Streaming
Publicidade
Por , para o TechTudo


Os filmes de suspense baseados em histórias reais têm o poder de assustar mais do que um clássico longa de terror. E alguns dos melhores títulos do gênero foram, de fato, inspirados em crimes que realmente chocaram o mundo — como os clássicos Psicose (1960) e Silêncio dos Inocentes (1991), além de exemplos mais recentes, como O Enfermeiro da Noite (2022). Por sorte, esses e muitos outros longas do tipo estão disponíveis em streamings como Netflix, Amazon Prime Video e Max.

Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com 10 tramas de suspense que foram baseados em fatos reais e vão te chocar. Se você curte enredos que vão de serial killers incontroláveis até psicopatas calculistas, não pode deixar de conferir. Confira, a seguir, onde assistir, enredo, elenco e repercussão de cada um deles. Essa matéria contém relatos sobre a atuação de assasinos em séries reais e não é recomendada para pessoas com sensibilidade ao tema.

Silêncio dos Inocentes é outro suspense baseado em fatos reais e chocantes  — Foto: Divulgação/IMDB
Silêncio dos Inocentes é outro suspense baseado em fatos reais e chocantes — Foto: Divulgação/IMDB

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo

Na lista do TechTudo com os 10 filmes de suspense baseados em fatos reais, você encontra:

  1. Psicose (1960)
  2. Tubarão (1975)
  3. Pânico (1996)
  4. Assassinato Sem Culpa (2012)
  5. O Silêncio dos Inocentes (1991)
  6. O Enfermeiro da Noite (2022)
  7. Zodíaco (2007)
  8. Sangue no Gelo (2013)
  9. Monster - Desejo Assassino (2003)
  10. A Confissão Final (2021)

1. Psicose (1960)

Um dos filmes mais famosos de Alfred Hitchcock, Psicose começa quando a fugitiva Marion decide passar a noite em um motel na estrada. O estabelecimento é administrado por Norman Bates, um rapaz esquisito, com uma relação de dependência com a mãe. A partir disso, a estadia se torna uma verdadeira noite de terror. O enredo perturbador tem origem na história de Ed Gein, um violador de túmulos e assassino, que procurava vítimas parecidas com a mãe. O rapaz chegava a se vestir com as roupas da falecida em episódios de delírio. A história do criminoso, que passou a vida em uma instituição psiquiátrica, é contada no livro de Robert Bloch.

Janet Leigh (A Marca da Maldade) e Anthony Perkins (O Processo) estão no elenco como Marion e Norman. Psicose, disponível no Amazon Prime Video e Telecine, concorreu a quatro estatuetas no Oscar. O filme se tornou um clássico do cinema, conquistando 8.5 pontos no IMDb e com 97% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

A história de Psicose é baseada no assassino Ed Gein — Foto: Reprodução/IMDb
A história de Psicose é baseada no assassino Ed Gein — Foto: Reprodução/IMDb

2. Tubarão (1975)

Outro clássico do suspense é Tubarão. Com direção de Steven Spielberg (A Lista de Schindler), o longa fala sobre uma pequena cidade que se torna alvo de um grande tubarão branco. Os responsáveis querem abafar o caso, mas deter o animal será muito mais difícil do que imaginam. O filme de Spielberg se baseia em livro escrito por Peter Benchley. O autor, por sua vez, se inspirou em um evento trágico, que aconteceu em Nova Jersey, em 1916. Uma série de ataques de tubarão levou à morte de quatro pessoas, além de outra vítima, que ficou gravemente ferida.

Roy Scheider (Operação França) e Richard Dreyfuss (Conta Comigo) são alguns nomes do elenco, que dão vida a Martin Brody e Matt Hooper. Disponível no Amazon Prime Video e no Telecine, o título tem 8.1 pontos no IMDb, 97% de aprovação no Rotten Tomatoes e ganhou três prêmios no Oscar.

Tubarão é inspirado em ataque que aconteceu no início do século XX — Foto: Reprodução/IMDb
Tubarão é inspirado em ataque que aconteceu no início do século XX — Foto: Reprodução/IMDb

3. Pânico (1996)

Em Pânico, jovens de uma pequena cidade são perturbados por um assassino mascarado, que testa os conhecimentos de suas vítimas sobre filmes de terror. Na vida real, a história do serial killer Danny Rolling inspirou a produção do filme. Também conhecido como O Estripador de Gainesville, o criminoso torturou e matou cinco estudantes universitários na cidade da Flórida. Após ser preso, ele também confessou ter estuprado diversas vítimas e se declarou culpado em outras tentativas de homicídio.

Neve Campbell (Garotas Selvagens), Courteney Cox (Friends) e David Arquette (Nunca Fui Beijada) fazem parte do elenco como Sidney, Gale e Xerife Riley. Disponível no Amazon Prime Video, o longa acumula 7.4 pontos no IMDb, 81% de aprovação no Rotten Tomatoes e tem direção assinada por Wes Craven (A Hora do Pesadelo).

Pânico é baseado em história do serial killer Danny Rolling  — Foto: Reprodução/The Movie Database
Pânico é baseado em história do serial killer Danny Rolling — Foto: Reprodução/The Movie Database

4. Assassinato Sem Culpa (2012)

No início dos anos 2000, a aparentemente doce esposa Susan assassina o seu marido, Jeff, com diversas facadas. No julgamento, a defesa alegou que ela era vítima de violência doméstica, tratando-se de legítima defesa. Assassinato Sem Culpa traz a história real, sem alterar o nome dos envolvidos. Em 2003, Susan Wright, na época com 26 anos, esfaqueou o marido 193 vezes e enterrou o seu corpo no jardim. A defesa que apontava o caso de violência doméstica não foi bem recebida pelo júri e a jovem foi condenada, passando 17 anos na prisão.

No longa, dirigido por Stephen Kay (O Pesadelo), o casal é interpretado por Sara Paxton (Aquamarine) e Justin Bruening (Doces Magnólias). Disponível no catálogo do Max, o suspense acumula 5.6 pontos no IMDb e tem 53% de aprovação do público.

Assassinato Sem Culpa fala sobre esposa que matou marido — Foto: Reprodução/Lifetime
Assassinato Sem Culpa fala sobre esposa que matou marido — Foto: Reprodução/Lifetime

5. O Silêncio dos Inocentes (1991)

Nesse suspense de sucesso, a detetive Clarice Starling conta com a ajuda do psiquiatra e criminoso Hannibal Lecter para encontrar outro assassino que está à solta, chamado Buffalo Bill. Os roteiristas do longa se baseiam em diferentes serial killers para criar o protagonista. Ed Gein, que também inspirou Psicose, é um deles. O assassino tinha os ossos das vítimas pela casa, móveis estofados com pele humana, além de diversos objetos feitos com o corpo das pessoas que matou — como o personagem. Porém, o personagem também traz traços de outros psicopatas, como Ted Bundy, que era um rapaz sedutor, que enganava muitas mulheres.

Jodie Foster (Nyad) e Anthony Hopkins (Meu Pai) dão vida a Clarice e Hannibal, respectivamente. Dirigido por Jonathan Demme (Filadélfia), o filme está disponível no Amazon Prime Video e ganhou cinco Oscars. No IMDb, é avaliado em 8.6 e acumula 95% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

Serial killer de O Silêncio dos Inocentes se baseia em diferentes assassinos da vida real  — Foto: Divulgação IMDb
Serial killer de O Silêncio dos Inocentes se baseia em diferentes assassinos da vida real — Foto: Divulgação IMDb

6. O Enfermeiro da Noite (2022)

Amy é uma enfermeira dedicada e sobrecarregada que ainda precisa cuidar do filho sozinha. As coisas mudam quando o novo contratado do hospital, Charles Cullen, chega e faz amizade com ela. Mas não demora para que a moça comece a suspeitar do colega. A história é baseada em fatos reais, mantendo, inclusive, o nome do assassino. Charles Cullen foi um enfermeiro que, ao longo de quase 20 anos de carreira, pode ter matado mais de 300 pacientes, sendo a maioria por overdose de medicamentos.

A estimativa, realizada pelas autoridades, torna Cullen um dos maiores serial killers da história. Atualmente, ele está preso e cumpre pena de prisão perpétua. Disponível na Netflix, o filme é estrelado por Eddie Redmayne (Os Miseráveis) e Jessica Chastain (Interestelar). Com direção de Tobias Lindholm (Sequestro), o título tem 6.8 pontos no IMDb, com 75% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Charles, retratado em O Enfermeiro da Noite, pode ser o maior serial killer da história  — Foto: Divulgação/Netflix
Charles, retratado em O Enfermeiro da Noite, pode ser o maior serial killer da história — Foto: Divulgação/Netflix

7. Zodíaco (2007)

A cidade de São Francisco sofre nas mãos de um serial killer, conhecido como O Zodíaco. O assassino ainda envia cartas para jornais, com detalhes que só ele saberia sobre os crimes. A partir disso, as autoridades precisam correr contra o tempo para desvendar o mistério. O roteiro se baseia em livro de Robert Graysmith, interpretado por Gyllenhaal no filme. Na vida real, o criminoso afirma ter matado mais de 30 pessoas. Por anos, ele enviou dezenas de códigos para jornais. Acredita-se que o assassino tenha atuado entre 1960 e 1970. Infelizmente, a real identidade do Zodíaco nunca foi confirmada pelas autoridades.

O elenco traz Jake Gyllenhaal (Donnie Darko) como o cartunista e escritor Robert, Mark Ruffalo (De Repente 30) como o policial Dave e Robert Downey Jr. (Oppenheimer) como o jornalista Paul. Dirigido por David Fincher (Clube da Luta), Zodíaco tem 7.7 pontos no IMDb, 90% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes e está disponível no Max.

Zodíaco aborda crimes reais de assassino misterioso nos Estados Unidos  — Foto: Reprodução/The Movie Database
Zodíaco aborda crimes reais de assassino misterioso nos Estados Unidos — Foto: Reprodução/The Movie Database

8. Sangue no Gelo (2013)

O detetive Jack Halcombe tem uma missão: encontrar o serial killer Robert Hansen que, há mais de 13 anos, aterroriza a população do Alasca. Para isso, ele contará com ajuda de Cindy, uma jovem de 17 anos que sobreviveu ao ataque do criminoso. O personagem assassino ficou conhecido como Padeiro Açougueiro e confessou o assassinato de 17 meninas. Porém, a polícia acredita que o número de vítimas pode ultrapassar a marca de 30 mulheres que eram, em sua maioria, prostitutas.

Nicolas Cage (Motoqueiro Fantasma), John Cusack (2012) e Vanessa Hudgens (High School Musical) formam o elenco como Jack, Robert e Cindy. Escrito e dirigido por Scott Walker (O Tanque), Sangue no Gelo está disponível na Netflix e tem 6.4 pontos no IMDb, com 62% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

História do assassino Robert Hansen é contada em Sangue no Gelo — Foto: Reprodução/Prime Video
História do assassino Robert Hansen é contada em Sangue no Gelo — Foto: Reprodução/Prime Video

9. Monster - Desejo Assassino (2003)

O longa Monster se foca na história de Aileen Wuornos, uma mulher com vida difícil que começou a se prostituir na adolescência. Após ser agredida por um cliente, ele mata o rapaz, iniciando um ciclo de assassinatos. Wuornos é considerada a primeira serial killer mulher nos Estados Unidos. Na vida real, ela confessou o assassinato de sete homens, alegando legítima defesa. A moça foi condenada à morte e faleceu aos 46 anos.

No filme, ela é interpretada por Charlize Theron (Mad Max), enquanto Christina Ricci (A Família Addams) dá vida a Selby, parceira da protagonista. Escrito e dirigido por Patty Jenkins (O Cara da Piscina), a obra ganhou um prêmio no Oscar. Disponível no catálogo do Max, Monster tem 7.3 pontos no IMDb e 82% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

Monster: Aileen Wuornos é considerada primeira serial killer mulher — Foto: Reprodução/IMDb
Monster: Aileen Wuornos é considerada primeira serial killer mulher — Foto: Reprodução/IMDb

10. A Confissão Final (2021)

O agente do FBI Bill Hagmaier conseguiu algo inédito: fazer Ted Bundy, serial killer no corredor da morte, se abrir sobre sua história. Rapidamente, os dois começam a desenvolver um relacionamento complicado. A Confissão Final é apenas um dos vários filmes inspirados pelo assassino. O criminoso é considerado um dos serial killers mais famosos dos Estados Unidos. Ao todo, foram cerca de 30 vítimas, entre 12 e 26 anos. O lado carismático e simpático do homem chamou atenção do país, que demorou a acreditar que aquele rapaz era capaz de atos tão violentos.

Disponível na Netflix, o filme é dirigido por Amber Sealey (My Beautiful Son) e traz Luke Kirby (Meu Trabalho é um Parto) e Elijah Wood (O Senhor dos Anéis) no elenco como Bundy e Hagmaier. O título acumula 6.4 pontos no IMDb e 80% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

Ted Bundy é protagonista do filme A Confissão Final, disponível na Netflix — Foto: Reprodução/Netflix
Ted Bundy é protagonista do filme A Confissão Final, disponível na Netflix — Foto: Reprodução/Netflix

Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10), Movie Web, Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) e Screen Rant

🎥 Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica

Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica

Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica

Mais recente Próxima Naruto: veja episódios fillers do clássico, Shippuden e como assistir sem
Mais do TechTudo