Onde assistir ao Duro de Matar? Relembre os filmes com Bruce Willis
Astro conhecido por clássicos como O Sexto Sentido e Pulp Fiction teve na franquia de ação seu maior destaque em Hollywood; descubra onde assistir toda a saga no streaming
O filme Duro de Matar destacou o astro Bruce Willis (O Sexto Sentido) mundialmente, além de ter se tornado um dos filmes de ação mais conhecidos do cinema. A franquia foi lançada em 1988 pelo diretor John McTiernan (Caçada ao Outubro Vermelho) em período onde esses longas eram estrelados por brucutus casca-grossa como Arnold Schwarzenegger (O Exterminador do Futuro) e Sylvester Stallone (Rambo). Mas o longa se diferenciava por ter como protagonista um homem nada musculoso e dotado de um senso de humor sarcástico.
A investida original rendeu cinco filmes nas telonas, sendo o último, Um Bom Dia para Morrer, lançado em 2013. Os papéis de Bruce Willis, aposentado do cinema devido a problemas de saúde, permanecem vivos nas telas do streaming. Toda a franquia Duro de Matar está disponível no Star+. Nesta lista do TechTudo você confere o enredo, elenco e repercussão de cada obra.
📝 Onde eu posso assistir ao filme Feriado Sangrento? Saiba no Fórum do TechTudo
1. Duro de Matar (1988)
O primeiro filme da franquia Duro de Matar é considerado o pontapé que alavancou a carreira de Bruce Willis, conhecido na época pela série de TV A Gata e o Rato. Além do astro, estão presentes Alan Rickman (franquia Harry Potter), William Atherton (Sepultado Vivo), Bonnie Bedelia (O Diário de Noel), Reginald VelJohnson (Uma Família Quase Perfeita), e mais. Vale a pena conferir também o episódio sobre a obra na série documental Filmes que Marcam Época, da Netflix.
Na trama, o detetive de polícia John McClane (Willis) viaja até Los Angeles para reencontrar a esposa, Holly Gennero (Bedelia), que está em uma festa de Natal promovida pela empresa onde trabalha. Quando ele chega ao prédio onde ela está, descobre que o local foi tomado por terroristas ligados ao radical alemão Hans Gruber. Sozinho, McClane usa de poucos recursos para salvar a vida de todos no prédio. O sucesso de bilheteria encontrou respaldo também entre os críticos, rendendo 92% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 8,2 no IMDb.
2. Duro de Matar 2 (1990)
Dois anos após o primeiro filme, veio a sequência novamente estrelada por Bruce Willis, mas com Renny Harlin (Risco Total) na direção. O título manteve uma alta bilheteria e críticas positivas, registrando 70% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,1 no IMDb. Bonnie Bedelia, William Atherton e Reginald VelJohnson voltaram, atuando com William Sadler (Bill & Ted), Art Evans (O Negociador), John Amos (Um Príncipe em Nova York) e Franco Nero (O Exorcista do Papa).
Anos após salvar a esposa e seus colegas de trabalho de um grupo terrorista, John McClane novamente se vê ligado a extremistas quando o aeroporto onde ele aguarda Holly é tomado por mercenários. Eles querem a soltura de um general latino-americano corrupto chamado Ramon Esperanza (Nero). Enquanto a situação no local fica cada vez mais crítica, McClane deve agir para que o avião de sua esposa pouse em segurança.
3. Duro de Matar: A Vingança (1995)
O terceiro filme da franquia demorou cinco anos para chegar às telonas. Desta vez, Willis divide o protagonismo com Samuel L. Jackson (Invasão Secreta). John McTiernan retorna à direção do filme, que desta vez conta com Jeremy Irons (Watchmen), Graham Greene (The Last of Us), Colleen Camp (Amsterdam) e Larry Bryggman (Jogos em Família). Mesmo com a expectativa do novo filme, Duro de Matar 3 amargou entre a crítica, rendendo apenas 58% no Rotten Tomatoes, mas obtendo nota 7,6 no IMDb.
Vivendo em Nova Iorque, McClane está em uma péssima fase de vida. Divorciado, suspenso da polícia e à beira do alcoolismo, o infortúnio do policial aumenta ainda mais quando um homem misterioso chamado Simon (Irons) o controla por meio de um jogo sádico. Após ser salvo por um comerciante chamado Zeus Carver (Jackson), McClane descobre que Simon tem uma ligação com seu passado.
4. Duro de Matar 4.0 (2007)
Foram 12 anos de espera para quem um novo filme da franquia Duro de Matar chegasse às telonas. Dessa vez, totalmente conectado com o mundo cibernético. Duro de Matar 4.0 tem direção de Len Wiseman (franquia Anjos da Noite). Além da presença de Willis, o quarto filme conta com Justin Long (Noites Brutais), Timothy Olyphant (O Mandaloriano), Mary Elizabeth Winstead (Scott Pilgrim: A Série) Cliff Curtis (Megatubarão), Maggie Q (Missão Impossível 3), e mais.
O solitário John McClane é incumbido de interrogar um hacker chamado Matt Farrell (Long), um jovem envolvido em um ciberataque no FBI. Mas ao chegar na casa do suspeito, os dois são alvos de assassinos liderados por Thomas Gabriel (Timothy Olyphant), uma mente criminosa que quer desestabilizar o governo americano. O retorno da franquia aos cinemas garantiu nota 7,1 no IMDb e aprovação de 82% no Rotten Tomatoes.
5. Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer (2013)
A quinta e última produção veio seis anos após o quarto filme. Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer tornou-se a despedida de Willis à franquia, muito por conta de sua aposentadoria em 2022 devido ao diagnóstico de demência. O novo capítulo conta com a direção de John Moore (Max Payne) e tem no elenco Jai Courtney (Caleidoscópio), Cole Hauser (Yellowstone), Yuliya Snigir (Blood Lady) e Sebastian Koch (A Vida dos Outros).
McClane descobre que seu filho Jack (Courtney) foi condenado por assassinato na Rússia. Quando ele chega ao julgamento do rapaz, o local é alvo de um atentado e Jack foge com o terrorista Yuri Komorov (Koch). Depois de um reencontro entre pai e filho, McClane descobre que Jack, na verdade, é um agente da CIA e está infiltrado em Moscou para roubar informações sigilosas de Komorov. De todos os cinco filmes lançados, este é o que contém as piores avaliações de público e crítica, obtendo 5,2 no IMDb e apenas 15% no Rotten Tomatoes.
Com informações de IMDb e Rotten Tomatoes
Veja também: saiba tudo sobre o Amazon Prime Video
Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona