Roteadores
Publicidade
Por , para o TechTudo


O bom desempenho de um roteador Wi-Fi depende de diferentes motivos, que vão além da potência do equipamento. Fatores como tamanho do ambiente e até mesmo posição de instalação influenciam muito no seu sinal de internet, podendo aprimorar ou diminuir consideravelmente sua capacidade. Por isso, para extrair o máximo de desempenho do seu aparelho, alguns pontos precisam ser observados, que podem evitar certos estresses em relação à velocidade da sua rede.

Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com dicas para te ajudar a encontrar o melhor lugar para o seu roteador. Além disso, saiba algumas boas práticas que podem diminuir a lentidão da sua internet agora mesmo.

Wi-Fi fraco? 7 dicas para posicionar o roteador e turbinar o sinal — Foto: Rafael Leite/TechTudo
Wi-Fi fraco? 7 dicas para posicionar o roteador e turbinar o sinal — Foto: Rafael Leite/TechTudo

📝 Qual é o melhor Roteador Wireless? Saiba no Fórum TechTudo

Qual é o melhor lugar para posicionar o roteador?

O melhor lugar para colocar o roteador pode variar de acordo com seu tipo de uso. Afinal, se você fica muito próximo do dispositivo, a distância ou posição para o equipamento tende a não fazer tanta diferença. Por isso, vamos considerar principalmente um cenário no qual você tenha a intensão de enviar o melhor sinal possível para um ambiente maior, como casa ou escritório, e não apenas para eletrônicos que estão próximos do aparelho.

Além disso, manter um roteador em um local adequado também é fundamental para casas conectadas, nos quais, hubs, lâmpadas e demais equipamentos smart precisam estar conectados para funcionar corretamente.

Veja, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar a posicionar o seu roteador:

  1. NUNCA o posicione fora de casa
  2. Longe de objetos metálicos e outros eletrônicos
  3. Não coloque dentro de armários ou em outros móveis volumosos
  4. Procure posicionar o roteador no alto
  5. Tente minimizar outras obstruções
  6. Coloque o roteador no centro da casa
  7. Evite colocar embaixo de escadas

1. NUNCA o posicione fora de casa

A maior parte dos roteadores foram pensados e desenvolvidos para ambientes internos, o que faz com que os equipamentos não tenham proteções para intempéries climáticas ou exposição ao sol. Além disso, ao colocar o aparelho na parte externa, a tendência é que o sinal tenha que atravessar as paredes mais espessas de seu imóvel, o que também pode comprometer bastante a qualidade do sinal.

2. Longe de objetos metálicos e outros eletrônicos

Objetos metálicos e equipamentos eletrônicos oferecem resistência ao sinal, bloqueando as frequências de rádio emitidas pelo roteador. Por isso, é interessante evitar colocar o aparelho em áreas como a cozinha, por exemplo, onde dispositivos como micro-ondas podem atrapalhar o desempenho da rede. Caso não seja possível evitar, busque instalar o dispositivo perto da saída desses cômodos.

Ainda quanto a objetos metálicos, espelhos também podem bloquear ou diminuir a intensidade de seu sinal Wi-Fi. Desse modo, é sempre bom deixar seu roteador em bancadas ou mesas de madeira, que não devem interferir na rede.

O ideal é evitar locais nos quais hajam muitos objetos ao redor do roteador — Foto: Lucas Mendes/TechTudo
O ideal é evitar locais nos quais hajam muitos objetos ao redor do roteador — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

3. Não coloque dentro de armários ou em outros móveis volumosos

Roteadores preferencialmente devem ficar em locais abertos, fora de móveis, para assim poder emitir as frequências em todas as direções. Caso o contrário, serão criadas barreiras para o sinal, além de fazer com que o equipamento tenha um aquecimento maior — o que também pode comprometer seu desempenho.

Também é interessante evitar colocar o roteador entre prateleiras metálicas ou mesmo com muitos objetos próximos, uma vez que dependendo do tipo de equipamento que fique próximo ao roteador, é possível que haja interferências no sinal.

4. Procure posicionar o roteador no alto

O ideal é sempre colocar os roteadores nas posições mais altas, já que a tendência é que o sinal se propague de uma forma mais adequada, evitando o bloqueio das frequências por obstáculos que estejam mais baixos. Caso você utilize um modem de operadora, e precise utilizar um cabo ethernet para uma conexão mais estável, a dica é comprar um condutor um pouco maior para oferecer um alcance mais adequado.

5. Tente minimizar outras obstruções

O ideal é colocar o roteador em locais nos quais não haverá obstáculos a sua volta, ou ao menos, em posições que permitem que o sinal seja direcionado da maneira mais adequada na direção do usuário. Então, é interessante ter uma noção de quais locais você pretende utilizar a rede com mais frequência, permitindo assim que você tenha um direcionamento mais assertivo quanto ao lugar onde o roteador deve ser instalado.

Roteador posicionado em locais mais altos tende a oferecer um desempenho mais adequado — Foto: Divulgação/Google
Roteador posicionado em locais mais altos tende a oferecer um desempenho mais adequado — Foto: Divulgação/Google

6. Coloque o roteador no centro da casa

Para que o sinal chegue de maneira mais adequada e uniforme em todos os cômodos, é primordial que o roteador esteja posicionado na parte central do imóvel. Como na grande maioria dos dispositivos, a rede é emitida em 360 graus, a intensidade do sinal tende a ser uniforme, independente do posicionamento dos usuários e cômodos.

Vale dizer que, caso você queira que alguma área mais afastada receba internet, uma solução é comprar um repetidor de rede, para justamente ampliar o alcance do sinal. Porém, é necessário ficar atento à frequência do aparelho — normalmente entre 2,4 ou 5 GHz — e velocidade de transmissão máxima, fatores que variam de acordo com a necessidade e orçamento do usuário.

7. Evite colocar embaixo de escadas

Por mais que pareça conveniente esconder o roteador, deixar abaixo de móveis ou escadas pode comprometer a capacidade do sinal. Afinal, principalmente em escadas de alvenaria ou metal, a tendência é que o sinal não tenha tanta força para passar de forma adequada. Desse modo, como mencionado anteriormente, é uma boa ideia utilizar um cabo de rede maior para conseguir deixar o roteador em uma posição mais centralizada, longe de cantos, escadas, paredes e afins.

Com informações de Hyperoptic, HighSpeedInternet

🎥 Aprenda a encontrar o endereço de IP do roteador

Aprenda a encontrar o endereço de IP do roteador

Aprenda a encontrar o endereço de IP do roteador

Mais recente Próxima 5 roteadores que você não deve comprar para não se arrepender depois
Mais do TechTudo