da melhor forma.
Por exemplo, se você escolher um programa de roupas leves para uma carga muito pesada, suas roupas não ficarão limpas, porque a máquina não vai ter a força necessária para tirar toda a sujeira. Por outro lado, usar um ciclo de roupas pesadas para tecidos delicados pode acabar os danificando, já que a intensidade pode ser muito forte.
2. Encher o tambor após colocar as roupas
As máquinas de lavar atuais contam com sensores que detectam a quantidade de roupas no cesto e, então, ajustam automaticamente o nível de água para garantir uma lavagem eficiente e econômica. Além disso, o tempo que elas levam para encher varia conforme o tipo de lavagem selecionado e as configurações do modelo. Por isso, é necessário conferir o manual para entender como funciona cada opção.
Por isso, não é recomendado encher o tambor manualmente. Isso pode causar problemas como transbordamento e danos em peças internas, como o motor, já que algumas partes não foram feitas para ficar submersas por mais tempo do que o estipulado na programação.
3. Colocar sabão direto nas roupas
Colocar sabão direto nas roupas é um ato que pode trazer danos tanto para as peças quanto para a máquina em si. Os resíduos do sabão ficam presos nas roupas, causando manchas e podendo até causar irritação na pele posteriormente. Além disso, esses resíduos se tornam pegajosos, acumulando sujeira e cera que podem entupir os ralos e as tubulações da máquina. Para evitar problemas, o melhor é usar as gavetas de sabão e amaciante, pois eles são diluídos adequadamente na água, impedindo acúmulos nas roupas e no tambor.
4. Deixar roupas de molho por muito tempo
Algumas pessoas costumam desligar a máquina para deixar as roupas de molho por mais tempo, mesmo quando o ciclo já define o tempo ideal. Essa prática, além de interferir nos ajustes automáticos da lavadora, pode danificar as peças. Portanto, é algo que não deve ser feito de jeito nenhum.
Quando as roupas ficam embebidas por mais tempo do que o necessário, os tecidos podem se desgastar, causando desfiados e mau cheiro. Além disso, o detergente, que foi feito para retirar as impurezas, pode acabar permitindo que a sujeira volte a ser absorvida pelas fibras das peças se o tempo de molho for excedido.
5. Misturar tecidos e cores diferentes
Por mais que seja um trabalho extra, separar as roupas por cores e tecidos é fundamental para garantir que suas peças saiam intactas da máquina de lavar. Ao lavar as roupas sem esse cuidado, é possível que uma roupa manche a outra, além de causar embolados e rasgos, dependendo do material.
Por isso, antes de colocar as roupas no cesto, é preciso separar as peças por cores claras, coloridas e escuras. Feito isso, separe novamente por tecidos, pois cada tipo tem a sua indicação de lavagem na etiqueta. Ao fazer esses procedimentos, você evita que um item seja danificado durante a lavagem.
6. Lavar itens inapropriados
Existem alguns itens que é melhor evitar lavar na máquina de lavar, pois podem ser danificados ou causar problemas ao aparelho. São eles: sapatos, cortinas, camas de pet, tapetes grandes, ternos, peças de couro e roupas de praia, como biquínis e sungas.
Nesses casos, o melhor é lavar à mão ou buscar outras formas de higienização, como a lavagem a vapor. Caso queira lavar peças que não foram mencionadas acima, lembre-se de ler o manual de instruções do seu modelo para garantir que seja seguro. Afinal, arriscar colocar tudo na máquina pode não só danificar as roupas, como também reduzir a vida útil do aparelho e comprometer peças importantes.
7. Não equilibrar a carga
Muitas vezes as pessoas colocam as roupas dentro da máquina sem se preocupar com a disposição interna e o equilíbrio das peças. Isso pode acarretar problemas para a sua lavadora, fazendo com que ela se mexa e faça barulhos durante o funcionamento, além de trazer danos para as peças.
Assim, caso você note barulhos e movimentos além do comum na sua lavadora durante um ciclo, essa pode ser a causa. O recomendado nesses casos é parar a lavagem e mexer no cesto para redistribuir as peças lá dentro. Isso vai fazer com que a máquina de lavar volte a bater as roupas e funcionar da forma correta.
8. Sobrecarregar a máquina
Lavar muitas roupas de uma vez só pode sobrecarregar a máquina e acabar prejudicando a limpeza. Quando o cesto está muito cheio, as peças não ficam bem lavadas, e você provavelmente vai ter que repetir o processo, desperdiçando sabão, água e energia. Ainda, isso pode desgastar a máquina e reduzir sua vida útil. As roupas precisam de espaço para se movimentar dentro do tambor, garantindo uma lavagem mais eficiente. Portanto, se o cesto estiver lotado, sua lavadora pode até interromper o ciclo por conta do peso.
Logo, se você tem uma quantidade grande de roupas ou costuma lavar itens pesados, como edredons, é melhor fazer as lavagens em partes. Outra opção é investir em uma máquina de lavar com maior capacidade, como de 16 a 20kg, o que pode tornar sua rotina mais fácil e garantir que as lavagens sejam mais eficientes.
9. Não conferir bolsos, zíperes e botões de roupas
Itens esquecidos nos bolsos, como moedas, papéis, zíperes e botões, podem causar uma verdadeira dor de cabeça tanto para você quanto para a sua máquina de lavar. Um simples pedaço de papel pode sujar as roupas limpas e até entupir o ralo. Já as moedas e outros itens de metal podem cair no tambor e arranhar o interior, ou até ficar presos no tubo de drenagem, fazendo a máquina parar de funcionar.
Por isso, sempre vale a pena checar os bolsos antes de colocar as roupas na máquina, além de fechar zíperes e botões. Tentar descobrir um defeito na máquina de lavar pode ser bastante complicado, então é melhor evitar como puder.
10. Não limpar ou fazer manutenção da máquina
Mesmo que a máquina de lavar funcione com água e sabão, ela acumula bastante sujeira durante os ciclos de lavagem por conta das impurezas que saem das peças. Nesse sentido, o recomendado é que você limpe a sua lavadora pelo menos uma vez no mês. Para identificar se a sua máquina realmente precisa dessa higienização, basta reparar se ela está com cheiro ruim, se há algum tipo de mofo na parte interna, ou se as suas roupas não estão saindo tão cheirosas ou limpas como antes.
Vale ressaltar que algumas máquinas contam com uma função pré-programada de autolimpeza, que é acionável através do painel. Se não for o caso da sua, você pode utilizar vinagre branco e executar um ciclo com água quente para eliminar o mofo e demais bactérias. Feito isso, mantenha a lavadora aberta por um tempo para retirar a umidade e secar bem.
Com informações de Choice, Homes and Gardens, Tom's Guide, Consul e Mueller
📹 Vídeo: Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos
Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos