Conheça 12 filmes tão pesados que você só vai conseguir assistir uma vez
Filmes como Midsommar e a Lista de Schindler têm tramas cheias de angústias e que podem ocasionar uma experiência quase traumática; veja lista completa e onde assistir a essas produções
Alguns filmes são conhecidos pelos enredos intensos com temáticas angustiantes e que, muitas vezes, proporcionam experiências difíceis de digerir. Seja pelas histórias pesadas, arcos tristes, deprimentes ou até mesmo trazer características traumatizantes, dificilmente o público os assistem mais de uma vez, ainda que esses longas se destaquem em qualidade e repercussão com a crítica. E se engana quem pensa que isso acontece apenas com os filmes de terror – também é possível também encontrar tramas aflitivas em filmes dramáticos, como nos longas A Lista de Schindler, Carandiru e Réquiem Para um Sonho.
Pensando nisso, o TechTudo fez uma lista de filmes aclamados com temáticas tão pesadas ao ponto de diversos espectadores só conseguirem assistir uma vez. Você pode conferir esses títulos nas plataformas de streaming Globoplay, Netflix, Amazon Prime Video, entre outras. Veja, a seguir.
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
1. Túmulo dos Vagalumes (1988)
Túmulo dos Vagalumes é um dos filmes mais icônicos do Studio Ghibli e também é considerado por muitos como o mais melancólico do estúdio. O enredo se passa durante os últimos momentos da Segunda Guerra Mundial e segue os irmãos Seita e Setsuko Yokokawa, que ficam desamparados após o bombardeio do vilarejo onde moravam. Assim, o filme ilustra a luta sombria pela sobrevivência, mesmo fora das batalhas na linha de frente da guerra.
Dirigido pelo renomado Isao Takahata, Túmulo dos Vagalumes está atualmente disponível no catálogo da Claro TV+. Os irmãos Seita e Setsuko foram dublados originalmente pelos atores Tsutomu Tatsumi e Ayano Shiraishi, respectivamente. No IMDb, o filme tem uma pontuação de 8,5 entre 303 mil comentários. Enquanto isso, no Rotten Tomatoes, o título ostenta uma impressionante aprovação de 100% dos críticos.
2. A Sociedade da Neve (2023)
O drama dirigido pelo espanhol J. A. Bayona é mais um filme que exibe o empenho pela sobrevivência. A trama retrata a tragédia de 1972 do voo 571 da Força Aérea Uruguaia, que levava jogadores de um time de rúgbi. Após uma intensa nevasca, o avião desaba na Cordilheira dos Andes e boa parte dos passageiros acaba falecendo. Nesse contexto, os sobreviventes lutam para permanecerem vivos até o resgate e alguns dilemas morais são expostos, como o espiritualismo e o canibalismo.
A Sociedade da Neve tem um elenco formado por Enzo Vogrincic (Iosi, O Espião Arrependido), Agustín Pardella (Tudo Pelo Jogo) e Esteban Bigliardi (Morra, Monstro, Morra). O filme pode ser assistido pela Netflix e tem uma classificação de 90% entre os críticos no Rotten Tomatoes, além de uma nota 7,9 pelo IMDb, entre 41 mil comentários.
3. O Menino do Pijama Listrado (2008)
O Menino do Pijama Listrado é ambientado durante o Holocausto, na Alemanha Nazista. A história segue o menino Bruno, de 8 anos, que se muda para uma área isolada com sua família após seu pai assumir uma função em um campo de concentração. Depois de explorar o local, ele se depara com um garoto judeu de uniforme listrado chamado Shmuel, que está do outro lado de uma cerca eletrificada. Assim, a amizade entre os dois meninos cresce em meio aos perigos e horrores que rodeiam a relação.
Disponível atualmente na Netflix, Apple TV+ e Globoplay, O Menino do Pijama Listrado é estrelado por Asa Butterfield (Sex Education) e conta ainda com as atuações de Jack Scanlon (Married Single Other), Vera Farmiga (Os Infiltrados) e David Thewlis (franquia Harry Potter). O longa dirigido por Mark Herman tem uma pontuação de 7,7 no IMDb, entre 241 mil comentários, e 65% de aprovação entre os especialistas no Rotten Tomatoes.
4. Midsommar (2019)
Com uma abordagem mais psicológica e perturbadora do terror, Midsommar é uma das sensações do gênero dos últimos anos. O enredo gira em torno de um casal e seus amigos que viajam até a Suécia para participar de um festival local de verão em um vilarejo rural. No entanto, a viagem se torna aterrorizante e o grupo presencia rituais pagãos assustadores, além de outros acontecimentos bizarros. O longa está disponível no Globoplay, Apple TV+ e Amazon Prime Video.
Midsommar tem a direção de Ari Aster e é protagonizado por Florence Pugh (Adoráveis Mulheres) e Jack Reynor (franquia Transformers). O elenco é completado por Vilhelm Blomgren (A Última Carta de Amor), Will Poulter (Guardiões da Galáxia Vol. 3) e Ellora Torchia (Os Cowboys). No Rotten Tomatoes, a produção apresenta uma classificação de 83% pela imprensa especializada. Já no IMDb, entre 387 mil comentários, sua pontuação é de 7,1.
5. A Lista de Schindler (1993)
A Lista de Schindler conta com a direção de Steven Spielberg e também aborda os horrores do Holocausto na Alemanha Nazista. Nessa trama, Oskar Schindler é um empresário alemão que desejava lucrar com a guerra e constrói uma fortuna com sua fábrica, que possui trabalhadores judeus. Após se dar conta das atrocidades nazistas, Schindler tenta salvar o maior número possível de funcionários judeus, fazendo uma lista de trabalhadores que ficariam longe dos campos de concentração.
Liam Neeson (Missão Resgate) protagoniza o filme, que ainda tem Ben Kingsley (Nosso Amigo Extraordinário), Ralph Fiennes (O Menu) e Caroline Goodall (Risco Total) no elenco. A produção vencedora do Melhor Filme no Oscar 1994 é aclamada nos sites agregadores de críticas, tendo uma nota 9,0 no IMDb, entre mais de 1 milhão de comentários, e 98% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes. A Lista de Schindler pode ser assistido no Globoplay, Apple TV+ e Amazon Prime Video.
6. Carandiru (2003)
Disponível no Globoplay, Netflix, Apple TV+ e Amazon Prime Video, o filme brasileiro contextualiza o Massacre de Carandiru em 1992 e segue a história do dr. Dráuzio Varella, que faz um trabalho de prevenção contra o vírus HIV na maior penitenciária da América Latina até então. Assim, antes da ação policial desastrosa que viria a ocorrer, o médico sanitarista testemunha a precariedade e os vários problemas do local, como a violência e a superlotação das celas. Ao mesmo tempo, contudo, ele conhece um lado mais solidário e sonhador dos presos.
Dirigido pelo célebre Héctor Babenco, o longa é estrelado por Luiz Carlos Vasconcelos (Marighella) e o elenco ainda conta com Rodrigo Santoro (Wolf Pack), Wagner Moura (Agente Oculto) e Caio Blat (O Debate). Nos sites especializados de críticas, Carandiru tem 68% de aprovação entre os críticos no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 7,6, entre 22 mil comentários, no IMDb.
7. Bicho de Sete Cabeças (2001)
Outro filme brasileiro da lista é Bicho de Sete Cabeças, que aborda o mundo das drogas e o cenário das instituições psiquiátricas no Brasil. Na trama, o relacionamento entre Neto e seus pais está cada vez pior e após o pai achar um cigarro de maconha no casaco do filho, decide interná-lo em um manicômio. No hospital psiquiátrico, Neto passa por inúmeras situações abusivas em um sistema cruel e desumano.
O elenco do filme dirigido pela cineasta Laís Bodanzky conta com Rodrigo Santoro, Othon Bastos (Central do Brasil), Cássia Kiss (Desalma) e Jairo Mattos (Tainá - Uma Aventura na Amazônia). Disponível no Apple TV+ e Netflix, Bicho de Sete Cabeças possui uma nota de 7,7 no IMDb, entre mais de 6 mil comentários. No Rotten Tomatoes, sua aprovação é de 84% pela audiência.
8. Réquiem para um Sonho (2000)
Réquiem para um Sonho é um drama psicológico dirigido por Darren Aronofsky e segue a história de quatro personagens: Sara, Harry, Marion e Tyrone. O fio condutor entre os quatro é a busca por melhores condições de vida. Ao mesmo tempo, todos eles estão mergulhados nos problemas envolvendo drogas psicoativas. Com o passar das estações, os personagens demonstram sinais de dependência química, mas não desistem dos seus sonhos.
Os personagens são interpretados por Ellen Burstyn (Alice Não Mora Mais Aqui), Jared Leto (Clube de Compras Dallas), Jennifer Connelly (Top Gun: Maverick) e Marlon Wayans (As Branquelas). Por abordar o tema das drogas de uma maneira única e perturbadora, Réquiem para um Sonho se tornou um sucesso, tendo 8,3 de pontuação no IMDB, entre 887 mil comentários, e 78% de classificação entre os críticos no Rotten Tomatoes. A produção está disponível no Amazon Prime Video.
9. O Poço (2019)
Produção espanhola do cineasta Galder Gaztelu-Urrutia, O Poço pode ser conferido na Netflix. O enredo é ambientado em uma prisão vertical onde a comida é enviada dos níveis mais altos até o mais baixo. Nesse nível inferior, a alimentação é escassa, sendo apenas sobras da refeição vinda de cima. Enquanto o problema vai piorando, uma rebelião nesse sistema começa a ganhar força.
O Poço procura questionar as adversidades da desigualdade social e com isso, gera cenas perturbadoras. Com 264 mil comentários, o filme possui 7,0 de pontuação no IMDb. No Rotten Tomatoes, sua aprovação é de 80% entre os críticos. O elenco do filme é formado por Ivan Massagué (Minha Culpa), Zorion Eguileor (Todas as Luas), Antonia San Juan (Tudo Sobre Minha Mãe) e Emilio Buale (El Cid).
10. Doce Vingança (2010)
O terror Doce Vingança segue os passos Jennifer Hills, uma jovem escritora que aluga uma cabana na floresta de uma pequena cidade para encontrar inspiração em seu novo livro. A presença dela chama a atenção de alguns homens que vão até o local e abusam sexualmente e psicologicamente da mulher. Após escapar e sobreviver do ocorrido, Jennifer inicia seu objetivo de buscar vingança contra os agressores.
Sarah Butler estrela o filme, que ainda conta com os atores Chad Lindberg (franquia Velozes e Furiosos), Jeff Branson (Natal Fora de Casa), Rodney Eastman (franquia A Hora do Pesadelo) e Daniel Franzese (Meninas Malvadas). Doce Vingança está disponível no Globoplay, Apple TV+ e Amazon Prime Video e tem uma nota 6,2, entre 92 mil comentários no IMDb. Por outro lado, sua aprovação no Rotten Tomatoes entre os críticos é de apenas 31%.
11. A Vida É Bela (1997)
A Vida É Bela é mais um longa da lista que se passa durante a Segunda Guerra Mundial e ilustra os terrores do Holocausto. A narrativa gira em torno do judeu Guido, que é levado para um campo de concentração nazista junto de seu filho Giosué. Diante disso, Guido procura usar sua imaginação para convencer o filho que o encarceramento é um jogo e assim, tenta protegê-lo dos horrores que cercam o local.
O filme italiano foi aclamado mundialmente e arrebatou três Oscars em 1999, incluindo a estatueta de Melhor Ator para Roberto Benigni (Pinóquio), estrela e diretor do título. O elenco é complementado por Nicoletta Braschi (Páginas da Revolução) e Giorgio Cantarini (Lamborghini: O Homem Por Detrás da Lenda). A produção apresenta uma nota 8,1 no IMDb, em meio aos 733 mil comentários, além de 81% de classificação entre os especialistas no Rotten Tomatoes. A Vida É Bela está disponível na plataforma brasileira Oldflix.
12. Ninfomaníaca - Vol I (2013)
Dirigido pelo dinamarquês Lars von Trier, Ninfomaníaca - Vol I é considerado um dos filmes mais emblemáticos dos últimos anos. A história segue a ninfomaníaca auto-diagnosticada Joe, que foi espancada e largada em um beco atrás do apartamento de Seligman, um homem de meia-idade. Ele a leva para sua casa até ela se recuperar. Após um tempo, Joe desperta e começa a trazer relatos de sua vida que são divididos em capítulos e explicam o motivo dela se assumir ninfomaníaca.
A produção pode ser vista no Globoplay, Apple TV+ e Amazon Prime Video. O elenco possui nomes como Charlotte Gainsbourg (Independence Day: O Ressurgimento), Stellan Skarsgård (Chernobyl), Stacy Martin (Apostando Alto), Shia LaBeouf (franquia Indiana Jones) e Christian Slater (Mr. Robot). No IMDb, a pontuação de Ninfomaníaca - Vol I é de 6,9, diante de 130 mil comentários. Enquanto isso, no Rotten Tomatoes, o filme conta com a aprovação de 76% da imprensa especializada.